Caatinga
Bioma: Caatinga
O bioma da Caatinga ocupa cerca de 10% do território brasileiro, em uma área de mais de 800 mil km², e está presente em nove estados, a maioria localizados na região Nordeste, são eles: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e na faixa norte de Minas Gerais. Também faz limite com outros três biomas do país, a Amazônia, a Mata Atlântica e o Cerrado. Menos de 10% do bioma é protegido por Unidades de Conservação (UC), sendo pouco mais de 7% pelas UCs de Uso Sustentável e aproximadamente 1,3% pelas de Proteção Integral.
A Caatinga é considerada a região semiárida mais biodiversa do planeta e apresenta altas taxas de endemismos, o que significa que parte da sua biodiversidade é exclusiva, não existindo em nenhum outro lugar do mundo. Dentre o grupo dos vertebrados, destaca-se a existência de 548 espécies de aves, 386 espécies de peixes, 183 espécies de mamíferos, 196 espécies de répteis e 98 espécies de anfíbios. Entre os invertebrados, chama atenção a variedade de abelhas (94 espécies catalogadas), formigas (276 espécies) e aranhas (93 espécies identificadas). Há ainda 182 espécies animais ameaçadas de extinção e, destas, 46% são endêmicas. Quando o assunto é a flora, observa-se mais de 3.150 espécies de plantas catalogadas, dentre elas a Carnaúba, Juazeiro, Pau-branco, Aroeira, Macambira, Coroa-de-frade e Mandacaru.
Um bom indicador de conservação do ambiente é a presença de abelhas nativas (em ambientes degradados é difícil encontrar abelhas). Em geral, onças e felinos também são indicadores de qualidade ambiental, visto que essas espécies necessitam de um grande território conservado para habitarem e coexistirem em equilíbrio. Hoje, a Caatinga corre riscos, principalmente, devido à ação humana em processos como desmatamento, urbanização, agropecuária, queimadas, mudanças climáticas, caça e tráfico de animais.
O bioma ainda presta diversos serviços ambientais e econômicos, trazendo inúmeros benefícios para a população, como o fornecimento de água fresca, comida, matéria-prima, recursos medicinais e ecoturismo. Além disso, auxilia no controle do clima, manutenção da qualidade do ar, regulação das chuvas, purificação das águas, regulação de doenças e infestações. A Caatinga também estimula a cultura, servindo de inspiração para muitos poetas, escritores, músicos e artistas em geral. Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, Rachel de Queiroz e José de Alencar são exemplos de artistas que retrataram a Caatinga e a cultura nordestina em suas obras. Conhecer e difundir a cultura local também é uma forma de valorizar a Caatinga.
O Dia Nacional do Bioma da Caatinga é celebrado em 28 de abril.
Como preservar
Para promover a conservação do bioma e de espécies como o guariba-da-caatinga, o soldadinho-do-araripe e o tatu-bola, podemos adotar algumas medidas simples, como:
- Preservar as matas e promover o plantio de árvores (especialmente as espécies nativas do bioma);
- Evitar o desperdício de água;
- Incentivar ações de fiscalização contra a caça desses animais;
- Denunciar atividades de caça;
- Evitar a poluição e preservar nascentes, rios e riachos;
- Evitar queimadas e desmatamentos;
- Sempre que possível incentivar o reflorestamento de áreas de florestas degradadas;
- Promover a sensibilização da sociedade através de ações de educação ambiental;
- Conservar as áreas com vegetação natural nas florestas úmidas no Ceará;
- Identificar florestas preservadas e criar unidades de conservação;
- Implementar ações que visem a geração de conhecimento atualizado sobre a ecologia e distribuição da espécie.
Fonte: Associação Caatinga