Sobre a Mercur

Iniciativas

Iniciativas
Iniciativas

O Jeito Mercur
na prática

Acreditamos que empresas podem equilibrar rentabilidade e legado social positivo. Nosso trabalho é pensado e repensado constantemente com base em três frentes: reduzir impactos da atuação da empresa, melhorar seu perfil socioambiental de consumo e ampliar os benefícios dos nossos produtos e serviços. Essa visão deu origem a práticas que hoje fazem parte do dia a dia da Mercur.

NOSSO JEITO DE TRABALHAR

A estrutura da Mercur envolve duas unidades industriais localizadas em Santa Cruz do Sul, empregando cerca de 650 colaboradores. Para garantir que todas as pessoas sejam ouvidas nas decisões da empresa, há um modelo de gestão por colegiados, baseado em construções coletivas, em que todos se reúnem para dialogar. Essa perspectiva horizontal é a base da Mercur.  
O nosso posicionamento inspirou novas práticas e fez repensar a forma de atuar nos mercados que estamos inseridos como: reduzir as emissões de CO2 e compensar o que não pode ser evitado – tanto que, desde 2015, somos uma empresa carbono neutro; priorizar o que é feito no Brasil, incentivando as produções nacionais e da região; priorizar o uso de insumos renováveis nas nossas operações; não testar em animais; não negociar com mercados e práticas que não valorizam a vida, entre outros.

COCRIAÇÃO

Traduzida na forma como nos relacionamos com nossa rede, a cocriação está presente em nossos processos, seja na busca de soluções para desafios internos, seja na criação de um novo produto. A cocriação é a forma como escolhemos nos relacionar com as pessoas e expressa um jeito de fazer COM as pessoas e não somente PARA elas.  

Na prática, a cocriação acontece em diferentes espaços de aprendizagem que envolvem as pessoas colaboradoras, consumidoras e profissionais de saúde ou de educação, para pensar e construir novos projetos, produtos ou iniciativas.

COMO NOS RELACIONAMOS COM O PÚBLICO INFANTIL

Ao desejar preservar a infância e contribuir com a formação de consumidores mais conscientes no futuro, a Mercur busca resguardar as crianças do assédio comercial e não incentivar a banalização do hábito de consumir. Por isso, não desenvolve ações voltadas à publicidade infantil.

Confira como aconteceu a construção desse posicionamento:

Clique aqui e confira o Guia Jeito Mercur de se relacionar com o público infantil na íntegra.

Borracha Nativa

Desde 2010, a Mercur adquire borracha natural de árvores nativas da Amazônia por meio de seringueiros que vivem em duas áreas protegidas: Reserva Extrativista Rio Iriri e Terra Indígena Xipaya, localizadas no município de Altamira – Pará. Esta ação faz parte do projeto Borracha Nativa e busca contribuir para a preservação da cultura dos povos da floresta e a consolidação das reservas extrativistas e terras indígenas.

 

 Ano 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023
Volume de
compra
(Kg)
4.839,9 4.839,9 8.229,3 8.707,7 5.995 3.908 2.026 2.676 1.807,2 8.650

Clique no link abaixo para conhecer mais sobre esta iniciativa de valorização do trabalho das populações tradicionais da floresta.

Conhecer projeto

CARBONO NEUTRO

As emissões de CO2 (Dióxido de Carbono) provenientes do uso intensivo de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão e gás natural, estão causando o aumento do efeito estufa e contribuindo para o aquecimento global. Essas emissões em níveis elevados estão gerando desequilíbrios climáticos, ameaçando a biodiversidade e a vida na Terra.  

Na Mercur, fazemos o inventário das emissões de gases de efeito estufa (GEE) desde 2009, identificando as fontes emissoras e a quantidade de CO2 emitida por cada uma delas. Em seguida, adotamos medidas para reduzir as emissões, como modificações nos processos, conversas com clientes e fornecedores, alterações nos transportes e incentivo a práticas sustentáveis.  

Além do inventário e das ações de redução das emissões, compensamos o que não pôde ser reduzido, por meio do plantio de árvores nativas. Para a compensação de cada tCO2e * (tonelada de CO2 equivalentes) são plantadas 6,3 árvores. Alguns fornecedores também realizam compensações em relação ao que transportam para a empresa. Com essas etapas de inventário, redução e compensação, desde 2015, somos uma empresa Carbono Neutro. 

   

Ano   2013   2014   2015   2016   2017   2018   2019   2020   2021   2022 
Emissões de GEE – tCO2e   2.623   2.678   2.103   1.800   1.683   1.648   1.352   981   1.053   1.145  

Laboratório de Inovação Social

O LAB, como é carinhosamente chamado, é um espaço de conexão entre a nossa empresa e a comunidade, onde é possível compartilhar, ensinar e aprender com oficinas, rodas de conversa, palestras, feiras, entre outras atividades. Ou seja, é um espaço aberto para uso dos colaboradores e dos moradores de Santa Cruz do Sul e região. 

Para saber mais sobre o funcionamento do laboratório, clique no botão abaixo.

Conhecer espaço

INSUMOS RENOVÁVEIS

Desde 2009, monitoramos um indicador que considera todos os insumos (materiais) utilizados em nosso processo produtivo. Quando desenvolvemos produtos novos ou fazemos melhorias nos já existentes, consideramos a possibilidade de substituir os insumos não-renováveis ou parte deles por insumos renováveis. Mas nem sempre é possível substituir e, neste caso, nos desafiamos a reduzir a quantidade de material usado no produto.

  

Ano    2014   2015   2016   2017   2018   2019   2020   2021   2022   2023
Itens 90 a 100% Renovável 34,5% 34,8% 34,8% 33,9% 32,8% 41% 46,8% 50,8% 44,5% 39,1%

 

Como isso acontece na prática?  

De todos os insumos que utilizamos, mais de 39% são de origem renovável. Desde 2013, deixamos de utilizar um montante de 397,6 toneladas de plástico nas embalagens da Saúde. 

Nossos produtos:  

Borrachas de Apagar Naturais e Termoplásticas

Substituímos a Dolomita por uma carga renovável de fonte vegetal. A dolomita é uma carga mineral, encontrada sob a forma de rochas sedimentares. Modificamos a composição do produto de: 12% renovável para 75% renovável. Além disso, dois modelos de borrachas termoplásticas, a TR Técnica e TR Biomas, possuem em sua composição, a fécula de mandioca (matéria-prima natural), o que as torna até 65% renováveis.

 

Borrachas de Apagar Naturais e Termoplásticas

Você pode encontrar esses e outros produtos de educação da Mercur em pontos de venda físicos como papelarias, bazares e atacados, ou de forma virtual, nos sites de vendas desse segmento.

Bolsa Térmica Natural e Bolsa Térmica Natural com Algodão Reciclado

São produzidas com matérias-primas cultivadas de modo agroecológico, conservando a biodiversidade dos locais, aproveitando um subproduto que era descartado e incentivando a preservação da Mata Atlântica e da palmeira juçara. Este é o primeiro produto da marca criado com matérias-primas 100% renováveis.

 

Bolsa Térmica Natural e Bolsa Térmica Natural com Algodão Reciclado

O desenvolvimento do produto considerou pequenos produtores e cooperativas (Cooperativa Justa Trama e a Econativa), que têm um alto senso de responsabilidade com o meio ambiente e com as pessoas.

Acessar Loja Virtual

Muleta Canadense

Desenvolvida no Brasil e utiliza 24% menos alumínio (matéria-prima não-renovável) que a versão anterior. A muleta é embalada com filme adesivo que envolve apenas o tubo, proporcionando mais visibilidade ao produto. Com a alteração, reduzimos o consumo de plástico nas embalagens em 75%.

 

Muleta Canadense

A Ponteira Articulada é fabricada em borracha natural e possui na sua composição sílica de origem vegetal, extraída da cinza da casca do arroz, o que a torna cerca de 70% renovável. 

Acessar Loja Virtual

NÃO FAZEMOS TESTES EM ANIMAIS

Na Mercur, valorizamos todas as formas de vida.Desde 2009, temos como premissa abolir os testes em animais em quaisquer etapas dos nossos processos produtivos.Esse posicionamento inclui priorizar fornecedores com a mesma conduta e hoje não realizamos nenhum tipo de testes em animais.

IMPORTAÇÕES

Buscamos promover a produção e economia local, gerando empregos, educação e qualificação para os trabalhadores da região. Além disso, queremos incentivar a inovação em produtos e serviços, agregando valor à cadeia produtiva local. Ao comprar localmente, contribuímos para aumentar a riqueza da região e, se houver relações comerciais justas, podemos impulsionar a redistribuição de riquezas e a redução das desigualdades sociais.  

Muleta Canadense

Comprar localmente tem também impactos ambientais, notadamente na redução de emissões de gases de efeito estufa e, em consequência, na diminuição da pegada de carbono ao prevenir deslocamentos. Hoje, 88% dos produtos Mercur são 100% nacionais.

LOGÍSTICA REVERSA 

A Logística Reversa é um tema essencial no nosso cotidiano.  Está prevista na legislação (Lei Federal 12.305/2010) e é caracterizada pelo conjunto de ações destinadas a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos à cadeia produtiva ou a outra destinação final ambientalmente adequada.  

Mas para além do cumprimento das obrigações legais, está diretamente ligada à nossa responsabilidade socioambiental e ao cuidado em relação aos impactos da nossa atuação.  

Estabelecemos uma política de Logística Reversa que visa desenvolver ações considerando desde a concepção de produtos, serviços e embalagens até o descarte final deles, envolvendo ainda o relacionamento com fornecedores, clientes e outros segmentos da sociedade. Além disso, buscamos minimizar a extração de recursos naturais, incentivar o reuso e a reciclagem, incluir as cooperativas de catadores na cadeia e estimular o diálogo com os públicos envolvidos, instigando a reflexão sobre os impactos do consumo humano.  

   

Política de Logística Reversa da Mercur: 

CONCEPÇÃO DO PRODUTO/PROCESSO  

  • priorização da aquisição de insumos, produtos, embalagens e outros materiais de fontes renováveis e/ou recicladas e com menor agressividade ao meio ambiente;  
  • desenvolvimento de produtos com maior vida útil, de acordo com a finalidade a que se destina;  
  • priorização de desenvolvimento de embalagens e produtos monocomponentes ou que possibilitem a separação das partes que o compõem para permitir o reuso ou a reciclagem;  
  • adequação do dimensionamento de produtos e embalagens de acordo com a finalidade a que se destina, para evitar desperdícios;  
  • redução da geração de resíduos e aparas em todos os processos, e desenvolvimento de alternativas para reuso ou reciclagem;  

 

INFORMAÇÃO  

  • disponibilização de informações para o correto descarte do produto e embalagens ao consumidor;  

 

PARCERIAS, RELACIONAMENTOS E ENGAJAMENTOS  

  • priorização do desenvolvimento local de parcerias com empresas, cooperativas ou outras formas de associação, para dar destino correto aos materiais, reusando, reciclando ou destinando de forma ambientalmente adequada;  
  • desenvolvimento de campanhas e diálogos junto aos consumidores, clientes, fornecedores e colaboradores para disseminar informações e ampliar o conhecimento sobre logística reversa e responsabilidade compartilhada;  
  • há mais de dez anos a Mercur tem uma parceria estabelecida com a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) por acreditar e incentivar também a economia solidária. Os serviços que prestam na cidade de Santa Cruz são o de Coleta Seletiva Solidária, Logística Reversa Solidária e Gestão da Usina Municipal de Triagem. Entregamos semanalmente para a cooperativa levar à usina de reciclagem materiais como papel, papelão, plástico colorido e cristal e lonas. 

 

PÓS CONSUMO  

  • desenvolvimento de sistemas para destinação ambientalmente adequada aos produtos comercializados e suas embalagens. 

REDUÇÃO DA DIFERENÇA ENTRE O MENOR E O MAIOR SALÁRIO

A Mercur adotou medidas para reduzir gradualmente a diferença salarial entre os extremos da organização. Os reajustes salariais anuais (com base no DIEESE) são aplicados com percentuais diferentes, dando maiores aumentos para quem recebe salários mais baixos. Isso ajuda a aproximar os valores extremos de salários ao longo do tempo.

A Mercur também começou a considerar benefícios relacionados à educação e saúde. Os reembolsos são concedidos com percentuais diferentes, favorecendo aqueles com salários mais baixos. 

Esse objetivo também influenciou a revisão do Programa de Participação nos Resultados da Mercur/PROMEPAR. Desde 2018, os benefícios desse programa são distribuídos igualmente para todos os colaboradores, independentemente do salário, o que contribui para uma maior aproximação na remuneração total dos funcionários.

MERCADO COM RESTRIÇÕES

A Mercur não realiza negócios e parcerias que contribuam para potencializar as operações dos seguintes mercados e práticas: tabaco, armamentos, jogos de azar, agrotóxicos, bebidas alcóolicas ou que imponham trabalho infantil, trabalho forçado ou maus-tratos aos animais. Acreditamos que esses mercados e práticas não promovem a valorização da vida.

Muleta Canadense

Optamos pela utilização da tecnologia disponível atualmente, realizando somente testes in vitro. Assim, garantimos a segurança dos nossos consumidores e atendemos às normas dos órgãos regulatórios, sem prejudicar nenhuma espécie. 

APRENDER PARA A VIDA 

Acreditamos que para construir coletivamente um mundo bom pra todo o mundo, a educação é fundamental, e é nesse contexto que existem as experiências de aprendizagem, nas quais o propósito é promover e convidar à reflexão, ao autoconhecimento e à evolução das pessoas.  

Estas experiências são encontros e iniciativas voltadas à aprendizagem para a vida como o Projeto Pescar e EJA.  

O Projeto Pescar busca capacitar jovens em situação vulnerável para o mercado de trabalho. O programa dura 12 meses e divide-se em desenvolvimento pessoal (60%) e curso prático (40%). A Fundação Projeto Pescar, responsável pelo programa, oferece formação gratuita em diversos países. A Mercur é um dos apoiadores e oferece o curso desde 2010. Os participantes saem qualificados para realizar atividades comerciais variadas. 

Além disso, em parceria com o Sesi – Polo de Educação de Venâncio Aires, o EJA – Educação de Jovens e Adultos fomenta o aprendizado das pessoas colaboradoras e permite a conclusão do ensino fundamental e médio. 

Usina Solar Fotovoltaica

A Usina Solar Fotovoltaica da Mercur está instalada na planta do Distrito Industrial, em Santa Cruz do Sul, em uma área de 2 hectares, com 2.690 painéis para geração de energia limpa. O empreendimento entrou em atividade em janeiro de 2023 e vai gerar aproximadamente 1,6 mil Mwh. A Usina supre mais de 50% da energia utilizada nas duas plantas empresa e essa capacidade pode ser ampliada futuramente.

Muleta Canadense

Saiba mais sobre essa iniciativa da Mercur que auxilia na produção e distribuição de energia limpa, contribuindo com a preservação e diminuindo o impacto ao meio ambiente.

Conhecer projeto

OCUPAÇÃO E RENDA 

Consideramos que as pessoas devam ter acesso à ocupação e renda. No entanto, essa não pode ser uma tarefa só de Governo, hoje com cada vez menos condições de realizá-la.  

Acreditamos que, tanto quanto outros atores sociais, temos um papel diante desse desafio gigantesco: o de procurar gerar, por meio de nossa atuação, de estratégias e planos, ocupação significativa de que as pessoas possam se orgulhar – e renda compatível. Acreditamos que as empresas são corresponsáveis pela prosperidade social e agimos de acordo.  Por isso promovemos:

  • Redução da carga horária com impacto na manutenção dos níveis de emprego. 
  • Aquisição de produtos orgânicos para uma alimentação mais saudável para as pessoas colaboradoras. Com isso, incentivamos o desenvolvimento local e fomentamos a economia dos pequenos produtores ligados a agroindústrias locais.
  • Criação de indicador de desempenho de Compras Locais, privilegiando as economias do entorno (cidades, estado e outros estados brasileiros).  
  • Incentivo à produção local e ao consumo consciente com a Feirinha de Quem Faz, espaço onde as pessoas colaboradoras podem expor o que produzem – alimentos, trabalhos manuais ou serviços – aproximando quem produz de quem consome. 

Confira nossas novidades em produtos e projetos.

Assine a nossa Newsletter