Imagem de fundo - paisagem
A saíra-sete-cores enviou um áudio para você, clique para ouvir!

Bioma: Mata Atlântica

Mapa pintando a região do Brasil onde se localiza o bioma saíra-sete-cores

saíra-sete-cores

Nome científico: Tangara seledon

Apelidos: saíra-de-bando e saí-de-sete-cores

Status: espécie mais popular

Onde moro: vivo na Mata Atlântica e ando em pequenos grupos

Comida preferida: adoro comer frutas silvestres, em especial frutos pequenos e escuros

Peso: aproximadamente 18g

Tamanho (comprimento): 13 cm

Talento: faço acrobacias e pulo pelas árvores

Olá! Sou a saíra-sete-cores! Que bom encontrar você por aqui! Sou uma espécie muito popular, vivo na Mata Atlântica e ando em pequenos grupos. É muito fácil me identificar: sou uma ave pequena e chamo atenção por onde passo, especialmente pelas minhas cores vibrantes: azul-turquesa, verde-limão, tons alaranjados e preto. Adoro procurar por comida em todos os cantos, inclusive no alto da floresta – costumo subir até 25 metros do chão. Também gosto de fazer acrobacias, pular pelas árvores e comer frutas silvestres, em especial frutos pequenos e escuros.
Para manter viva a minha espécie, faço ninhos com gramas e folhas, especialmente durante o meu período de reprodução, que aqui no Brasil ocorre entre os meses de novembro e fevereiro. Com muito carinho, coloco de dois a quatro ovos, que se desenvolvem durante 15 dias. Duas semanas após o nascimento, meus filhotes estão prontos para deixar o ninho e seguir sua jornada na natureza.
Porém, para que eu possa continuar vivendo em equilíbrio, preciso que a minha casa – que é a floresta – seja bem cuidada. E você tem papel importante nessa caminhada, sabia?! Que tal ajudar a preservar a natureza e contribuir para a manutenção da minha espécie? Conto com a sua ajuda!

Fotos

1
2
3
4
5
6
7

Assine nossa
newsletter