Imagem de fundo - paisagem

Amazônia

Bioma: Amazônia

Mapa pintando a região do Brasil onde se localiza o bioma Amazônia

A Amazônia é considerada a região de maior biodiversidade do planeta, abrigando uma ampla diversidade de fauna e flora. Estima-se que existam 40 mil espécies de plantas, 16 mil espécies de árvores, 3 mil espécies de peixes, 1,3 mil espécies de aves, mais de mil espécies de anfíbios, cerca de 430 espécies de mamíferos e mais de 400 espécies de répteis. As estimativas são baseadas em estudos e levantamentos realizados por organizações não-governamentais.

A floresta tropical amazônica cobre boa parte do noroeste do Brasil e se estende até a Colômbia, Peru e outros países da América do Sul. O bioma chega a ocupar uma área de mais de 4 milhões de km², o que corresponde a mais de 40% do território brasileiro. A Amazônia passa pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, além de abranger parte do território do Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins. Maior floresta tropical do mundo, ela conta também com milhares de rios, entre eles o grandioso rio Amazonas.

Manter um ecossistema equilibrado naturalmente impacta de forma positiva no bem-estar e na saúde da sociedade como um todo. Por isso, a Amazônia possui um valor imensurável, especialmente pela sua biodiversidade e seus recursos naturais, como água limpa, ar puro, qualidade do solo e até mesmo as espécies e as paisagens dos ecossistemas. O bioma pode contribuir para manutenção da produtividade, que tem relação direta com a produção de alimentos, proteção de água e recursos do solo, bens acessados pela sociedade, controle climático global, recreação e ecoturismo, além do valor científico-educacional.

A presença de algumas espécies de animais é um importante bioindicador, mostrando que este é um ambiente conservado. Da mesma forma, a ausência de algumas espécies como a onça pintada, gavião-real, jacú, araracanga, pacarana, macaco-preto ou macaco-aranha, guariba, gogo-de-sola, entre outras, é reflexo de um ambiente afetado pela ação humana. Hoje, uma das principais formas de degradação do bioma é o desmatamento, principalmente o uso de fogo para culturas da agropecuária, impactando diretamente nas mudanças climáticas globais e gerando várias alterações locais, com eventos climáticos extremos como secas e cheias. Somente em 2020, segundo o MapBiomas, a área desmatada da Amazônia foi superior a 800 mil hectares.

O Dia Nacional do Bioma da Amazônia é celebrado em 05 de setembro.

Como preservar

Que tal começar a preservar a Amazônia e os demais biomas brasileiros calculando a sua pegada ecológica? No site do SOS Amazônia é possível responder um Quiz para entender o impacto dos seus hábitos no meio ambiente. Acesse www.sosamazonia.org.br/rastro e descubra o seu rastro no mundo.

Você também pode adotar pequenas atitudes na sua rotina e contribuir com a preservação ambiental. Confira:

- Reduza o consumo de carne. Você pode iniciar alternando o consumo com outras fontes de proteína;

- Opte por alimentos orgânicos de pequenos produtores locais;

- Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED - elas são seis vezes mais econômicas;

- Dê preferência para a iluminação natural nos ambientes, reduzindo o consumo de energia elétrica;

- Feche a torneira antes de escovar os dentes e durante o banho, enquanto ensaboa o corpo e os cabelos. Essa atitude simples pode ajudar a economizar mais de 500 litros de água por mês;

- Colete água da chuva para reutilizar em serviços domésticos;

- Opte pelo uso do balde no lugar da mangueira para lavar o carro ou a calçada;

- Deixe acumular as roupas para lavar tudo de uma só vez;

- Doe roupas e outros utensílios que podem ser reutilizados;

- Utilize sacolas retornáveis e evite embalagens plásticas;

- Não utilize canudos, copos, pratos e talheres descartáveis;

- Busque sempre produtos biodegradáveis de empresas compromissadas com a saúde do planeta;

- Não jogue óleo de cozinha na pia. Hoje, muitas pessoas produzem sabão com esse resíduo. Guarde o óleo em algum recipiente e descubra quem pode recebê-lo em sua cidade ou região;

- Dê um destino adequado a itens como pilhas e baterias: procure algum local de entrega voluntária na sua cidade;

- Deixe o carro na garagem e faça trajetos curtos a pé. De vez em quando, você também pode substituir o carro ou ônibus pela bicicleta. Essas são atitudes racionais importantes que ajudam a reduzir o aquecimento global.

Fonte: SOS Amazônia

Conheca alguns animais da Amazônia

Fotos

1
2
3
4
5
6

Vídeos

1

Parceiro

A SOS Amazônia atua em defesa da Floresta Amazônica desde o ano de 1988. Em sua longa trajetória é reconhecida pela responsabilidade fiscal e financeira, e pela transparência nas suas ações. Tem grande compromisso na elaboração e condução dos projetos, que abarcam uma diversidade de ações voltadas à conservação ambiental e apoio a comunidades tradicionais.

Atende cerca de 2.300 pessoas por ano (comunidades ribeirinhas e extrativistas), com assistência técnica e extensão florestal; promove oficinas de boas práticas de produção extrativista e cursos de associativismo e cooperativismo; contribui para o fortalecimento da gestão de territórios; desenvolve plano de manejos de produtos extrativistas e promove recuperação de áreas degradadas.

O recurso arrecadado é dividido entre atividades de campo e apoio institucional. O seu apoio é muito importante para fortalecer o nosso trabalho. Faça parte da nossa história, ajude a Floresta Amazônica!

Saiba mais em www.sosamazonia.org.br

Assine nossa
newsletter