

Entenda o significado de palavras e expressões que usamos em nossos conteúdos.
A
Anfitrião
Aqui na Mercur, quando alguém usa a palavra anfitrião, está se referindo ao colaborador dedicado a trabalhar na linha de frente de um projeto — como o maestro em uma orquestra. Para que o projeto flua, o colaborador, como um bom anfitrião, deve saber receber bem as pessoas e criar um ambiente em que todos possam exercitar o seu melhor.
Arquitetura
É a maneira que usamos para expressar o modo como nos organizamos em relação à estrutura de pessoas e processos.
AVDs
Abreviação para o termo atividades de vida diária, ou seja, ações rotineiras realizadas pelas pessoas.
B
Borracha Nativa
Borracha Nativa é um projeto da empresa, seu objetivo é contribuir para a preservação da cultura e a consolidação das reservas extrativistas e terras indígenas. Isso por meio do estímulo à retomada da produção e comercialização da borracha natural.
C
Cocriação
A palavra cocriação é muito falada pelos mercurianos, até porque faz parte do cotidiano da empresa. Para resolver problemas e ampliar nossos olhares acerca de determinados temas, convidamos as pessoas para encontrarmos soluções em conjunto. Entendemos que a partir deste processo surge a inteligência coletiva, em que todos podem contribuir com suas percepções e experiências.
D
Direcionadores
Os direcionadores da Mercur são os valores, a essência, o que a empresa acredita e quer ver no mundo. É como se fosse a nossa teoria.
Direcionamentos
Direcionamentos são as metas que a empresa visa alcançar a partir de suas ações. A partir dos direcionadores a empresa traça os direcionamentos — teoria com a prática.
E
Educomunicação
Comunicação e educação devem caminhar de mãos dadas. A comunicação solta sem promover nada, não nos ajuda. Então, aqui na Mercur, trabalhamos a comunicação e a educação juntas — uma comunicação que dialoga e instiga a reflexão.
F
Facilitadores de AVDs
A Mercur cocria recursos que são chamados de Facilitadores de Atividades de Vida Diária, ou Facilitadores de AVDs. Tratam-se de dispositivos que ajudam as pessoas a realizarem atividades rotineiras.
G
Gestão horizontal
É um modelo de gestão em que as decisões são tomadas por todos em conjunto e não apenas pelas lideranças.
J
Jeito Mercur
Jeito Mercur é como, carinhosamente, definimos o jeito que conduzimos os processos na empresa. É aquele jeito cuidadoso de praticar a escuta atenta, o diálogo, as múltiplas conversas em torno de um assunto, as trocas de aprendizados constantes em que ter razão é muito pouco. Jeito Mercur é a maneira que encontramos de exercer o posicionamento da Mercur com atenção com a gente mesmo, com o outro e com o mundo.
L
Legitimação
É a ação de tornar legítimo. Por aqui, utilizamos essa expressão quando um produto é testado e aprovado por quem será o usuário final, especialmente, quando este participou do processo de cocriação.
Linha de trabalho (LT)
Linhas de Trabalho são compostas por um grupo de colaboradores dedicados a trabalhar com diferentes temáticas dentro da Mercur. Um exemplo é a Linha de Trabalho Frio e Calor, que pensa e desenvolve produtos e serviços relacionados a essa área. Essa LT foi a responsável pela criação da Bolsa Térmica Natural.
M
Mercurianos
Mercurianos é a forma como, carinhosamente, chamamos os colaboradores da empresa.
P
Protótipo
É algo feito pela primeira vez, como um produto em fase de teste, produzido antes da fabricação em grande escala.
R
Rede de acolhimento
Relacionamento com quem nos envolvemos ao longo das construções – e isso nos inclui, pois estamos todos a serviço.
T
Talentos Humanos
Essa é área dedicada a cuidar dos talentos da empresa, que são seus colaboradores. Na gestão tradicional é a área chamada de Recursos Humanos.
Tecnologia Assistiva
Área interdisciplinar, abrangendo recursos, serviços e estratégias que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais das pessoas e promover real inclusão.
TO
É a sigla de Terapeuta Ocupacional, profissional da área da saúde que estuda a ocupação humana, buscando trabalhar a independência e autonomia dos seus atendidos.
V
Virada de chave
É a forma como os colaboradores da empresa chamam o período de grandes transformações internas devido à mudança para um novo modelo de gestão.
Y
Yin Yang
Simbologia que trás os “dois lados” de tudo que existe no universo, ilustrando que lidamos com luzes e sombras, com forças opostas e fundamentais, que se encontram em todas as coisas e que precisamos estar atentos para aprender a absorver e conduzir de forma harmoniosa. Assim, compreende-se o Planejamento Mercur, um jeito (uma metodologia) de fazer as coisas, que nos leva à transformação da realidade, no esforço por alcançarmos a nossa Visão 2050.