Imagem de fundo - paisagem
O harpia enviou um áudio para você, clique para ouvir!

Bioma: Amazônia

Mapa pintando a região do Brasil onde se localiza o bioma harpia

harpia

Nome científico: Harpia harpyja

Apelidos: gavião-real

Status: espécie ameaçada de extinção

Onde moro: você pode me encontrar em todos os biomas brasileiros, especialmente na Amazônia

Comida preferida: animais como tatus, cobras, preguiças, iguanas, macacos grandes e filhotes de veados

Peso: 9 kg

Tamanho (comprimento): 1m de comprimento e 2m de envergadura (que é a distância entre as pontas das minhas asas, quando abertas)

Talento: sou a maior ave de rapina do Brasil e a mais forte do planeta

Olá! Tudo bem? Eu sou o harpia, mas talvez você me conheça pelo meu apelido, pois muitos me chamam de gavião-real. Você pode me encontrar em todos os biomas brasileiros, especialmente na Amazônia. Eu posso pesar até nove quilos, tenho cerca de um metro de comprimento e dois metros de envergadura (que é a distância entre as pontas das minhas asas, quando estão abertas). Grande, não é mesmo? Por esse motivo sou considerada a maior ave de rapina do Brasil e a mais forte do planeta. Tenho muito orgulho disso!

Alguns detalhes do meu corpo facilitam a minha identificação. Meu dorso (a parte das costas) é da cor cinza escuro e a parte da frente do meu corpo é branca. Também tenho uma faixa cinza no pescoço, além de uma cauda longa, com barras brancas e a ponta arredondada. Minhas asas são largas e meu bico é cinza, no formato de um gancho. Também tenho pernas e pés amarelos, com longas garras negras. Ficou curioso? Basta me olhar pelas fotos!

Eu me alimento de animais como tatus, cobras, preguiças, iguanas, macacos grandes e filhotes de veados. A minha espécie se reproduz a cada três anos e costuma viver, aproximadamente, 18 anos. Agora que somos amigos, preciso te contar: meu habitat está sofrendo com o desmatamento e, infelizmente, a minha espécie está ameaçada de extinção. Que tal me ajudar a preservar o meio ambiente e contribuir com a sobrevivência da minha espécie? Conto com a sua ajuda!

Fotos

1
2
3

Assine nossa
newsletter