Bioma: Pampa
veste-amarela
Nome científico: Xanthopsar flavus
Apelidos: não tenho nenhum apelido
Status: espécie ameaçada de extinção
Onde moro: no Sul do Brasil, no bioma do Pampa
Comida preferida: insetos, aranhas e sementes
Peso: aproximadamente 43g
Tamanho (comprimento): cerca de 21cm
Talento: sou sociável e você pode me ver acompanhado de aves de outras espécies como a noivinha-de-rabo-preto e o chupim-do-brejo. Esses companheiros servem de sentinela, ou seja, ajudam a me proteger enquanto procuro por alimento
Olá! Tudo bem com você? Eu sou o veste-amarela, um pássaro pequeno com pouco mais de 40 gramas e cerca de 21 centímetros. Vivo no Pampa e me alimento de insetos e sementes. Por ser um macho, a coloração das minhas penas é mais viva do que das fêmeas da minha espécie, em tons de amarelo-ouro na cabeça, nos ombros e na barriga. Muitas vezes, essa cor também pode ser mais alaranjada, o que contrasta com o preto do meu dorso (costas), das asas e da cauda.
O meu período de reprodução ocorre entre a primavera e o início do verão. Nesse momento, construo os ninhos para os meus filhotes com folhas amarradas nas plantas, em formato de tigela. As fêmeas podem colocar até cinco ovos e, após o nascimento, meus filhotes permanecem no ninho até 12 dias. É possível que você me veja acompanhado de aves de outras espécies, como a noivinha-de-rabo-preto e o chupim-do-brejo. Esses companheiros servem de sentinela, ou seja, ajudam a me proteger enquanto procuro por alimento. É sempre bom ter companhia, não é mesmo?!
A modificação do meu habitat para uso da agricultura e a utilização de agrotóxicos são ameaças para a minha espécie, que corre muito perigo: sim, infelizmente eu sou uma espécie ameaçada de extinção! Adoraria que você pudesse me ver voando pelo céu do Pampa, mas isso só poderá acontecer se você me ajudar na preservação do meio ambiente. Posso contar com o seu apoio nessa importante missão?