Bioma: Pantanal
víbora-do-pantanal
Nome científico: Dracaena paraguaryensis
Apelidos: não tenho nenhum apelido
Status: espécie pouco conhecida
Onde moro: em áreas alagadas, matas ciliares e rios do Pantanal
Comida preferida: caracóis e caramujos
Peso: até 15kg
Tamanho (comprimento): até 1m
Talento: tenho dentes quadrados que me ajudam na hora de comer. Com a força da minha mordida, consigo quebrar com facilidade as conchas dos caracóis e caramujos. Por esse motivo, sou considerado um controlador natural dessas populações
Olá! Sou um macho de víbora-do-pantanal, uma espécie ainda pouco conhecida. Sou um lagarto e posso chegar até um metro de comprimento. Tenho algumas escamas grandes e pequenas no meu dorso (costas) e minha cor é uniforme, em tons que variam do marrom claro ao amarelo. Meu nome surgiu do mito de que eu seria venenoso. Porém, sou tímido e inofensivo. Quando me sinto ameaçado, minha estratégia de defesa é fugir. Minha língua é cortada ao meio, assim como a das cobras, o que contribui para minha aparência perigosa. (Mas não se esqueça, não ofereço risco algum!)
Vivo exclusivamente no Pantanal e tenho hábitos diurnos, ou seja, fico acordado durante o dia, percorrendo locais com águas rasas e vegetação aquática, em busca de alimento: adoro comer caracóis e caramujos. Eu tenho dentes quadrados e, com a força da minha mordida, consigo quebrar com facilidade as conchas destes animais.
Infelizmente também tenho uma notícia triste para compartilhar. A minha casa – que é o Pantanal – está sofrendo com a degradação ambiental. Para mudar essa realidade, tenho um importante convite a fazer: posso contar com a sua ajuda na preservação da natureza?