
Uma questão de DNA
A história centenária da Mercur tem como base os valores cultivados por muitas gerações da família fundadora. Nesse DNA, o desenvolvimento financeiro deve estar combinado à valorização das pessoas e à sinergia com o meio ambiente.
Centenário
O Século Mercur
Em 2024, a Mercur atingiu seu primeiro centenário consolidada como uma das principais marcas brasileiras nas áreas de educação e saúde.

Embrião da Mercur, a Hoelzel Irmãos foi fundada por Carlos Gustavo e Jorge Emílio Hoelzel em 11 de junho de 1924, em Santa Cruz do Sul (RS). A pequena indústria dedicava-se ao conserto de pneus e à criação de artefatos em borracha. Com o tempo, a empresa adotou o nome atual – uma referência a Mercúrio, deus romano do comércio e da comunicação.

Hoje, a marca faz parte da história de milhões de brasileiros e se destaca por seus produtos escolares, ortopédicos e terapêuticos. O “Jeito Mercur” de ser inspira novas formas de relacionamento com a natureza e as pessoas, por meio de uma atuação ética e focada em cocriar um mundo diferente.
história

Raio X
A dimensão da Mercur vai além de seus resultados. Por trás de cada número, há o rosto de muitos talentos engajados no propósito de entregar valor à sociedade.

Loja virtual
Ao alcance de todos
Com atendimento ágil e logística inteligente, o canal de vendas online facilita ainda mais o acesso dos clientes aos produtos da Mercur.

Um mix renovado
O ano do centenário trouxe novidades do portfólio da Mercur. Além de produtos de educação sustentáveis e clássicos repaginados, a empresa passou a distribuir com exclusividade os itens ortopédicos das marcas Bort (Alemanha) e Allard (Suécia).

Cocriação verde-amarela
Outra inovação importante foi o lançamento do Eleva Mercur, um aparelho de reabilitação motora para pacientes com dificuldade de marcha. Elaborado em conjunto com a startup pernambucana Neurobot, o neuroestimulador é ideal para o tratamento do pé caído – uma dificuldade de flexão muscular frequente em pacientes acometidos por AVCs, traumatismo craniano e esclerose múltipla.

A chave da virada
O ano de 2009 marca o início de um choque de gestão na Mercur. Conhecido como Virada de Chave, esse movimento consolidou a sustentabilidade como parte viva do DNA da empresa. Desde então, a Mercur vem intensificando esforços para moldar sua atuação de acordo com valores que privilegiam fatores sociais e ambientais.

Cuidado integral
A Mercur coloca o meio ambiente como um de seus principais parceiros. Há uma busca constante de sinergia com os recursos naturais, que vão desde a extração socialmente inclusiva da matéria-prima até o uso consciente da água, além da mitigação de emissões poluentes.

Carbono Neutro: 10 anos de compensações
A preocupação com as emissões de gases do efeito estufa (GEE) é uma das principais práticas sustentáveis da Mercur. Não à toa, em 2025, a marca completa 10 anos como empresa certificada com o selo Carbono Neutro.
Borracha Nativa
Um dos projetos que melhor identifica o DNA de sustentabilidade da Mercur. A iniciativa tem como foco a aquisição de látex originado de comunidades amazônicas do Pará, Rondônia e Amazonas.
Práticas que nos guiam:
- Geração de renda às comunidades locais
- Capacitação e incremento da produção
- Matéria-prima renovável
- Sem meta de extração
- Selo Origens Brasil
do projeto


Logística Reversa
Reduzir, reciclar e reutilizar. Esse é o tripé que embasa o conceito de logística reversa, um dos pilares da gestão socioambiental da Mercur. Implementada em 2011, a estratégia aposta na circularidade como ferramenta para garantir que o fluxo da cadeia produtiva corra sempre a favor da sustentabilidade.
Riqueza mercuriana
As pessoas são o bem mais precioso da Mercur. Por isso, buscamos criar diferentes iniciativas de valorização de nossos talentos, incluindo capacitações de lideranças, programas de inclusão e pesquisas de clima.


Prêmio à autoestima
A Mercur e o Grupo Boticário cocriaram uma linha de acessórios inclusivos para facilitar o manuseio de produtos de beleza por pessoas com dificuldade motora. Lançados em 2024, o Engrossador Multiuso e a Base Aderente foram destaque no Design for a Better World Award 2024 (DFBW Award), premiação internacional de design dedicada a projetos de inclusão, sustentabilidade e inovação. E também no 14° Prêmio Brasileiro de Design 2024, na categoria Design de Impacto Social, subcategoria Inclusão e Diversidade.

“Os avanços que conquistamos até aqui só foram possíveis porque a Mercur abriu suas portas para nos ouvir. Antes de inovar, escolheu escutar. Compreendeu que a verdadeira revolução acontece quando diferentes perspectivas se unem”.
Jessica Paula, influenciadora e jornalista. É embaixadora dos produtos de mobilidade e reabilitação da Mercur. Foi a primeira mulher paraplégica a subir o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. Jéssica também atravessou os Lençóis Maranhenses usando muletas da Mercur.
Por meio das nossas ações, colaboramos com 14 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
