Como uma empresa pode se manter inovando?
Tempo estimado de leitura: 9 minutos
Para acompanhar as constantes mudanças do mercado, as empresas precisam se manter relevantes e cuidando da sociedade
Nesse texto você vai encontrar:
- Desafios enfrentados pela Mercur para se manter inovando
- O que é a Vóka, centro de inovação da Mercur
- Como projetos transformam culturas organizacionais e processos
Em um mercado cada vez mais competitivo, inovar não é mais uma opção, mas uma necessidade para empresas que desejam se manter relevantes. Criar novos processos, produtos e soluções que gerem impactos positivos é o que os consumidores esperam hoje.
Quando o assunto é sobreviver em um mercado competitivo, a inovação é necessária para se manter ativo. No Brasil poucas empresas chegam aos 100 anos, uma marca que apenas 0,01% dos negócios alcançam, de acordo com a Associação dos Comerciantes de São Paulo.
Quais os desafios para se manter inovando?
A história da Mercur, que completou cem anos em junho deste ano, é marcada pela inovação desde a sua fundação. Para Cássia Hoelzel, head de inovação da Mercur, o segredo para estar sempre presente na lembrança das pessoas é se transformar em muitos momentos, evoluindo processos e se adequando às necessidades da sociedade.
“Acredito no conceito de que a inovação é um meio para a prosperidade. Se analisarmos a história da Mercur, ela é marcada por uma essência muito consistente, mas também apresenta muitas transformações. Ao mesmo tempo que oferecemos produtos que se mantêm no portfólio por muitas décadas, buscamos evolução nos processos e adequação às necessidades da sociedade que se modifica ao longo dos anos, mudando nossas soluções e mercados de atuação conforme as oportunidades que identificamos”, afirma.
De acordo com ela, o maior desafio encontrado pela Mercur hoje é manter o ritmo de atualizações e melhorias constantes na velocidade em que o mundo se transforma.
“Como temos uma bagagem bastante robusta, toda mudança de rota acaba sendo bastante desafiadora, mas ao mesmo tempo, é ela que nos dá o respaldo e a confiança de que somos uma empresa séria e comprometida com aquilo que nos propomos a fazer”, explica.
Estratégias de inovação para transformar
Em 2019, a Mercur iniciou um projeto junto a consultoria Semente Negócios para desenhar uma estratégia de inovação para a empresa. Foram realizadas uma série de etapas, desde um diagnóstico até a criação de programas e indicadores. Um dos resultados do trabalho com a consultoria foi a criação da Vóka, um centro de inovação que funciona como um prestador de serviços para a Mercur, lançado em setembro de 2022.
A Vóka está em constante transformação, adaptando e amadurecendo sua estrutura. Neste mês de setembro, o Centro de Inovação completa dois anos de atuação, com um time dedicado a identificar necessidades e otimizar oportunidades.
“Hoje, estamos estruturados como uma área dentro da Mercur e executamos programas com o objetivo de disseminar a cultura de inovação, melhorar processos e trabalhar em oportunidades de inovação transformacional” explica Cássia.
Inovação e transformação da cultura e processos
Um dos programas dentro da Vóka é o Design Sprint, que visa a melhoria de processos reunindo pessoas de áreas diferentes para uma atividade que vai do mapeamento do problema até o teste da solução, em uma maratona de cinco dias.
“O nosso maior desafio com os programas é conseguir tempo de dedicação das pessoas que trabalham tanto na operação quanto em diferentes projetos na empresa, mas é na participação delas que conseguimos trabalhar de fato a mudança na cultura” relata.
Cássia relata que ao colocar as estratégias em prática, a Mercur identifica as necessidades e realiza as adaptações necessárias.
“Ficamos muito felizes em ver que cada vez mais a pauta da inovação acaba se pulverizando dentro das áreas e virando parte da cultura, que é exatamente um dos nossos maiores objetivos” completa.
Atenção aos novos mercados
Se manter em plena atividade e inovando, após 100 anos, apresenta inúmeros desafios, dentre os quais monitorar o mercado e as demandas da sociedade.
Aspectos como sustentabilidade, ESG, precisam estar sempre em pauta, preservando não apenas a empresa e suas pessoas colaboradoras, mas também a comunidade onde a empresa está inserida.
“O objetivo da Mercur em relação a inovação é de se manter relevante nos seus mercados de atuação, entregar valor às pessoas e ao meio ambiente. Vejo a Vóka como uma ferramenta para acelerar a descoberta de novos mercados, soluções e relacionamentos. Ter um ambiente mais flexível e leve nos permite testar, errar e aprender com mais velocidade” afirma Cássia Hoelzel.
Saiba mais como nossa produção cuida da sociedade e do meio ambiente através do nosso Relatório de Impactos 2023.
Deixe um comentário