Imagem de fundo - paisagem
O tatu-bola enviou um áudio para você, clique para ouvir!

Bioma: Caatinga

Mapa pintando a região do Brasil onde se localiza o bioma tatu-bola

tatu-bola

Nome científico: Tolypeutes tricinctus

Apelidos: bolinha

Status: espécie mais popular

Onde moro: na Caatinga

Comida preferida: gosto muito de cupins, mas alguns frutos também fazem parte da minha dieta

Peso: 2kg (aproximadamente)

Tamanho (comprimento): até 43cm

Talento: tenho três cintas móveis localizadas nas minhas costas, que fazem com que eu consiga curvar a minha carapaça, ficando no formato de uma bola (isso explica o meu nome). Dessa forma, consigo me defender de possíveis predadores

Olá! Eu sou uma fêmea de tatu-bola, mas você pode me chamar de bolinha. Tenho esse nome pois possuo três cintas móveis na região do dorso (nas costas), que fazem com que eu consiga curvar minha carapaça, ficando no formato de uma bola. Quando estou assim, consigo me defender dos predadores. Sou uma espécie muito popular, vivo na Caatinga e me alimento de cupins e alguns frutos. Posso pesar quase dois quilos e meu comprimento total varia entre 40 e 43 centímetros.
Por muito tempo, as pessoas acreditavam que eu usava tocas cavadas por outras espécies de tatus para me abrigar. Porém, recentemente, descobriram que sou eu mesma que cavo meu próprio abrigo. Essa é uma das minhas habilidades! Uma curiosidade: meus filhotes já nascem completamente formados.
Minha espécie é altamente sensível às alterações do meio ambiente, por isso, minha presença é um importante bioindicador de área conservada. Hoje, estou ameaçada de extinção, principalmente por conta da caça, da destruição e da alteração do habitat. Para manter a minha espécie viva, preciso da sua ajuda! Posso contar com você nessa importante missão de preservar o meio ambiente?

Fotos

1
2
3
4

Assine nossa
newsletter