Sobre a Mercur

Glossário mercuriano

Glossário mercuriano
Glossário mercuriano

As palavras tem outro significado por aqui.

Ao conversar com nossos colaboradores ou ler alguns de nossos conteúdos, você pode se deparar com termos um tanto incomuns. Não se preocupe, normalmente só conhecemos essas expressões ao ingressar nesse universo, cheio de aprendizados diários e conversas que inspiram e nos tiram da zona de conforto.

Entenda o significado de palavras e expressões que usamos em nossos conteúdos.

A

Anfitrião

Aqui na Mercur, quando alguém usa a palavra anfitrião, está se referindo ao colaborador dedicado a trabalhar na linha de frente de um projeto — como o maestro em uma orquestra. Para que o projeto flua, o colaborador, como um bom anfitrião, deve saber receber bem as pessoas e criar um ambiente em que todos possam exercitar o seu melhor.

Arquitetura

É a maneira que usamos para expressar o modo como nos organizamos em relação à estrutura de pessoas e processos.

AVDs

Abreviação para o termo atividades de vida diária, ou seja, ações rotineiras realizadas pelas pessoas.

B

Borracha Nativa

Borracha Nativa é um projeto da empresa, seu objetivo é contribuir para a preservação da cultura e a consolidação das reservas extrativistas e terras indígenas. Isso por meio do estímulo à retomada da produção e comercialização da borracha natural.

C

Cocriação

A palavra cocriação é muito falada pelos mercurianos, até porque faz parte do cotidiano da empresa. Para resolver problemas e ampliar nossos olhares acerca de determinados temas, convidamos as pessoas para encontrarmos soluções em conjunto. Entendemos que a partir deste processo surge a inteligência coletiva, em que todos podem contribuir com suas percepções e experiências.

D

Direcionadores

Os direcionadores da Mercur são os valores, a essência, o que a empresa acredita e quer ver no mundo. É como se fosse a nossa teoria.

Direcionamentos

Direcionamentos são as metas que a empresa visa alcançar a partir de suas ações. A partir dos direcionadores a empresa traça os direcionamentos — teoria com a prática.

E

Educomunicação

Comunicação e educação devem caminhar de mãos dadas. A comunicação solta sem promover nada, não nos ajuda. Então, aqui na Mercur, trabalhamos a comunicação e a educação juntas — uma comunicação que dialoga e instiga a reflexão.

F

Facilitadores de AVDs

A Mercur cocria recursos que são chamados de Facilitadores de Atividades de Vida Diária, ou Facilitadores de AVDs. Tratam-se de dispositivos que ajudam as pessoas a realizarem atividades rotineiras.

G

Gestão horizontal

É um modelo de gestão em que as decisões são tomadas por todos em conjunto e não apenas pelas lideranças.

J

Jeito Mercur

Jeito Mercur é como, carinhosamente, definimos o jeito que conduzimos os processos na empresa. É aquele jeito cuidadoso de praticar a escuta atenta, o diálogo, as múltiplas conversas em torno de um assunto, as trocas de aprendizados constantes em que ter razão é muito pouco. Jeito Mercur é a maneira que encontramos de exercer o posicionamento da Mercur com atenção com a gente mesmo, com o outro e com o mundo.

L

Legitimação

É a ação de tornar legítimo. Por aqui, utilizamos essa expressão quando um produto é testado e aprovado por quem será o usuário final, especialmente, quando este participou do processo de cocriação.

Linha de trabalho (LT)

Linhas de Trabalho são compostas por um grupo de colaboradores dedicados a trabalhar com diferentes temáticas dentro da Mercur. Um exemplo é a Linha de Trabalho Frio e Calor, que pensa e desenvolve produtos e serviços relacionados a essa área. Essa LT foi a responsável pela criação da Bolsa Térmica Natural.

M

Mercurianos

Mercurianos é a forma como, carinhosamente, chamamos os colaboradores da empresa.

P

Protótipo

É algo feito pela primeira vez, como um produto em fase de teste, produzido antes da fabricação em grande escala.

R

Rede de acolhimento

Relacionamento com quem nos envolvemos ao longo das construções – e isso nos inclui, pois estamos todos a serviço.

T

Talentos Humanos

Essa é área dedicada a cuidar dos talentos da empresa, que são seus colaboradores. Na gestão tradicional é a área chamada de Recursos Humanos.

Tecnologia Assistiva

Área interdisciplinar, abrangendo recursos, serviços e estratégias que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais das pessoas e promover real inclusão.

TO

É a sigla de Terapeuta Ocupacional, profissional da área da saúde que estuda a ocupação humana, buscando trabalhar a independência e autonomia dos seus atendidos.

V

Virada de chave

É a forma como os colaboradores da empresa chamam o período de grandes transformações internas devido à mudança para um novo modelo de gestão. 

Y

Yin Yang

Simbologia que trás os “dois lados” de tudo que existe no universo, ilustrando que lidamos com luzes e sombras, com forças opostas e fundamentais, que se encontram em todas as coisas e que precisamos estar atentos para aprender a absorver e conduzir de forma harmoniosa. Assim, compreende-se o Planejamento Mercur, um jeito (uma metodologia) de fazer as coisas, que nos leva à transformação da realidade, no esforço por alcançarmos a nossa Visão 2050.

Assine nossa
newsletter