Conheça técnicas para aliviar cólicas de bebê
Tempo estimado de leitura: 6 minutos
Enfermeira pediátrica recomenda utilização de calor para ajudar com desconforto
Cólicas em bebê são bastante comuns e incômodas, além de preocupar os cuidadores que precisam lidar com a situação de desconforto dos pequenos. Os principais sintomas de cólica são o choro forte e intermitente, que se intensifica e persiste, e o mal-estar causado pelas contrações da musculatura abdominal. O intestino ainda em formação é o que causa a cólica. Após uma consulta com o pediatra, para confirmação de que está tudo dentro da normalidade das fases da vida do bebê, não há motivo para preocupação, pois é apenas um desconforto, que ocorre especialmente à tarde e à noite, segundo especialistas.
De acordo com a enfermeira Ingre Paz, especialista em saúde da criança e em UTI neonatológica e pediátrica, as cólicas são mais comuns de aparecerem em bebês que recebem fórmula láctea e ocorrem até os 100 dias de vida do recém-nascido (bebês de 1 a 4 meses). O padrão é que as cólicas iniciem entre os primeiros 15 dias após o nascimento e durem cerca de três horas por dia, durante seis semanas e diminuam até o quarto mês de vida do bebê, até que desapareçam.
Durante esse período, não há como evitar a cólica no bebê, mas alternativas e técnicas aliviam os sintomas, que envolvem recursos não invasivos, como a termoterapia, massagem e até trocar a posição do bebê. Acompanhe quais são:
Aplicação de compressa aquecida para cólica
A aplicação de calor com compressa morna em uma temperatura confortável à pele é bastante recomendada para tratar cólica em recém-nascidos. A técnica ajuda os músculos abdominais a relaxar, melhorando a circulação sanguínea, reduzindo o desconforto e auxiliando na eliminação dos gases, explica Ingre:
“A termoterapia é todo processo que usa a mudança de temperatura dos tecidos do corpo para realizar algum tratamento, principalmente terapêutico. Após, se persistir, pode ser preciso tratamento medicamentoso com supervisão de pediatra”, aponta a enfermeira.
A Mercur desenvolveu uma Bolsa Térmica Natural para Bebês em cocriação com profissionais de saúde na área neonatal e cuidadores de crianças. O que resultou em uma tecnologia que proporciona a sensação de conforto ao bebê no tamanho adequado para sua pequena barriga. Para utilizá-la, basta aquecê-la por 30 segundos no microondas ou 20 minutos em um forno elétrico e posicionar na barriga do recém-nascido.
Com essa proposta também existe a opção para os mais crescidos: a Bolsa Térmica Gel Gato. Um pouco maior do que a para bebês e com um formato e visual lúdico.
Manter o bebê aquecido
Outra opção também muito eficaz para acalmar a cólica dos bebês, é dar um banho morno (em temperatura entre 36 e 37 graus) e, após, enrolar o bebê em uma manta ou cobertor. Com a mesma premissa da bolsa térmica aquecida, irá auxiliar a aliviar a dor dos pequenos.
Ajustar a posição do bebê
Outra técnica que pode ajudar a aliviar a cólica do recém-nascido é ter atenção à posição do bebê. Na hora do aleitamento, é recomendado que ele esteja em um ângulo inclinado, em que sua cabeça não fique deitada. Desta forma a quantidade de ar ingerida será menor, diminuindo os movimentos no abdômen e, consequentemente, a cólica.
Deixar o bebê de bruços também é uma dica para aliviar o desconforto. Pode ser no berço ou sobre o antebraço, e fazer movimentos circulares nas costas do pequeno, aliviando a tensão.
Massagem
Massagear a região abdominal do bebê que sofre de cólica irá ajudar a passar a dor dos movimentos que o seu intestino em formação causam. Uma maneira de fazer isso é deixá-lo com a barriga para cima e fazer movimentos circulares. Utilizar óleos específicos para bebês pode ajudar na execução da técnica. Para complementar, especialistas recomendam que seja feita uma pequena ginástica com o recém-nascido, esticando e retornando sua perninha, para que haja alívio dos gases.
Saiba mais sobre a Bolsa Térmica Natural para Bebê
A bolsa térmica natural para bebês da Mercur é feita com matérias-primas renováveis, provenientes de agricultura familiar e vindas de processos agroecológicos; livres de qualquer componente químico. Seu tecido é de algodão orgânico, hipoalergênico, confortável e sem tingimento. Já o preenchimento é feito de caroços de palmeira juçara, que é a sobra da extração da polpa de açaí, cultivados por produtores agroecológicos e cooperados da região da Mata Atlântica.
LEIA MAIS: Termoterapia: quando usar o frio e quando usar o calor
O produto pode ser utilizado para termoterapia quente e, também, fria. No segundo caso é indicada para tratamentos de pré e pós-aplicação de injeções e vacinas, alívio de febres e de picadas de insetos, além da redução de edemas e hematomas leves.
*Apesar da cólica ser algo comum, há casos persistentes em que é necessário a consulta com um médico especialista.
2 respostas para “Conheça técnicas para aliviar cólicas de bebê”
Deixe um comentário
Você receberá uma resposta em breve.
Boa tarde!
Como faço para adquirir a bolsa térmica?
Desde já agradeço.
Olá, Jéssica. Tudo bem? Você pode encontrar a nossa Bolsa Térmica Natural para Bebês na nossa Loja Virtual: loja.mercur.com.br/bolsa-termica-natural-para-bebe/p. Caso você queira localizar esse produto em uma loja física perto de você, nos envie de qual cidade e estado você está falando, certo? Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.