Saúde

Quais são os tipos de andadores e qual usar em cada caso?

Publicado em: 8 de outubro de 2024
Por: Maré – Marca e Conteúdo

Especialista explica a função de cada modelo de andador e dá dicas para um uso mais eficiente.

Neste texto você vai encontrar:

  • O que são os andadores
  • Modelos de andadores e indicações de uso
  • 5 dicas para o uso correto dos andadores

A população idosa é a que mais cresce no Brasil atualmente. De acordo com o Censo 2022 realizado pelo IBGE, existem 32 milhões de pessoas idosas no país. Uma projeção realizada pelo instituto aponta que em 2060, essa população atingirá a marca de 58,2 milhões.

O envelhecimento é um processo natural, mas que apresenta desafios devido às mudanças corporais e neurológicas que afetam a mobilidade e a independência da pessoa. 

Neste sentido, o auxílio de recursos como andadores, seja para promover mais autonomia na locomoção da pessoa idosa ou durante um processo de recuperação cirúrgica, por exemplo, pode ser um diferencial.

O que é um andador?

Assim como as bengalas, muletas e outros recursos, o andador é um Dispositivo Auxiliar de Marcha (DAM).

O fisioterapeuta George Winsgton, especialista em traumato ortopedia e desportiva 

com atuação em ênfase na saúde da pessoa idosa, explica que o principal objetivo do andador é a prevenção de quedas e o aumento da segurança ao caminhar, proporcionando mais independência e liberdade nos movimentos. 

 “Vemos essa ferramenta de forma valiosa para ajudar pessoas a manter sua independência e segurança ao se deslocar” afirma George.

Quais os benefícios do uso de andador?

Além de promover independência e liberdade na realização de movimentos, outro benefício é a prevenção de quedas para pessoas idosas, em recuperação cirúrgica ou com deficiência motora. 

George destaca também que o andador gera mais segurança para realizar passeios e caminhadas devido à sua base mais larga e estável, além de aliviar a pressão nos membros inferiores. 

Quais são os tipos de andadores?

Existem diversos modelos de andadores, e a escolha deve levar em consideração o objetivo do usuário, sua capacidade física, o espaço de uso do equipamento e a resistência do recurso em relação ao peso da pessoa usuária. Uma questão importante a ser avaliada também é se ele é fácil de ser transportado e guardado, como o modelo de andador desmontável.

Andador Fixo

De acordo com o fisioterapeuta, esse modelo é o mais popularmente conhecido, possui quatro apoios, não tem rodas e não dobra.

As mãos apoiam nas barras superiores paralelas e ele deve ser levantado do chão e impulsionado para frente para que seja usado. 

“Não é um modelo indicado para quem tem fraqueza nos braços ou algum tipo de questão motora que justifique a articulação, como mover de lado facilmente ou as rodas”, afirma.

Andador Articulado

É semelhante ao fixo, mas com o diferencial de que o andador articulado é possível dobrar, e para fazer o movimento de marcha não é preciso tirá-lo totalmente do chão, pois ele pode ser movido um lado de cada vez proporcionando um caminhar mais fácil.

Andador com Rodas

Segundo George, o andador com rodas é parecido com o articulado. Seu diferencial está nas rodas em duas das suas quatro pontas, permitindo que a pessoa usuária se movimente sem precisar levantá-lo completamente, tornando-o mais fácil e seguro de usar.

Andador Desmontável

O maior diferencial do Andador Desmontável é sua praticidade em termos de armazenamento e transporte. A inclusão de itens como rodas na parte frontal facilitam a locomoção, além disso é possível regular a altura de acordo com a necessidade da pessoa que está usando. 

Andadores para pessoas com fraqueza nos braços ou mobilidade reduzida

O fisioterapeuta George Winsgton ainda destaca dois outros modelos de andadores que são boas opções para quem possui fraqueza muscular nos braços, impedindo movimentos como levantar o andador para a marcha, ou mobilidade reduzida.

Andadores com assento

Esse modelo permite que, quando necessário, a pessoa usuária sente-se e descanse durante o percurso, ideal para deslocamentos maiores. 

Andadores com 4 rodas

Segundo George, esses são modelos mais modernos e sofisticados. Eles têm 3 ou 4 rodas e algumas pessoas os chamam de “carrinhos”. Possuem freios de fácil uso e excelente estabilização.

Quais são os riscos de usar andadores de forma errada?

De acordo com o especialista, o uso incorreto pode aumentar o risco de quedas e prejudicar a postura da pessoa usuária, resultando em dores no corpo. 

O fisioterapeuta aponta cinco dicas de ajustes para que o uso do andador seja feito de forma correta e segura, proporcionando independência nos movimentos:

  1. Estar com os ombros relaxados e as mãos sobre as barras laterais, com os cotovelos ligeiramente flexionados;
  2. As mãos devem ficar na altura da cintura, sobre o osso chamado trocânter maior  (aquele ossinho que conseguimos palpar na região do quadril);
  3. Antes de usar o andador livremente, é importante treinar até ganhar maior segurança;
  4. Erguer o andador à frente do corpo utilizando como parâmetro máximo a distância do braço. Usar as barras para sustentar o peso do corpo e avançar primeiro com a perna mais frágil. Em caso de alguma lesão ou cirurgia recente na perna, a primeira a avançar deve ser a perna “doente”. 
  5. ⁠À medida que for caminhando, é preciso empurrar as alças do andador para baixo, para descarregar o peso do corpo e permitir que a perna avance sem que o andador se mova. 

“É Importante permanecer sempre ereto, não se debruçar sobre o andador, olhar sempre a frente  e nunca somente para baixo. Se for mudar de direção, realizar de forma lenta e com passos mais curtos, não levar o andador muito à frente, evitando desequilíbrios. Não tentar subir escadas utilizando o mesmo”, explica George.

O que levar em consideração na hora de escolher um andador?

Sempre consulte uma pessoa profissional de fisioterapia para avaliar as necessidades de mobilidade da pessoa idosa para que o modelo seja o mais adequado possível.

A Mercur possui uma linha de andadores que atende às principais necessidades de pessoas idosas, com mobilidade reduzida ou em recuperação de lesões. 

Você pode conhecer toda a linha de andadores e outros itens de mobilidade da Mercur em nossa loja online.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter