Quais são os tratamentos alternativos para dores na mandíbula
Tempo estimado de leitura: 6 minutos
Terapias de frio e calor podem auxiliar no desconforto de dores na ATM, por exemplo.
As dores na mandíbula podem ser muito incômodas e prejudicar a qualidade de vida das pessoas. Entre as causas mais comuns associadas estão o bruxismo, a Disfunção Temporomandibular (DTM), que acontece na Articulação Temporomandibular (ATM) e nos músculos mastigatórios, e problemas dentários. Alguns dos sintomas são dores de cabeça e dor próxima ao ouvido. Além dos medicamentos, existem recomendações e alternativas que podem ajudar a tratar essas dores na região do rosto.
A dentista especializada em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial pela Associação Brasileira de Odontologia Dra. Karine Butzke (CRO RS 12264) indica tratamentos alternativos para dores na mandíbula.
Confira seis tratamentos alternativos para dor na mandíbula
- 1) Fisioterapia: Um fisioterapeuta especializado pode auxiliar no alívio da dor na mandíbula através de exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos envolvidos. Esses exercícios podem ajudar a melhorar a mobilidade da mandíbula e reduzir a tensão muscular. O fisioterapeuta também pode utilizar técnicas de massagem para relaxar os músculos da região.
LEIA MAIS: Dores na mandíbula: tipos e formas de aliviar este desconforto
- 2) Terapia com calor ou frio: A aplicação de calor ou frio (termoterapia) na região da mandíbula pode proporcionar alívio da dor e redução da inflamação. Uma compressa quente pode ajudar a relaxar os músculos tensos, enquanto uma compressa fria pode reduzir a inflamação. O Suporte com Bolsa Térmica Gel para Tratamento Orofacial e DTM da Mercur oferece uma terapia térmica não invasiva para o alívio dos sintomas das Disfunções Temporomandibulares (DTM) e de Dores Orofaciais (DOF), e pode ser aplicado nesses casos.
Desenvolvido em conjunto com usuários e profissionais especialistas, o Suporte com Bolsa Térmica Gel proporciona um tratamento adequado, seguro, confortável e prático. Seu design anatômico e exclusivo permite o tratamento simultâneo dos dois lados da face e da região cervical, proporcionando um alívio efetivo das dores e tensões musculares na mandíbula.
Composto por bolsas de gel envolvidas em capas removíveis, o suporte pode ser ajustado para diferentes circunferências de cabeça, garantindo um encaixe perfeito. Além disso, é hipoalergênico, dermatologicamente testado e possui registro Anvisa, garantindo sua qualidade e segurança de uso.
- 3) Acupuntura: É uma técnica da medicina tradicional chinesa que utiliza agulhas finas inseridas em pontos específicos do corpo para estimular a cura e aliviar a dor. Tem sido utilizada com sucesso no tratamento da dor na mandíbula, ajudando a relaxar os músculos e aliviar a tensão. A acupuntura alivia dores em diferentes regiões do corpo.
- 4) Mudanças na alimentação: Evitar alimentos duros e pegajosos pode reduzir o esforço exercido sobre a mandíbula durante a mastigação, aliviando a dor. Optar por alimentos macios e fáceis de mastigar, como sopas, purês e alimentos cozidos, pode ajudar a reduzir a pressão sobre a articulação temporomandibular – principalmente em casos de crise. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e psicoestimulantes, como cafeína também ajudam a reduzir as crises de dor.
LEIA MAIS: Termoterapia: quando usar o frio e quando usar o calor
- 5) Técnicas de relaxamento e atividade física: O estresse pode contribuir para a dor na mandíbula. Portanto, técnicas de relaxamento, como meditação, yoga e respiração profunda podem ajudar a reduzir o estresse e a tensão muscular, aliviando a dor. Praticar atividades físicas regularmente também traz benefícios significativos para a saúde geral e o bem-estar.
- 6) Odontologia: Se a dor na mandíbula for causada por bruxismo do sono, o dentista pode recomendar o uso de uma placa oclusal. Essa placa é colocada sobre os dentes durante o sono e ajuda a proteger os dentes do ranger ou apertar excessivamente, além de aliviar a pressão sobre a mandíbula e as ATMs (articulações temporomandibulares). Ou, nos casos de bruxismo em vigília, técnicas de biofeedback, percepção e controle do hábito de apertar/encostar os dentes ou tensionar a mandíbula podem contribuir para o alívio das dores na mandíbula. Quando a dor na mandíbula for proveniente de uma DTM (disfunção temporomandibular), outras terapias como a técnica de agulhamento seco e laserterapia também podem ser utilizadas no controle e alívio da dor.
Como saber a causa da dor na mandíbula
É importante ressaltar que é fundamental consultar um profissional de saúde para obter um diagnóstico preciso e um tratamento adequado para a dor na mandíbula. Cada caso é único e requer uma abordagem personalizada. O profissional poderá avaliar a causa subjacente da dor e indicar as melhores opções de tratamento.
O tratamento das dores na mandíbula envolve uma abordagem multidisciplinar, com o envolvimento de profissionais de saúde de diferentes áreas. Além das terapias de calor e frio, como a Suporte com Bolsa Térmica Gel para Tratamento Orofacial e DTM, é importante considerar outras alternativas, como fisioterapia, acupuntura, mudanças na alimentação, prática de atividade física, técnicas de relaxamento e tratamento com cirurgião-dentista especialista na área da DTM e dor orofacial. Com um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado, é possível encontrar alívio para as dores na mandíbula e melhorar a qualidade de vida.
LEIA MAIS: Meditação: uma prática de saúde integrada que merece a sua atenção
Você receberá uma resposta em breve.
Deixe um comentário