Saúde

Quando usar bengala? Veja como o equipamento pode contribuir para um dia a dia mais prático

Publicado em: 26 de julho de 2022

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

Por: Paes.digital

As pessoas que apresentam algum tipo de limitação nos movimentos inferiores do corpo podem se beneficiar do uso das bengalas. Esse é o seu caso? É sobre isso que falamos no blog de hoje: a seguir, veja quando usá-las.

Ao pensar em bengalas e outros auxiliares de marcha, como andadores e muletas, é comum associarmos o uso a pessoas mais idosas.

De certa forma, isso é verdade. Mas os idosos não são os únicos que podem precisar utilizar este tipo de recurso.

Existem muitas situações, como torções, fraturas, contusões, cirurgias, que podem tornar o uso desses dispositivos necessário.

As bengalas, por exemplo, são indicadas para pessoas que sofrem com instabilidade ou falta de equilíbrio, além de casos de fraqueza ou lesões leves nos membros inferiores e dores.

A seguir, vamos explicar melhor. Continue a leitura para entender.

 

Quando devo usar bengalas?

Como citamos, as bengalas são muito recomendadas para quem sofre com doenças nos ossos e articulações, quem passou por algum tipo de acidente e ainda está recuperando os movimentos ou idosos que têm dificuldades para se locomover e manter o equilíbrio.

As bengalas da Mercur foram desenvolvidas através da cocriação. Isso significa que no processo de desenvolvimento ouvimos profissionais da saúde e usuários em busca de percepções sobre a nova proposta de recurso de apoio.

A ideia é buscar comportamentos de uso que pudessem nos orientar sobre atributos a serem incorporados no novo produto.

Dessa forma, elas buscam aumentar a base de suporte e reduzir o apoio do peso, contribuindo para:

  • Trazer mais liberdade de movimentos;
  • Otimizar o deslocamento;
  • Proporcionar mais equilíbrio;
  • Reduzir a carga de peso em um dos membros inferiores;
  • Preservar a autonomia durante a execução de atividades rotineiras.

Além disso, eles são muito benéficos para estimular o sentimento de confiança e trazer mais segurança durante o deslocamento, evitando quedas.

“Esses dispositivos melhoram o equilíbrio, trazem mais estabilidade e segurança ao caminhar, reduzindo o risco de quedas e o agravamento das condições de saúde que estão dificultando a locomoção”, esclarece a colaboradora e fisioterapeuta da Mercur, Caroline Wagner.

De acordo com a fisioterapeuta, as bengalas aumentam a base de apoio e diminuem a carga nos membros inferiores, além de servir como uma espécie de “rastreador” do meio ambiente.

Para saber qual dos tantos modelos de que existem no mercado é o ideal para cada caso, é importante contar com o auxílio de um profissional de saúde. Ele também irá fornecer as orientações para a regulagem correta e o modo de usar com segurança e conforto.

 

Modelos de bengalas

Confira a seguir algumas características de cada um dos quatro modelos desenvolvidos pela Mercur:

 

Bengala Fixa

Esse modelo possui o apoio de mão ergonômico, que proporciona uma pegada mais natural.

Com cantos arredondados, esse formato que não separa os dedos, proporciona melhor distribuição da pressão palmar, evitando as chances de dores na mão e desconfortos durante o uso.

O acabamento texturizado também contribui para isso.

Além disso, a bengala fixa possui uma alça de punho, que facilita o manuseio, possibilitando manter o dispositivo próximo ao corpo mesmo quando necessário deixar as mãos livres.

Ela conta ainda com um suporte para apoiar pequenos objetos, como pequenas sacolas.

Para garantir a segurança e melhor visualização do usuário, a bengala possui fita refletiva em torno de toda ela.

O dispositivo também tem ponteira articulada para gerar uma passada mais natural, com ranhuras que reduzem o risco de deslize em pisos com acúmulo de líquido e sinalizador de desgaste.

 

Bengala Fixa com Apoio

Esse modelo possui as mesmas características da Bengala Fixa, com a diferença que Bengala Fixa com Apoio – como o nome sugere – possui um apoio adicional.

Localizado no cabo, próximo ao lugar da pega, ele auxilia o usuário a erguer-se utilizando as duas mãos, reduzindo o esforço nas pernas, necessário para que ele se levante.

 

Bengala Dobrável

Assim como os demais produtos, a Bengala Dobrável mantém as características como apoio de mão ergonômico, alça para punho, acabamento texturizado, suporte para apoiar pequenos objetos, fita refletiva e ponteira articulada.

O seu grande diferencial está na possibilidade de dobrar a bengala, o que oferece praticidade para guardar e transportar o produto quando não estiver em uso.

 

Bengala 4 Pontas com apoio.

A Bengala 4 Pontas com Apoio possui os mesmos atributos das anteriores, mas além disso, ela possui alguns apoios extras.

O primeiro, está na altura das mãos, o que auxilia o usuário a erguer-se utilizando as duas mãos, reduzindo o esforço nas pernas para levantar-se.

O segundo, está na base com 4 ponteiras flexíveis. Ela oferece melhor aderência do produto ao solo e maior estabilidade através da base de apoio ampliada, proporcionando um deslocamento estável e seguro.

Além de mais resistentes, elas proporcionam leveza, estabilização, segurança e conforto. As Bengalas da Mercur estão disponíveis em 5 cores: Azul Escuro, Grafite Escuro, Lilás Escuro, Marrom Médio e Preta.

 

 

Para conhecer todas Bengalas da Mercur, acesse a nossa loja virtual.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine nossa
newsletter