Bioma: Cerrado
tamanduá-bandeira
Nome científico: Myrmecophaga tridactyla
Apelidos: papa-formigas, tamanduá-açú, jurumi, jurumim, bandeira e bandurra
Status: espécie ameaçada de extinção
Onde moro: você pode me ver em todos os biomas brasileiros, especialmente no Cerrado
Comida preferida: formigas e outros pequenos animais, como cupins
Peso: aproximadamente 40kg
Tamanho (comprimento): posso medir até 2m
Talento: eu não tenho dentes. Por isso, para conseguir comer, cavo os ninhos com minhas garras e uso meu focinho alongado para capturar o alimento. Mas só consigo fazer tudo isso com a ajuda da minha língua, que é bem comprida e pegajosa (ela pode chegar até 60 centímetros de comprimento).
Oi, tudo bem com você? Eu sou uma fêmea de tamanduá-bandeira, mas muitos me chamam de papa-formigas. O motivo é simples: eu me alimento de formigas e outros pequenos animais, como cupins. Porém, eu não tenho dentes. Por isso, para conseguir comer, cavo os ninhos com minhas garras e uso meu focinho (que é longo) para capturar meu alimento. Para completar a tarefa, utilizo minha língua, que é pegajosa e bem comprida (ela pode chegar até 60 centímetros de comprimento!)
Costumo viver no Cerrado, mas você pode me encontrar em todos os biomas brasileiros. Sou a maior entre as espécies de tamanduás e sou parente das preguiças e dos tatus. Posso atingir até dois metros de comprimento e pesar cerca de 40 quilos. Tenho o pelo escuro, com algumas faixas brancas, e assim que me torno mãe, carrego meu filhote nas costas por cerca de seis meses. Quando estou com ele, minhas listras se encaixam perfeitamente nas listras dele, o que ajuda na camuflagem contra possíveis predadores. Muito interessante, não é mesmo?!
Mas nem todas as notícias são positivas. Atualmente a minha espécie está ameaçada de extinção. Isso porque o Cerrado, que abriga a maior parte da população de tamanduás-bandeiras, está sofrendo com a degradação do meio ambiente. Estima-se que pelo menos 30% dos animais da minha espécie tenham desaparecido nas últimas duas décadas. Isso é assustador! Por isso, preciso da sua ajuda em uma importante missão: vamos juntos ajudar a preservar a natureza e mudar essa realidade?