Bioma: Amazônia
pacarana
Nome científico: Dinomys branickii
Apelidos: meu nome é curtinho, por isso não tenho um apelido
Status: espécie pouco conhecida
Onde moro: você pode me encontrar na região sudoeste da Amazônia
Comida preferida: sou apaixonado por frutos
Peso: 15 kg
Tamanho (comprimento): 79 centímetros (aproximadamente)
Talento: tenho um grande potencial de espalhar sementes pela floresta, ajudando na regeneração e no controle das plantas
Olá, tudo bem? Eu sou o pacarana! Sou um roedor, posso medir até 79 centímetros e peso aproximadamente 15 quilos. Eu acho que você ainda não sabe muito sobre mim, não é mesmo? Sou uma espécie ainda pouco conhecida, por isso, vou contar um pouco mais sobre meus gostos e costumes. Aqui no Brasil, eu vivo na Amazônia, mais precisamente na região sudoeste do bioma. Mas você também pode encontrar animais da minha espécie em alguns países da América do Sul.
Você sabia que as fêmeas da minha espécie costumam ter uma gestação que dura em torno de três meses? Outro fato curioso é que geralmente nascem gêmeos. É isso mesmo! Eu também tenho um irmão e somos muito parceiros.
Me alimento de frutos e tenho um grande potencial de espalhar sementes pela floresta, ajudando na regeneração e no controle das plantas. Afinal, eu também ajudo a cuidar do meio ambiente, que é o meu lar!
Agora que você já me conhece, eu tenho uma notícia triste para compartilhar: os altos índices de desmatamento e a degradação do habitat são grandes ameaças para a minha espécie. Para manter o ecossistema equilibrado, preciso muito da sua ajuda. Vamos juntos preservar o meio ambiente e cuidar da natureza?