Como fazer atividades de colagem com crianças?
Tempo estimado de leitura: 4 minutos
A atividade com o uso de cola exercita a coordenação motora e a criatividade durante o aprendizado
Analisar figuras, texturas, papéis, recortar e colar. Uma atividade que parece simples aos olhos adultos, mas que possui um papel fundamental no desenvolvimento da criatividade das crianças.
Não é à toa que os trabalhos com colagem são sempre os mais divertidos para os pequenos. A cola é um material a ser descoberto pelos olhos curiosos e mãos rápidas das crianças.
De acordo com Iná Grabin, professora de artes formada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), é na infância que as crianças exploram as possibilidades do material e entendem sua utilidade e funcionalidade.
“Nesse processo de aprendizado, a cola acaba desempenhando funções bastante inusitadas e desenvolvendo outras habilidades além de simplesmente colar: sentir a cola na mão, perceber ela secando e ver que ‘segue grudando’, fazer desenhos com a cola sobre papéis coloridos e perceber que, ao secar, o desenho muda ou então desaparece, entre outros tantos testes que as crianças desenvolvem no brincar com o material”, afirma Iná.
A cola no processo de aprendizagem das crianças
O processo de aprendizagem é vinculado à exploração. À medida que as crianças vão tendo contato com a cola e outros materiais escolares, sentindo texturas, elas entendem para que servem e que usos podem dar a elas.
“À medida que as crianças pequenas vão decifrando esse material, elas vão atribuindo outros usos e entendendo a sua funcionalidade, seja espalhando cola líquida com pincel, com a ponta do recipiente, com os dedos, ou realizando desenhos com cola bastão. O caminho da descoberta do produto até o aprendizado para a sua função é cheio de brincadeiras e marcas”, relata.
De acordo com a professora de artes, brincar com as colas, manusear o frasco, e até as tentativas de aplicação com precisão em diferentes superfícies, contribuem significativamente para o desenvolvimento da coordenação motora fina, permitindo que as crianças articulem movimentos corporais e construam maior consciência desses movimentos.
“Com a cola, as crianças podem criar variadas composições visuais com diferentes elementos, desenvolvendo também sua percepção espacial. A criação de colagens, montagens e até mesmo pequenas esculturas proporciona uma experiência de exploração criativa, rica e envolvente, desenvolvendo a capacidade de percepção visual, criatividade, imaginação e consciência espacial “, conclui.
Como os pais podem participar das atividades de colagem?
O papel dos pais é fundamental para o aprendizado e exploração da criatividade da criança. Uma dica trazida pela professora é o trabalho do artista Henri Matisse, que possui um acervo de obras de colagem com formas de papéis coloridos colados uns sobre os outros.
“Essa atividade pode ser facilmente elaborada com uma base de papel e algumas formas orgânicas ou geométricas em papéis coloridos e cola para realizar composições”, explica.
Exercícios de colagem com elementos da natureza também podem ajudar na criatividade e na coordenação, assim como atividades que transformam imagens e objetos em outras composições. Iná afirma que brincadeiras como colagem de papéis de diferentes texturas e maleabilidades também podem auxiliar na criação de composições que saem do plano bidimensional.
Colas como instrumento de inclusão
Além de permitir o desenvolvimento da criatividade e da coordenação motora, a cola pode ser um instrumento inclusivo dentro do ambiente escolar. A Cola Branca e a Cola em Gel foram desenvolvidas em um formato cilíndrico e robusto que facilita o manuseio e ajuda a estabilizar o movimento das mãos. O bico aplicador também auxilia nas colagens mais precisas.
Além disso, as colas da Mercur não são testadas em animais, promovendo o cuidado com o meio ambiente e a responsabilidade social desde sua fabricação.
Você pode encontrar outros materiais escolares inclusivos na loja online da Mercur.
Você receberá uma resposta em breve.
Deixe um comentário