Imagem de fundo - paisagem
A papagaio-verdadeiro enviou um áudio para você, clique para ouvir!

Bioma: Pantanal

Mapa pintando a região do Brasil onde se localiza o bioma papagaio-verdadeiro

papagaio-verdadeiro

Nome científico: Amazona aestiva

Apelidos: papagaio-comum, papagaio-trombeteiro, papagaio-curau, papagaio e louro

Status: espécie mais popular

Onde moro: vivo em ambientes bem diversificados, incluindo o Pantanal

Comida preferida: frutos, flores, folhas, terra de cupinzeiro e sementes de frutos secos

Peso: cerca de 400g

Tamanho (comprimento): em média 36cm

Talento: sou capaz de aprender a imitar a fala de vocês, humanos. Por isso, sou considerada a “melhor faladora” entre as 12 espécies de papagaios existentes no Brasil

Olá! Sou uma fêmea de papagaio-verdadeiro. A palavra “verdadeiro” está no meu nome pela minha capacidade de aprender a imitar a fala de vocês, humanos. Por isso, nossa espécie é considerada a “melhor faladora” entre as 12 espécies de papagaios que existem no Brasil. Sou muito popular e vivo em áreas com diferentes tipos de vegetações, especialmente no Pantanal, onde encontro diversos frutos, flores, folhas, terra de cupinzeiro e muitas sementes de frutos secos, que gosto muito.
Meu corpo é coberto por penas verdes, com destaque para lindas penas azuis-turquesa e amarelas na minha cabeça e ao redor dos olhos. Ao nascer, meu bico é branco, mas ele fica totalmente preto antes do meu primeiro voo. Também tenho penas vermelhas no ombro e na parte interna da minha cauda.
Entre os três e quatro anos de idade, procuro um parceiro para ficar ao meu lado a vida inteira, pois sou muito apaixonada e fiel. Também sou uma mãe amorosa e, junto com meu parceiro, cuido e protejo meus filhotes do nascimento até o momento de deixarem o ninho, com aproximadamente dois meses de vida. Depois disso, ensinamos eles a procurarem por alimento nas árvores e buscarem dormitórios coletivos para passar a noite, até ficarem “adolescentes”, com cerca de seis a oito meses. A partir daí, eles se juntam aos bandos de jovens e iniciam a vida adulta. Nesse momento, eu e meu parceiro voltamos ao nosso ninho, pois também somos muito fiéis ao nosso lar. Costumo ter uma vida longa e posso viver até os 80 anos.
Por conta da minha simpatia e das minhas cores vibrantes, sou uma das aves mais cobiçadas por traficantes de animais silvestres no Brasil. Todos os anos, muitos filhotes da minha espécie são separados de suas famílias e levados para grandes centros urbanos, onde passam a morar em gaiolas e ficam sem poder voar ou encontrar um parceiro para formar sua família. Isso é muito triste e doloroso para nós... Por isso, estou quase ameaçada de extinção e preciso da sua ajuda! Não compre papagaios que nasceram na natureza e ajude a preservar o meio ambiente, mantendo ou plantando muitas árvores. Assim, posso continuar voando pelo céu do nosso Brasil!

Fotos

1
2
3
4
5
6

Assine nossa
newsletter