Loja Virtual
  • Sobre a mercur
    • Propósito
    • História
    • Iniciativas
    • Narrativas
    • Jeito Mercur
    • Borracha Nativa
    • Trabalhos acadêmicos
    • Glossário mercuriano
    • Demonstrações contábeis
    • Política de Privacidade
  • Inovação
    • Incentivo à inovação
    • Desafios de Inovação
    • Laboratório de Inovação Social
  • Blog
    • Gestão
    • Responsabilidade socioambiental
    • Educação
    • Saúde
    • Tecnologia assistiva
    • Podcast
    • Mercur na mídia
  • Atendimento
    • Solicitação de visita na Mercur
    • Ajuda em trabalhos acadêmicos
    • Assessoria de Imprensa
    • Central de ajuda
    • Encontre um representante
    • Fale conosco
    • Materiais para download
    • Pesquisa de satisfação
    • Portal do cliente
    • Propor evento ou atividade no LAB
    • Quero ser fornecedor
    • Quero ser colaborador
    • Sugestões sobre produto
  • Nossos produtos
    • Educação
    • Saúde
    • Tecnologia Assistiva
    • Loja Virtual
Loja Virtual
Educação, Saúde e Tecnologia assistiva

Qual é o valor da experimentação dos recursos de Tecnologia Assistiva?

Publicado em: 21 de setembro de 2021

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Por: Lab8284

Apesar de cada recurso de tecnologia assistiva (TA) ser destinado a atender necessidades específicas, cada indivíduo é único. Por isso, a experimentação é fundamental para a certeza da melhor escolha para cada pessoa.

Qual é o valor da experimentação dos recursos de Tecnologia Assistiva?

Cada produto pode se adaptar a diferentes usos e finalidades. #PraCegoVer #PraTodosVerem Uma mão feminina segura uma colher cheia de frutas com o suporte de um fixador em tira na cor preta. Ela está sentada à mesa, numa cadeira de rodas, e usa uma camisa branca com os punhos estampados em animal print.

Quando pensamos em tecnologia assistiva, ou seja, em recursos que auxiliam as pessoas no seu dia a dia, nem todas as soluções servem para todas as pessoas. 

 

No desenvolvimento dos seus produtos de TA, a Mercur utiliza a metodologia da cocriação. Este processo permite que cada produto seja pensado num conceito de design universal, a partir da construção com as pessoas e não apenas para as pessoas. Ainda assim, cada indivíduo que chega aos consultórios de terapeutas ocupacionais, educadores e fisioterapeutas, traz sua história, um contexto, preferências e familiaridade com alguns recursos em detrimento de outros.

 

Produção de tecnologia assistiva no Brasil muda perspectivas de tratamento

 

Uma mulher utiliza um fixador multiuso para passar batom.

Os profissionais de saúde podem orientar sobre qual facilitador pode ajudar de fato aquele usuário. #PraCegoVer #PraTodosVerem Uma mulher utiliza um fixador multiuso para passar batom.

 

Por experiência e conhecimento, educadores, fisioterapeutas e terapeutas educacionais são os profissionais qualificados para entender quais recursos se adaptam e auxiliam as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a facilitar suas rotinas. Mas, muitas vezes, os profissionais se deparam com situações que nem sempre podem ser previstas. Por isso, quando o tratamento é construído em conjunto, há mais chances de ser bem-sucedido e aceito pelo usuário.

 

“Quando falamos em tecnologia assistiva, nós, enquanto profissionais de saúde, imaginamos que tal recurso é o mais adequado para o nosso cliente. O que é uma suposição, não temos total certeza de que aquele é o recurso adequado para aquela pessoa, para sua situação de vida ou mesmo sua situação clínica. Então, precisamos experimentar para ter essa certeza e para que o usuário sinta que aquele recurso faz sentido para ele, cumpre efetivamente o papel que havíamos imaginado e planejado”, avalia Cristina Fank, terapeuta ocupacional.

 

Por muito tempo, os recursos de tecnologia assistiva disponíveis precisavam ser importados. Com isso, a compra era feita impossibilitando a experimentação e causando frustração aos profissionais e às pessoas que buscavam seu auxílio. “Muitas vezes, eram criadas expectativas altas quanto aos recursos. Eles chegavam e acabavam não atendendo às necessidades ou não sendo tão fáceis de usar como a descrição prometia. A pessoa havia feito um investimento que não seria utilizado, e isso era muito decepcionante para todos. Então, a Mercur preconiza que, antes de adquirir um produto, a pessoa possa experimentar, para ter certeza que aquela solução faz sentido, vai ajudar, facilitar o dia a dia dela, trazer mais autonomia, mais independência. E isso a gente só consegue possibilitando que essa experimentação aconteça antes da aquisição do produto”, analisa Cristina.

 

Como experimentar?

Sobre uma mesa de madeira estão dispostos diversos recursos que facilitam atividades de vida diária de pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência.

O kit de Tecnologia Assistiva voltado aos profissionais de Terapia Ocupacional conta com todos os recursos cocriados pela Mercur. #PraCegoVer #PraTodosVerem Sobre uma mesa de madeira estão dispostos diversos recursos que facilitam atividades de vida diária de pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência.

Uma das formas de oferecer a possibilidade de experimentação dos recursos de tecnologia assistiva da Mercur é por meio dos kits profissionais. Neles, os profissionais da saúde e da educação dispõe de alguns exemplares e podem oportunizar às pessoas seu uso e perceber a adaptação em sua rotina.

 

Quer conhecer nossos kits? Clique aqui.

 

Se você quer saber mais sobre o tema, participe gratuitamente do webinar sobre “Como tornar o cotidiano das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida mais simples por meio dos recursos de Tecnologia Assistiva da Mercur”. 

Ficou interessado em construir coletivamente novas formas de encarar a saúde? Clique aqui e tenha acesso ao conteúdo. 

Quer receber mais conteúdos como este? Inscreva-se em nossa newsletter.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Processo de legitimação: quem faz parte de tudo isso?

Educação, Saúde e Tecnologia assistiva

Processo de legitimação: quem faz parte de tudo isso?

O processo de legitimação dos recursos de Tecnologia Assistiva da Mercur passam por um longo processo, iniciado nas oficinas de cocriação. Nelas, vários protótipos são construídos por profissionais da saúde, educadores, designers, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e seus…

5 de outubro de 2021
Cocriar um mundo melhor: como trabalhar em conjunto com a escola e ser um agente ativo na educação do seu filho

Educação

Cocriar um mundo melhor: como trabalhar em conjunto com a escola e ser um agente ativo na educação do seu filho

A família tem um papel fundamental na construção do caráter e da personalidade de um indivíduo. É de lá que as crianças têm o primeiro contato com o outro.  Através da convivência em casa é que eles começam a desenvolver…

7 de janeiro de 2022
Ver todos os posts

Assine nossa
newsletter

Cadastro realizado!

Seus dados foram enviados com sucesso. Agradecemos o interesse.

Erro...

Infelizmente não pudemos registrar seu e-mail. Tente novamente mais tarde.

  • Sobre a mercur
    • Propósito
    • História
    • Iniciativas
    • Narrativas
    • Jeito Mercur
    • Borracha Nativa
    • Trabalhos acadêmicos
    • Glossário mercuriano
    • Demonstrações contábeis
    • Política de Privacidade
  • Inovação
    • Incentivo à inovação
    • Desafios de Inovação
    • Laboratório de Inovação Social
  • Blog
    • Gestão
    • Responsabilidade socioambiental
    • Educação
    • Saúde
    • Tecnologia assistiva
    • Podcast
    • Mercur na mídia
  • Atendimento
    • Solicitação de visita na Mercur
    • Ajuda em trabalhos acadêmicos
    • Assessoria de Imprensa
    • Central de ajuda
    • Encontre um representante
    • Fale conosco
    • Materiais para download
    • Pesquisa de satisfação
    • Portal do cliente
    • Propor evento ou atividade no LAB
    • Quero ser fornecedor
    • Quero ser colaborador
    • Sugestões sobre produto
  • Nossos produtos
    • Educação
    • Saúde
    • Tecnologia Assistiva
    • Loja Virtual
Rua Cristóvão Colombo, 53 Centro,
Santa Cruz do Sul/RS
CEP: 96825-010
(51) 3719-9500 contato@mercur.com.br
bravo