Experiência com consumidores marca o lançamento da Loja Online da Mercur
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Campanha propõe que pessoas consumidoras passem por uma experiência sobre valores
Neste texto você vai encontrar:
- Relatos sobre a criação da Campanha Valor>Preço
- Nascimento do e-commerce da Mercur
- Experiência sobre valores com as pessoas consumidoras
Como forma de comemorar seus 95 anos, a Mercur, indústria de produtos e serviços para a Saúde e Educação, lançou a campanha de e-commerce Valor>Preço.
O mote da campanha teve como objetivo mostrar que a Loja Online da marca é mais do que um canal de vendas e que os produtos disponíveis entregam valores que vão além do preço.
Junto da sua rede de atuação, a empresa promove práticas para compreender de que maneira pode colocar sua expertise à disposição da construção de produtos e serviços que contribuam para o bem-estar das pessoas consumidoras.
Um novo canal de relacionamento com as pessoas consumidoras
A Loja Mercur surgiu para ser também um novo canal de relacionamento e acesso a informações para o varejo físico.
No site há conteúdos, fotos e vídeos sobre os produtos. Assim, a empresa busca estar cada vez mais próxima das pessoas, entender suas necessidades e cocriar produtos e serviços que tenham significado para elas.
Antes de grandes mudanças de posicionamento e propósito pelas quais a Mercur passou, a lógica de construção de produtos era outra.
Eles eram lançados para motivar a venda, sem atentar para a preocupação com o processo de criação – se vinham da China, que impactos causavam ou se atendiam às necessidades específicas de alguém.
A partir do que a empresa chama de “Virada de Chave”, a forma de ser e estar com as pessoas mudou. Há cerca de uma década o caminho para que um produto Mercur seja colocado no mercado é muito mais complexo.
Ele precisa respeitar uma série de premissas como priorizar o uso de matérias-primas renováveis em sua composição, atender uma necessidade específica e ser cocriado e legitimado com pessoas de áreas diversas.
Como surgiu a campanha Valor>Preço?
Esse cuidado também é presente no momento em que a empresa – que em 2019 completou 95 anos – decidiu entrar para o e-commerce. Para comunicar sua Loja Online a Mercur contratou a DZ Estúdio.
A campanha Valor > Preço, criada pela agência digital, teve como objetivo motivar uma reflexão sobre o real valor que os produtos têm para a Mercur.
“Mais importante que vender um produto, é oferecer uma opção de consumo com baixo impacto ambiental e que esteja ao alcance do maior número possível de pessoas”, declara Jônatas Stacke, que atua na área de E-commerce.
Uma experiência sobre valores
Quatro consumidores foram convidados para uma experiência com a Mercur. Eles ficaram frente a frente com as pessoas colaboradoras da Mercur, separados em duplas.
A dinâmica aconteceu com as pessoas colaboradoras sempre em posse de um produto, enquanto os consumidores em posse de um envelope.
Então era feito um convite às pessoas participantes: “Você pode arriscar até 3 palpites sobre o valor deste produto. A resposta está dentro do envelope.”
O desfecho era que as informações dentro de cada envelope explicavam o que é valor para a Mercur. Os produtos que protagonizaram o vídeo são a Borracha Lado B, a Bolsa Para Água Quente, Gizão de Cera e o Fixador de mão em tira.
Este último, por exemplo, é fruto de um processo de cocriação e um marco de quando a empresa passou a criar com as pessoas e não mais para elas. Com isso a empresa parou de gerar uma demanda de consumo e passou a atender a necessidade de quem realmente precisa de um recurso para realizar atividades de vida diária.
O redator do projeto, Douglas Reis, comenta que é desafiador criar para a Mercur.
“Uma campanha em formato convencional não conseguiria traduzir a essência da loja online, por isso, propusemos um experimento. Valor maior que preço é um convite à reflexão sobre tudo que existe por trás de um produto da Mercur”.
Vitor Kretschmer, que foi convidado a participar da experiência, conta que ficou surpreso com a descoberta.
“Eu sorri não apenas pela surpresa, mas também porque senti que havia verdade ali. Nunca foi tão importante nossa reconexão com a natureza e o cumprimento do nosso papel enquanto hóspedes da terra. Ver a Mercur se posicionar assim é bonito demais e isso se traduz não só no cuidado com o meio ambiente, mas também com as pessoas”, comenta.
Confira como foi esta experiência:
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