Cerrado
Bioma: Cerrado
Considerada a savana mais rica do mundo, com 6 mil espécies de plantas nativas e uma enorme diversidade de espécies animais endêmicas (que são exclusivas, não existindo em nenhum outro lugar do mundo), o Cerrado abrange uma área de 2 milhões de km², cerca de 23,9% do território brasileiro. Ele está presente nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além de alguns encraves (um terreno dentro de outro) no Amapá, Amazonas e Roraima.
O território é um conjunto de formações vegetais, com campos naturais, savanas, veredas e florestas, com a presença de rios, córregos e cachoeiras. A área abriga aproximadamente 200 espécies de mamíferos, 800 espécies de aves, 180 espécies de répteis, 150 espécies de anfíbios e 1,2 mil espécies de peixes, que nadam pelas três maiores bacias hidrográficas do continente, cujas nascentes situadas no bioma elevam o potencial aquífero da área. O Cerrado é uma das mais importantes fontes de água para o país, sendo conhecido como o berço das águas do Brasil.
Apesar da sua importância, atualmente o Cerrado é o segundo bioma mais ameaçado do país e, embora seja o segundo maior bioma da América do Sul, possui a menor porcentagem de áreas com proteção integral, ou seja, apenas 8,21% da área total do território é legalmente protegida com unidades de conservação. Essa é uma das razões que fazem do Cerrado o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ação humana. Atualmente, a área conta com intensa exploração predatória: inúmeros animais e plantas correm risco de extinção e estima-se que 20% das espécies nativas e endêmicas não ocorram em áreas protegidas.
Nos últimos 35 anos, mais de 50% do território foi transformado em pastagens e terras agrícolas para cultivo comercial. As taxas de desmatamento também preocupam, pois têm sido maiores no Cerrado do que na floresta amazônica. A erosão do solo, a degradação das diversas formações vegetais e a disseminação de gramíneas exóticas são ameaças importantes. O uso do fogo para limpar a terra e estimular o crescimento de pastagens também tem causado danos, embora o bioma seja um ecossistema adaptado ao fogo. Quando o Cerrado é desmatado, compromete-se os recursos hídricos, que são fonte de água para mais de 25 milhões de pessoas. Além disso, impactam a vida de nove em cada dez brasileiros que consomem eletricidade produzida com as águas do Cerrado. Por esses motivos, toda decisão sobre o uso da terra também é uma decisão sobre o uso da água.
O Dia Nacional do Bioma do Cerrado é celebrado em 11 de setembro.
Como preservar
Você pode ajudar a preservar o bioma do Cerrado adotando medidas simples na sua rotina. Confira algumas dicas:
- Promova a conscientização do consumo: busque produtores locais, opte pela moda sustentável e faça uma ressignificação da necessidade de comprar;
- Evitar queimadas e desmatamentos;
- Faça a separação dos resíduos produzidos em casa e preste atenção aos ambientes que você circula: reduza o plástico no dia a dia, busque cooperativas locais de reciclagem e procure alternativas para fazer a compostagem do lixo orgânico (existem empresas que fazem compostagem urbana);
- Conheça os parques públicos da sua região e ajude no apoio e na divulgação de iniciativas de restauração e preservação de espécies;
- Participe de iniciativas que promovam o bioma local;
- Fique por dentro das iniciativas do seu município como plano diretor, plano de arborização e iniciativas de preservação da cidade.
Fonte: Corredor Ecológico