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Experiência com consumidores marca o lançamento da Loja Online da Mercur

Publicado em: 3 de outubro de 2019

Tempo estimado de leitura: 12 minutos

Por: Engaje! Assessoria de Imprensa

Campanha propõe que pessoas consumidoras passem por uma experiência sobre valores

Neste texto você vai encontrar:

  • Relatos sobre a criação da Campanha Valor>Preço
  • Nascimento do e-commerce da Mercur 
  • Experiência sobre valores com as pessoas consumidoras 

 

Como forma de comemorar seus 95 anos, a Mercur, indústria de produtos e serviços para a Saúde e Educação, lançou a campanha de e-commerce Valor>Preço

O mote da campanha teve como objetivo mostrar que a Loja Online da marca é mais do que um canal de vendas e que os produtos disponíveis entregam valores que vão além do preço.

Junto da sua rede de atuação, a empresa promove práticas para compreender de que maneira pode colocar sua expertise à disposição da construção de produtos e serviços que contribuam para o bem-estar das pessoas consumidoras.

Um novo canal de relacionamento com as pessoas consumidoras

A Loja Mercur surgiu para ser também um novo canal de relacionamento e acesso a informações para o varejo físico. 

No site há conteúdos, fotos e vídeos sobre os produtos. Assim, a empresa busca estar cada vez mais próxima das pessoas, entender suas necessidades e cocriar produtos e serviços que tenham significado para elas.

Antes de grandes mudanças de posicionamento e propósito pelas quais a Mercur passou, a lógica de construção de produtos era outra. 

Eles eram lançados para motivar a venda, sem atentar para a preocupação com o processo de criação – se vinham da China, que impactos causavam ou se atendiam às necessidades específicas de alguém. 

A partir do que a empresa chama de “Virada de Chave”, a forma de ser e estar com as pessoas mudou. Há cerca de uma década o caminho para que um produto Mercur seja colocado no mercado é muito mais complexo. 

Ele precisa respeitar uma série de premissas como priorizar o uso de matérias-primas renováveis em sua composição, atender uma necessidade específica e ser cocriado e legitimado com pessoas de áreas diversas.

Como surgiu a campanha Valor>Preço?

Esse cuidado também é presente no momento em que a empresa – que em 2019 completou 95 anos – decidiu entrar para o e-commerce. Para comunicar sua Loja Online a Mercur contratou a DZ Estúdio. 

A campanha Valor > Preço, criada pela agência digital, teve como objetivo motivar uma reflexão sobre o real valor que os produtos têm para a Mercur.

“Mais importante que vender um produto, é oferecer uma opção de consumo com baixo impacto ambiental e que esteja ao alcance do maior número possível de pessoas”, declara Jônatas Stacke, que atua na área de E-commerce.

Uma experiência sobre valores

Quatro consumidores foram convidados para uma experiência com a Mercur. Eles ficaram frente a frente com as pessoas colaboradoras da Mercur, separados em duplas. 

A dinâmica aconteceu com as pessoas colaboradoras sempre em posse de um produto, enquanto os consumidores em posse de um envelope. 

Então era feito um convite às pessoas participantes: “Você pode arriscar até 3 palpites sobre o valor deste produto. A resposta está dentro do envelope.”

O desfecho era que as informações dentro de cada envelope explicavam o que é valor para a Mercur. Os produtos que protagonizaram o vídeo são a Borracha Lado B, a Bolsa Para Água Quente, Gizão de Cera e o Fixador de mão em tira

Este último, por exemplo, é fruto de um processo de cocriação e um marco de quando a empresa passou a criar com as pessoas e não mais para elas. Com isso a empresa parou de gerar uma demanda de consumo e passou a atender a necessidade de quem realmente precisa de um recurso para realizar atividades de vida diária.

O redator do projeto, Douglas Reis, comenta que é desafiador criar para a Mercur.

“Uma campanha em formato convencional não conseguiria traduzir a essência da loja online, por isso, propusemos um experimento. Valor maior que preço é um convite à reflexão sobre tudo que existe por trás de um produto da Mercur”.

Vitor Kretschmer, que foi convidado a participar da experiência, conta que ficou surpreso com a descoberta.

“Eu sorri não apenas pela surpresa, mas também porque senti que havia verdade ali. Nunca foi tão importante nossa reconexão com a natureza e o cumprimento do nosso papel enquanto hóspedes da terra. Ver a Mercur se posicionar assim é bonito demais e isso se traduz não só no cuidado com o meio ambiente, mas também com as pessoas”, comenta.

Confira como foi esta experiência:

 

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