Saúde

Como faixas elásticas e de resistência podem contribuir nas atividades físicas

Publicado em: 20 de março de 2023

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Por: Arquipélago

Entenda as diferenças dos acessórios que são práticos e leves para transportar.

Praticar atividades físicas com regularidade é muito importante. Seja caminhar, andar de bicicleta, alongar ou correr: estar em movimento mantém o corpo saudável e traz bem-estar. Existem muitas alternativas que auxiliam nas atividades físicas, sejam elas praticadas em casa, na academia ou com o apoio de fisioterapeutas. Entre os acessórios mais populares estão as faixas elásticas e as faixas de resistência, que são leves e fáceis de carregar, e ajudam a desenvolver a força muscular e a flexibilidade.

Ambas as faixas são úteis e podem ser usadas de maneira complementar em um programa de treinamento de atividade física ou tratamento fisioterapêutico. A escolha entre uma ou outra dependerá das necessidades individuais do paciente ou do praticante de atividade física. A principal diferença entre as faixas é a intensidade do treino ou indicação de tratamento que proporcionam.

 

Faixa elástica colabora com gama maior de exercícios físicos

A faixa elástica é geralmente menos resistente do que a faixa de resistência, permitindo um treino de menor intensidade e uma gama mais ampla de exercícios. As Faixas Elásticas da Mercur são feitas em látex natural, fonte renovável que mantém sua resistência durante o uso. A empresa oferece sete cores, que indicam uma força diferente – da suave até a máxima –, permitindo assim um aumento progressivo e adaptado ao tipo de objetivo.

A partir de diferentes tipos de exercícios físicos, as faixas elásticas contribuem para o fortalecimento e resistência dos músculos; melhora da coordenação motora; aumento da mobilidade de articulações, por exemplo, flexibilidade e força. Podem ser usadas, também, para prevenir e tratar lesões musculares e articulares, como em momentos pós-operatórios.

A faixa elástica pode ser usada em:
– Fisioterapia
– Terapia ocupacional
– Ortopedia
– Medicina do esporte
– Pediatria
– Geriatria
– Neurologia
– Medicina do trabalho
– Educação física

 

Saiba mais: Exercícios e atitudes simples trazem benefícios para a saúde – Mercur

 

Já a faixa de resistência é uma ferramenta de treinamento mais intensa e usada para aumentar a força muscular, porque oferece resistência adicional durante o exercício. Costumam ser feitas de materiais como látex, borracha ou tecido. As Faixas de Resistência da Mercur possuem três variações de cores, simbolizando as intensidades – leve, média e forte. São indicadas para treinamentos esportivos e funcionais (condicionamento físico), e também na prevenção e reabilitação de lesões. Feitas de poliéster e elastodieno, as faixas de resistência são práticas e podem ser utilizadas por pessoas de diferentes faixas etárias.

 

Saiba mais: 7 Dicas para evitar dores no punho depois de um esporte

 

Ambos os modelos de faixas – elásticas e de resistência – são recursos simples e de uso fácil que podem encorajar as pessoas a se exercitarem em qualquer lugar, permitem variar a prática esportiva, e tornam o processo de reabilitação mais autônomo.

 

A Mercur indica que antes de iniciar qualquer exercício físico busque-se orientação de profissionais da saúde ou de atividade física.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviando comentário, aguarde..

Assine a nossa Newsletter