Bioma: Cerrado
lobo-guará
Nome científico: Chrysocyon brachyurus
Apelidos: lobo-de-crina, lobo-vermelho, aguará, aguaraçu e jaguaperi
Status: espécie mais popular
Onde moro: costumo circular por grandes campos do Cerrado, especialmente nos fins de tardes e durante as noites
Comida preferida: gosto de pequenos animais como roedores e tatus, além de alguns frutos
Peso: entre 20 e 30kg
Tamanho (comprimento): entre 95 e 115 cm (mais 38 a 50 cm de cauda)
Talento: uso minhas presas para me alimentar
Olá! Sou uma fêmea de lobo-guará! Minha espécie é muito popular – acho que você já ouviu falar sobre mim, não é mesmo?! Costumo viver cerca de 15 anos e você pode me encontrar no Cerrado brasileiro. Minha aparência é única: tenho patas longas e finas, orelhas grandes e pelos laranjas avermelhados. Por esse motivo, muitos me chamam de lobo-vermelho. Também tenho uma crina preta no dorso (costas), mesma cor do meu focinho e das minhas patas. A parte interna do pescoço e um pedaço da minha cauda são brancos e eu peso entre 20 e 30 quilos.
Sou tímida, solitária e praticamente inofensiva. Uso minhas presas para me alimentar de pequenos animais como roedores e tatus, além de alguns frutos. Uma curiosidade interessante sobre mim: a cada gestação – que dura pouco mais de dois meses – nascem, em média, dois filhotes.
Costumo andar por grandes campos nos fins de tarde e durante a noite. Porém, com a interferência humana no meu habitat, acabo cruzando estradas e corro o risco de ser atropelada. Minha imagem circula muito pelo Brasil inteiro, pois está estampada nas notas de 200 reais e serve como um alerta importante: estou ameaçada de extinção. Agora que somos amigos, posso contar com você? Ajude a preservar a natureza e a salvar a minha espécie!