Bioma: Mata Atlântica
sapinho-pingo-de-ouro
Nome científico: Brachycephalus sp.
Apelidos: não tenho nenhum apelido
Status: espécie pouco conhecida
Onde moro: vivo na Mata Atlântica e gosto muito de ambientes úmidos
Comida preferida: ácaros e formigas
Peso: posso pesar de 0,4 a 0,8 g
Tamanho (comprimento): posso medir de 0,6 a 1,5 cm
Talento: para chamar a atenção das fêmeas e defender o território, os machos da minha espécie costumam cantar
Olá! Muito prazer! Sou uma espécie pouco conhecida, mas as pessoas costumam me chamar de sapinho-pingo-de-ouro. Deve ser pela minha cor amarelada e pelo meu tamanho: sou muito pequena, tenho menos de dois centímetros, o que faz a minha espécie ser considerada o menor vertebrado do mundo. Minha pele é fina e sensível e é por meio dela que eu respiro. Vivo na Mata Atlântica e gosto de ambientes úmidos, por esse motivo, costumo me esconder debaixo das folhas secas no chão.
Você sabia que para chamar a minha atenção e defender o território, os machos da minha espécie costumam cantar? É realmente encantador! Eu me alimento de pequenos animais que encontro pelo chão, como ácaros e formigas. Se você sentir a minha falta pela floresta, fique atento! Minha ausência é um alerta importante de que há desequilíbrio no ecossistema.
Por conta de fatores como o desmatamento e a poluição da água e do solo, minha espécie está desaparecendo. Isso é muito preocupante, por isso, preciso da sua contribuição. Faça a sua parte e ajude a preservar o meio ambiente! Vamos juntos nessa?!