Saúde

Bengala de alumínio da Mercur ganha selo de segurança

Publicado em: 19 de dezembro de 2023

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Por: Arquipélago

Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) certifica itens que são adequados para pessoas acima dos 60 anos.

Agora as pessoas que buscarem por uma bengala de alumínio 4 pontas com apoio da Mercur como uma opção de uso, perceberão que o produto traz uma novidade: o Selo Funcional da IBTeC. Lançado em 2023, na Longevidade Expo+Fórum, a certificação avalia produtos a partir da sua funcionalidade, levando em consideração a adequação destes para as pessoas na faixa etária acima dos 60 anos. Este modelo de bengala da Mercur contém base de apoio maior, com 4 ponteiras flexíveis, o que dá mais aderência ao solo e passou pelo protocolo de testes do instituto, que avaliou como uma pessoa que precisa deste auxílio o utiliza.

“Este selo ratifica que a empresa e o produto consideraram em seu projeto as questões naturais do envelhecimento, bem como seus impactos no corpo humano”, explica Juliana Wilborn, do Laboratório de Biomecânica do IBTeC, que atua há quase 50 anos contribuindo com soluções técnico-científicas para a indústria coureiro-calçadista, de componentes, EPIs e têxtil. O selo é uma parceria com o Instituto Moriguchi, Geriatria e Clínica Senger e consultoria SeniorLab.

A Bengala 4 pontas com apoio Mercur é fruto da cocriação entre usuários e seus familiares, profissionais da saúde e parceiros de áreas relacionadas com a produção, além da equipe de especialistas da empresa, que atuam em conjunto para buscar a melhor solução a partir de necessidades reais. Seu apoio de mão com cantos arredondados e design ergonômico contribui para melhor distribuição da pressão palmar, oferecendo conforto durante a caminhada. Para se adaptar às diferentes pessoas, a bengala de alumínio conta com 10 níveis de ajuste de altura, alça para punho e um suporte para apoiar pequenos objetos.

“A certificação é uma oportunidade de validação dos nossos esforços em pesquisa e desenvolvimento de produtos, principalmente por contar com respaldo de profissionais capacitados e guiados por metodologias validadas através de laboratórios e institutos renomados”, destaca Newton Spolador Cassanta, engenheiro de Projetos da Mercur.

Segundo o IBTeC, o Brasil possui hoje 31,5 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, ou seja, cerca de 15,3% da sua população. Os brasileiros com mais de 60 anos representam a população de toda a região sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Um dado econômico importante é que 20% do consumo de bens e serviços familiares são realizados por pessoas com 60 anos ou mais. A partir deste contexto, olhar para os produtos desenhados para esse público, garantindo sua qualidade e outros atributos, se torna necessário.

No estudo, realizado nas dependências do IBTeC, foram avaliados os seguintes pontos: manual descritivo (estrutura e entendimento do conteúdo disponibilizado ao usuário), ajuste, conforto, segurança, estabilidade, apoio extra, massa do produto e suporte para objetos. O parecer final do teste revela que a média dos resultados encontrados (satisfeitos e muitos satisfeitos) quanto à bengala de alumínio da Mercur foi igual ou superior a 70%, o que significa que o produto apresenta funcionalidade, recebendo o Selo Funcional, que passa a ter validade de 2 anos.

 

Mercur tem linha de produtos para mobilidade

Bengalas e outros dispositivos auxiliam pessoas com mobilidade reduzida dando suporte em sua caminhada, como andadores e muletas tem muitas vezes o seu uso associado às pessoas idosas. Porém, existem diversas situações em que pode ser necessário o apoio de acessórios de mobilidade, como no caso de torções, fraturas, contusões e cirurgias. As bengalas são indicadas para quem tem instabilidade ou falta de equilíbrio, além de situações de fraqueza, dores ou lesões leves nos membros inferiores.

Uma das premissas levada em conta pela Mercur para a criação desse produto é de que as bengalas precisam ser resistentes e leves. No caso das fabricadas pela Mercur, a matéria-prima utilizada é o alumínio, pois traz resistência, leveza, estabilização e segurança. A certificação do Selo Funcional da IBTeC garante que a Bengala 4 pontas com apoio Mercur está adequada para todos os públicos em relação ao manuseio, usabilidade e funcionalidade, especialmente os idosos.

 

Confira outras premiações das bengalas Mercur

Abril de 2022: lançada a nova linha de bengalas Mercur, produzidas nacionalmente e cocriadas com usuários, clientes, profissionais da saúde e do design, com características exclusivas pensadas para atender às necessidades reais das pessoas;

Novembro de 2022: fomos agraciados com duas renomadas premiações, fruto de toda a pesquisa e empenho no desenvolvimento de produtos que ajudam as pessoas a explorarem suas potencialidades. Em parceria com a Design Único, a Mercur conquistou a prata no 9° Prêmio Nacional Bornancini de Design, na categoria Equipamentos hospitalares, home care e tecnologias assistivas; e o ouro no prêmio internacional New York Product Design Award 2022, na categoria Home Care – Auxiliares de Mobilidade.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviando comentário, aguarde..

Assine a nossa Newsletter