Bioma: Cerrado
galito
Nome científico: Alectrurus tricolor
Apelidos: meu nome é fácil e curtinho, então não tenho nenhum apelido
Status: espécie pouco conhecida
Onde moro: nos campos abertos do Cerrado brasileiro
Comida preferida: insetos
Peso: cerca de 15g
Tamanho (comprimento): as fêmeas podem medir até 13cm e os machos até 19cm
Talento: para atrair as fêmeas, faço voos exibidos, abro a minha cauda e bato pausadamente as minhas asas
Olá! Muito prazer, eu sou o galito e vivo nos campos abertos do Cerrado brasileiro. Talvez você ainda não tenha ouvido falar de mim por aí, pois minha espécie é pouco conhecida. Sou pequeno (posso medir até 19 centímetros), mas também sou ágil e esperto. Quando preciso me alimentar, me equilibro em finos ramos e observo a minha presa. Com um voo rápido, parto para o ataque e garanto a minha refeição.
É fácil me identificar pela aparência: sou preto e branco e tenho uma cauda escura em forma de leque. Já as fêmeas da minha espécie possuem coloração parda, com cauda e asas escuras e o pescoço branco. Para atrair as fêmeas, coloco em prática minha principal habilidade: faço voos exibidos, abro a minha cauda e bato pausadamente as minhas asas. Para a chegada dos filhotes, as fêmeas constroem um ninho com capim seco, em forma de taça.
Gostaria que você pudesse me conhecer um pouco mais, mas tenho receio de que isso não aconteça. Infelizmente, a destruição do bioma está ameaçando a existência da minha espécie e colocando em risco os nossos ninhos. Por isso, preciso da sua ajuda na preservação. Posso contar com você nessa importante missão de salvar a natureza?!