Educação

Qual o melhor tipo de borracha de apagar e quando usar?

Publicado em: 27 de setembro de 2024

Tempo estimado de leitura: 13 minutos

Por: Arquipélago

Naturais ou termoplásticas, para sala de aula ou uso artístico, as possibilidades são diversas, entenda qual se encaixa melhor à sua necessidade

Neste texto você vai encontrar:

  • O que é a borracha natural
  • O que é a borracha termoplástica
  • Borrachas para uso escolar
  • Borrachas para uso artístico
  • Compromisso sustentável das borrachas
  • Borrachas como forma de inclusão

É muito comum encontrar pessoas que já usaram uma borracha escolar da Mercur durante sua vida estudantil. A Borracha Prima, por exemplo, já tem mais de 80 anos de história, passando por diferentes gerações. 

Mas cada borracha foi pensada e desenvolvida para ajudar estudantes e profissionais artísticos a desenvolverem melhor suas atividades.

Quais são os diferentes tipos de borracha?

De acordo com Angélica Jappe, responsável pelos projetos da área de educação na Mercur, hoje são fabricados dois tipos: borrachas de apagar naturais e à base de termoplásticos. 

O que é a borracha natural?

A Mercur produz diferentes modelos de borracha de apagar, desde as tradicionais Borracha Record, as ponteiras de borracha, a borracha Oval e Delta, Clean e a Prima, encontradas com facilidade em papelarias e bazares pelo Brasil. 

Essas borrachas são parceiras da vida escolar de gerações, inclusive levantando mistérios, como por exemplo, quem é o homenzinho da Mercur, que respondemos em outro texto.

As borrachas naturais são produzidas a partir do látex das seringueiras, matéria-prima renovável. 

Um dos compromissos da Mercur é com o Projeto Borracha Nativa, que produz a Borracha Nativa da Amazônia – feita com 100% látex da região, apoiando comunidades extrativistas. Suave ao apagar, tem coloração natural e possui até 78% de matérias-primas renováveis.

Elas têm também em sua composição o fáctis, que proporciona maior maciez e evita que o grafite borre ao ser apagado. 

O que é uma borracha termoplástica?

As borrachas termoplásticas são resistentes à dobra e não mancham o papel. Elas são derivadas do petróleo, uma matéria prima não renovável.

De acordo com Angélica, o processo de produção das borrachas termoplásticas permite que os resíduos sejam reaproveitados na fabricação de novas borrachas, diminuindo o desperdício. 

Um exemplo é a Borracha TR Technik, que possui alta qualidade para apagar, ao mesmo tempo que é suave, proporcionando maior precisão. Mas seu grande diferencial está na composição, pois possui até 65% de matérias-primas naturais, tornando-se assim a borracha termoplástica mais renovável do Brasil.

Os novos desenvolvimentos em borracha TR também estão começando a receber matérias-primas naturais em sua composição, tornando o produto mais renovável. Todas as aparas e rebarbas decorrentes da fabricação retornam ao processo e nada é perdido. Nossos laboratórios estão em constante estudo para reduzirmos cada vez mais a utilização de insumos não renováveis em todos os produtos “, explica. 

Borrachas como instrumento de aprendizado

Existem outras linhas voltadas ao público escolar com temáticas especiais, que ajudam a levar conhecimento para as crianças, como a Borracha Aprender para a Vida e a Borracha das Expressões Regionais.

A Borracha Natural Biomas do Brasil apresenta referências dos seis biomas brasileiros: Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado, Amazônia e Pampa. Com estampas de 18 animais, três de cada bioma: um popular, um pouco conhecido e um em extinção. 

“Ela possui QR Code que direciona para o site do Programa, com informações e curiosidades sobre os animais e os biomas brasileiros, além de dicas práticas sobre a preservação do meio ambiente”, explica Angélica. 

Outros temas de aprendizado também são trazidos em outras linhas de borrachas termoplásticas: TR Sentimentos, TR Anatômica, Flash. TR Tons Pastel, TR Color Mix, TR Color, TR Neon, TR Fun e TR Sistema Solar. 

Borrachas para trabalhos artísticos

Mas as borrachas naturais não se limitam apenas à sala de aula, existem modelos específicos para quem realiza trabalhos artísticos, como por exemplo, a borracha tinta e lápis, a Studio e a Nankin. 

A borracha Art Visual, Prisma, e a borracha TR Technik, também são indicadas para quem realiza trabalhos artísticos devido a sua precisão ao apagar, ao mesmo tempo que realiza isso de forma suave, sem danificar o trabalho. 

Borrachas como instrumento de inclusão

Segundo Angélica, a Mercur constantemente busca fortalecer sua conexão com escolas e educadores, sempre atenta a entender melhor as necessidades e expectativas em relação ao uso das borrachas de apagar. 

“Nos deparamos com as necessidades que por vezes crianças com algum tipo de deficiência motora ou intelectual têm, como a dificuldade de segurar uma borracha pequena e leve; tremores nas mãos e movimentos involuntários decorrentes de não ter um produto com o peso adequado para estabilizar os movimentos”, relata.

Pensando nisso, a Mercur lançou o Borrachão e Borrachão Longo, borrachas mais pesadas que a maioria, facilitando o apagar por pessoas que possuem tremores nas mãos, pois o peso estabiliza os movimentos. 

“Além disso, possuem o nome em português, libras e escrita de sinais impressos na borracha. Sua tonalidade, não tão branca, facilita o uso por pessoas com baixa visão. O modelo longo permite a pega por quem segura objetos com a palma da mão (preensão palmar). Também são mais macias do que as demais borrachas, auxiliando pessoas que não conseguem fazer o movimento de vai e vem do apagar”, explica Angélica. 

Compromisso com a qualidade

Angélica explica ainda que todas as borrachas desenvolvidas pela Mercur passam por uma série de testes para garantir a qualidade e segurança de seus produtos. 

Nestes testes são avaliadas a apagabilidade, dureza/maciez, farelo e residual de cor, a fim de comprovar que o material não mancha o papel no ato do apagar.

“A cada lote de produção, realizamos testes de controle de qualidade, como curva reométrica e controle de cor padrão, assegurando que nossas borrachas mantenham a sua qualidade e características durante todo o tempo de uso. Além disso, a borracha possui a Certificação do Inmetro, que garante que o produto é adequado ao uso infantil, passando por rigorosos testes de conformidade, como análise de materiais pesados, microbiológicos e de ftalatos.”, conclui. 

Você encontra as linhas de borrachas da Mercur em papelarias e bazares de todo o Brasil, já as borrachas voltadas à inclusão, você encontra em nossa loja online.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

2 respostas para “Qual o melhor tipo de borracha de apagar e quando usar?”

  1. Noah disse:

    Bacana, sempre utilizei as borrachas da Mercur 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviando comentário, aguarde..

Assine a nossa Newsletter