Sobre a Mercur

Iniciativas

Iniciativas
Iniciativas

O Jeito Mercur
na prática

Acreditamos que empresas podem equilibrar rentabilidade e legado social positivo. Nosso trabalho é pensado e repensado constantemente com base em três frentes: reduzir impactos da atuação da empresa, melhorar seu perfil socioambiental de consumo e ampliar os benefícios dos nossos produtos e serviços. Essa visão deu origem a práticas que hoje fazem parte do dia a dia da Mercur.

Série Corações e Mentes,
escolas que transforam

Apoiamos a série “Corações e Mentes, escolas que transformam”, do programa Escolas Transformadoras, do Instituto Alana. Esta iniciativa revelou escolas que protagonizam grandes transformações na educação.

Série Corações e Mentes,<br />
escolas que transforam

A partir deste relacionamento, buscamos ampliar o nosso olhar sobre o campo da educação e aprender novas formas de construir relacionamentos que valorizam a vida.

ASSISTA AOS EPISÓDIOS

Selo Origens Brasil

Como forma de garantir a visibilidade das comunidades extrativistas, em 2016 foi lançado o Selo Origens Brasil. Ele identifica empresas e produtos brasileiros que valorizam essas comunidades e respeitam práticas sustentáveis.

Através do selo, é possível conhecer a história de quem produz e a origem desses produtos.

Conheça o Origens Brasil

COOMCAT

A Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (COOMCAT) é uma cooperativa que atua na prestação de serviços solidários. Este formato de trabalho e prestação de serviço possibilita a inclusão de dezenas de catadores autônomos no mercado formal da reciclagem através da autogestão da cooperativa. Os serviços que prestam na cidade de Santa Cruz são o de Coleta Seletiva Solidária, Logística Reversa Solidária e Gestão da Usina Municipal de Triagem. São 51 famílias beneficiadas com a renda, a maioria delas residente em bairros carentes.

COOMCAT

Há mais de dez anos a Mercur tem uma parceria estabelecida com a cooperativa por acreditar e incentivar também a economia solidária. Entregamos semanalmente para a cooperativa levar à usina de reciclagem materiais como papel, papelão, plástico colorido e cristal e lonas.

CONHEÇA A COOMCAT

LAB: Laboratório de Inovação Social

Um espaço construído para a vivência de descobertas e interações entre a Mercur (sua estrutura, produtos, colaboradores) e a comunidade (pessoas e instituições). Localizado junto à sede da empresa, o Lab tem agenda aberta ao público e comporta dois modelos de atividades: aprendizagem e criação.

CONHEÇA O LAB

Feirinha de Quem Faz

Na intenção de estimular uma nova economia que incentiva a produção local e o consumo consciente, acontece na Mercur a Feirinha de Quem Faz. Mais ou menos uma vez por mês, promovemos um espaço onde os colaboradores podem expor o que produzem – alimentos, trabalhos manuais ou serviços – aproximando quem produz de quem consome. Os mercurianos também são incentivados a participar visitando a feira, conhecendo e trocando experiências com seus colegas.

Feirinha de Quem Faz

Acreditamos que colaboramos com a nossa comunidade, quando valorizamos o que é desenvolvido pelas pessoas que fazem parte dela.

Alimentação orgânica

A Mercur sempre busca oferecer um ambiente de trabalho saudável e acolhedor. Pensando nisso, decidiu proporcionar uma alimentação mais saudável para os colaboradores. Para alcançar esse objetivo, uniu forças com parceiros muito importantes: a Ao Ponto, prestadora de serviços em alimentação, o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) e a Cooperativa Regional de Agricultores Familiares Ecologistas Ltda (ECOVALE).

Eventualmente, quando há oferta, os alimentos orgânicos oferecidos pela empresa são: cebola, couve, chuchu, abobrinha, cenoura, beterraba, repolho, brócolis, farinha de milho, melancia, banana, laranja e bergamota. O feijão, a soja, o arroz integral e o trigo são sempre orgânicos.

Os alimentos são servidos todos os dias nos refeitórios das duas unidades industriais da Mercur.

Projeto Nossos Filhos

Ocorre na Mercur o projeto Nossos Filhos, iniciativa da Fundação Jorge Hoelzel, em que são acolhidos na empresa cerca de trinta filhos de colaboradores com idade entre 7 e 9 anos. Os encontros acontecem um dia por semana, durante o turno inverso da escola, e são coordenados por quatro monitoras voluntárias que promovem aprendizados através da arte, da música, de rodas de conversa e muito afeto. Além disso, os participantes recebem lanche, transporte e os materiais usados nas atividades. As crianças são estimuladas a conhecer a si mesmas, suas emoções e as relações que criam com outras pessoas, buscando construir um mundo melhor para todos. Despertam para entendimentos de que cada ação gera uma reação, da importância de cooperar e de que cada um é responsável pelo mundo ao nosso redor.

A dedicação está em incitar o que cada criança tem de melhor. Além disso, as atividades realizadas são importantes para o desenvolvimento social das crianças e aproximação de questões ambientalmente relevantes, o que pode torná-los cidadãos ainda mais conscientes.

 

 

Projeto Pescar

A Mercur abriga na sua sede, em Santa Cruz do Sul, o Projeto Pescar. Trata-se de uma iniciativa que busca proporcionar o aperfeiçoamento pessoal e socioprofissional de jovens, entre 16 e 19 anos, em situação de vulnerabilidade social ou de risco, com vistas à sua inserção, manutenção e ascensão ao mercado de trabalho. Sua carga horária é dividida em 60% desenvolvimento pessoal e cidadania e 40% curso prático, durante o período de 12 meses.

A Fundação Projeto Pescar nasceu em 1995, desde então, o projeto e a sua rede colaborativa oferecem essa formação de maneira gratuita, com foco em desenvolvimento pessoal e cidadania, além de habilidades profissionais. O Pescar está presente em cinco países e possui, no Brasil, 91 unidades de atuação, sob responsabilidade direta da Fundação Projeto Pescar. A Mercur está entre os 45 apoiadores institucionais e oferece o curso desde 2010.

Os participantes saem qualificados para desempenhar todas as atividades do comércio, desde atendimento a atividades em grupo, vendas, logística, cuidados com meio ambiente, entre outros.

A empresa acredita que os aprendizados vividos durante o período de curso colaboram com a construção de um mundo melhor e possível a partir da realidade e possibilidades de cada participante.

CONHEÇA O PROJETO
Projeto Pescar

Lado B

A borracha Lado B da Mercur utiliza em sua composição cinzas de cascas de arroz – queimadas para gerar energia elétrica – em substituição a materiais não-renováveis, que tradicionalmente integram a formulação das borrachas de apagar.

O seu desenvolvimento se deu em meio a diálogos entre colaboradores e diversos outros públicos de interesse, como escolas, ambientalistas, clientes, fornecedores de matérias-primas, etc.

Lado B

A Labo B é uma borracha que está pronta, porém não finalizada. Ela está sempre em beta.

SAIBA MAIS

Assine nossa
newsletter