Bioma: Pampa
gigante-dos-pampas
Nome científico: Ceratophrys ornata
Apelidos: sapo-untanha, sapo-intanha, sapo-de-chifre, untanha-verde e sapo-boi-verde
Status: espécie pouco conhecida
Onde moro: vivo somente no Pampa, no Rio Grande do Sul
Comida preferida: insetos, pequenas aves, roedores, lagartos e outros anfíbi
Peso: em média 120g (machos), já as fêmeas pesam entre 300 e 500g
Tamanho (comprimento): de 11 a 30 cm
Talento: quando me sinto ameaçado, abro a boca, inflo meu corpo e emito alguns sons. Mas não se assuste pois não ofereço nenhum perigo, faço isso somente para me defender!
Olá! Sou o gigante-dos-pampas, também conhecido como sapo-boi-verde. Muitas pessoas dizem que eu sou venenoso, mas isso não é verdade. Sou uma espécie pouco conhecida, mas não ofereço perigo algum, apenas me defendo quando me sinto ameaçado. Faço isso abrindo a boca, inflando meu corpo e emitindo alguns sons. Sou grande e posso medir até 30 centímetros. Minha cor é um verde-metálico, possuo algumas manchas pretas pelo corpo e tenho a barriga branca.
Outro detalhe que ajuda a me identificar: tenho pálpebras bem marcadas, cabeça larga e um contorno amarelo na boca. Na hora de me alimentar, procuro por pássaros, roedores e cobras. Durante o outono e o inverno, fico enterrado e produzo um casulo, que me ajuda a evitar a perda de água. Saio da terra somente na primavera, durante meu período de reprodução.
Infelizmente, diversos fatores como a poluição do solo e da água estão ameaçando a existência da minha espécie. Para que eu consiga cumprir com meu importante papel no equilíbrio da natureza, preciso muito da sua ajuda. Vamos nos unir e preservar o meio ambiente juntos?