Educação, Saúde e Inclusão

Dificuldade de preensão: o que é e quais as causas?

Publicado em: 27 de setembro de 2021

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Por: Lab8284

Atividades como escovar os dentes, escrever e se alimentar podem ser facilitadas com soluções simples para quem tem dificuldade de segurar objetos

No dia a dia, são inúmeras as atividades que exigem coordenação motora fina, força nas mãos e dedos, articulação do punho. Muitas vezes, nem percebemos que estamos com dificuldades, pois o movimento é tão automático que nem sempre imaginamos que ele poderia ser mais fácil, mais firme, mais seguro.

Outras vezes, estamos em reabilitação e tão ocupados com a recuperação que não nos damos conta de que estamos com os movimentos limitados. Ou reconhecemos, mas não lembramos que existem soluções para facilitar nossas limitações, sejam elas temporárias ou não.

Muitas pessoas vivem com dificuldades de não ter firmeza suficiente nas mãos para segurar a caneta ou escovar os dentes, se alimentar e se maquiar. A dificuldade de preensão, ou seja, a dificuldade de segurar objetos, pode acontecer com pessoas de qualquer faixa etária.

São inúmeras patologias que podem causar esta dificuldade: artrite reumatóide, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, acidente vascular cerebral, traumatismo craniano, lesão medular, paralisia cerebral, atrofia muscular espinhal.

Quando falamos em recursos de inclusão, podemos citar produtos que ajudam as pessoas a realizarem suas atividades. Além da saúde, dentro dos tratamentos de recuperação, reabilitação e desenvolvimento, produtos de Tecnologia Assistiva, que chamamos de produtos de Inclusão na Mercur, também são muito importantes na área da educação, pois permite que as pessoas tenham acesso ao que antes estava impossibilitado pelas suas condições.

Quais recursos podem ser utilizados para inclusão?

Conhecidos como facilitadores da vida diária, os recursos de tecnologia assistiva auxiliam as pessoas a terem mais autonomia e independência.

Os engrossadores podem ser usados para ajudar na preensão e manuseio de talheres, pincéis, lápis de cor, canetas e outros materiais que tenham um design mais alongado e  fino.

Os fixadores de mão têm uma ampla capacidade de apoio: podem ser adaptados para segurar talheres, canetas, lápis, mamadeiras, copos, xícara e garrafas. Como eles possuem diferentes tamanhos, ajudam a fixar na mão uma infinidade de objetos.

As pulseiras de peso são um bom exemplo de recurso que pode ser associado com engrossadores ou fixadores, pois estabiliza o movimento do braço para que o outro recurso cumpra a função de preensão.

Outros materiais como o Borrachão de Apagar Curto, que auxilia no desempenho de apagar, pois estabiliza o movimento da mão. E as colas branca e em gel, que possuem frascos em formato ergonômico, que se encaixa perfeitamente na mão.

Uma mão feminina segura um pincel amarelo com a ajuda de um fixador em tira na cor azul. Ela está pintando uma folha em branco e ao lado tem um recipiente com tintas nas cores azul, amarelo, vermelho e preto.

Com soluções simples, as dificuldades de preensão podem ser superadas abrindo novas possibilidades de ampliar a capacidade das pessoas. #PraCegoVer #PraTodosVerem Uma mão feminina segura um pincel amarelo com a ajuda de um fixador em tira na cor azul. Ela está pintando uma folha em branco e ao lado tem um suporte de tintas nas cores azul, amarelo, vermelho e preto.

Produtos feitos a partir da cocriação

O mais incrível é que aqui na Mercur esses produtos foram cocriados. Profissionais de saúde, educação, design, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e seus familiares, pensaram juntos em soluções simples que auxiliam na execução de atividades de rotina.

Alguns destes recursos, cocriados utilizando essa inteligência coletiva, favorecem a independência e, em alguns casos, até a autonomia, assim como a qualidade de vida das pessoas com dificuldade de preensão.

Assista ao vídeo e veja como os produtos de inclusão da Mercur tem impacto na vida das pessoas:

Quer conhecer todas as soluções que desenvolvemos relacionadas à inclusão? Clique aqui, navegue em nossa loja virtual e fique por dentro.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter