Entenda: a dieta da mãe pode aliviar a cólica do bebê?
Tempo estimado de leitura: 7 minutos
Desconforto é comum até os três meses de vida, mas pode ser reduzido com alguns recursos.
- Neste texto, você vai ler sobre:
– Dicas de cardápio para lactante evitar cólicas no bebê;
– Causas das cólicas em bebês;
– Como a termoterapia pode aliviar cólicas no bebê.
As cólicas em bebês são comuns e ocorrem em função do sistema digestivo dos recém-nascidos, que ainda não consegue processar totalmente os alimentos – mesmo em casos de amamentação exclusiva, ou seja, quando as crianças consomem apenas o leite materno.
O desconforto costuma ter início quando o bebê tem três semanas e, geralmente, permanece até o terceiro mês, durando cerca de três horas por dia, em três dias da semana, conforme a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
“O microbiota intestinal de um recém-nascido não conta com a defesa natural necessária, podendo causar dor e desconforto”, explica a nutricionista Laís Di Foggi, que também é pós-graduanda em nutrição materno infantil.
Fatores como tipo de parto e hábitos na gestação têm influência, além da alimentação da mãe durante a amamentação. “A dieta na lactação pode influenciar, principalmente, em relação ao teor de vitaminas e de minerais. Enquanto a concentração dos macronutrientes, como proteínas, gorduras e carboidratos, não sofrem influência”, salienta Laís.
Confira dicas sobre a alimentação materna
Mantenha-se hidratada
O cuidado com a hidratação precisa ser redobrado, já que a parte líquida do leite é produzida a partir da hidratação da mãe e uma eventual desidratação pode afetar a qualidade do leite materno.
Com a intensa demanda de água para produção do leite, é comum a mãe sentir mais fome e sede e, por isso, a mulher que está amamentando pode ficar mais desidratada que o normal.
“Chás digestivos como erva doce, gengibre e funcho, consumidos três vezes por dia, podem ajudar muito na redução de cólicas”, indica a nutricionista Laís.
Procure ter uma dieta equilibrada: o cardápio para lactante evitar cólicas no bebê precisa ser variado, incluindo uma ampla variedade de alimentos saudáveis. Isso ajudará a garantir que a mãe esteja obtendo todos os nutrientes de que precisa para produzir leite materno de qualidade. O apoio da família é fundamental neste momento, com todos cuidando das tarefas domésticas, inclusive as relacionadas com a alimentação.
Coma com frequência
A lactante deve evitar muito tempo em jejum, procurando comer em intervalos de três a quatro horas.
Observe seu bebê
Preste atenção às reações do recém-nascido após as mamadas. Se notar que determinados alimentos parecem causar cólica, considere eliminar esses alimentos da dieta da mãe temporariamente e, depois, reintroduzi-los para observar como fica. O uso de calor na região abdominal da criança pode ajudar.
Como a termoterapia pode ajudar nas cólicas do bebê?
A Bolsa Térmica Natural para Bebês da Mercur é feita de 100% de algodão orgânico e preenchida com caroços de palmeira juçara, cultivados em processo de agroecologia.
Ela foi pensada e desenvolvida por mães, pais e profissionais da saúde, sendo macia e com formato, tamanho e peso ideais para o abdômen do bebê, auxiliando nas cólicas dos recém-nascidos, por ser uma bolsa térmica pequena.
Mantenha um ambiente calmo durante a amamentação: O estresse e a tensão podem afetar o bebê, causando a ingestão de ar durante a mamada e, por consequência, causando cólicas.
“O estado emocional e mental da mãe, como estresse, cansaço, privação de sono, falta de apoio e ansiedade, podem afetar negativamente a produção de leite materno. Quando uma mãe está estressada, o corpo pode liberar hormônios de estresse, inibindo a liberação de prolactina, um hormônio essencial para a produção de leite”, frisa a nutricionista Laís, especialista em nutrição materno-infantil.
O que evitar na alimentação para que o bebê não tenha cólica
Laís explica como montar um cardápio para lactante evitar cólicas no bebê, mas destaca que não existem estudos que comprovem que algum alimento seja a causa de cólicas em bebê.
“Leite, ovos, castanhas, leguminosas sem molho, cafeína, sucos cítricos, alho e cebola devem ser consumidos com moderação”, exemplifica Laís.
Porém, a profissional alerta que qualquer alimento só deve ser eliminado da sua rotina caso o bebê seja alérgico, o que deve ser avaliado por nutricionistas e pediatras.
Como aliviar a cólica do bebê?
- Evite alimentos gasosos: Alguns alimentos podem ser mais propensos a causar gases em bebês sensíveis. Estes podem incluir feijões, brócolis, couve-flor, repolho, cebola e alho. Reduzir o consumo desses alimentos ou cozinhá-los de maneira que se tornem mais digeríveis, pode ajudar.
- Limite alimentos que podem causar alergias: Em alguns casos, os bebês podem ser sensíveis a certos alimentos na dieta da mãe, como proteínas do leite de vaca, ovos ou amendoim. Se você suspeitar que seu bebê pode ter uma alergia alimentar, consulte um médico ou um especialista em aleitamento para orientação.
- Evite cafeína em excesso: O consumo excessivo de cafeína pode afetar o bebê por meio do leite materno. Tente limitar sua ingestão dessas substâncias ou evitá-las durante a amamentação.
- Não consuma álcool: essa substância decresce os níveis de oxitocina, hormônio necessário para a lactação, o que faz com que os bebês consumam menos 20% do leite.
- Evite alimentos processados: A orientação é comer comida de verdade, evitando alimentos ultraprocessados, que vêm nas caixinhas e embalagens, prontos para aquecer e podem causar cólicas nos bebês. Estes alimentos têm uma composição nutricional desbalanceada, sendo muito pobres em fibras, que são essenciais para prevenir doenças do coração, diabetes e vários tipos de câncer.
Lembre-se de que cada bebê é diferente, e o que funciona para um pode não funcionar para outro.
Se seu bebê continua a sofrer de cólicas mesmo após ajustes na sua dieta, consulte o pediatra ou profissional da saúde para descartar outras causas possíveis e receber orientações adicionais.
Além disso, lembre-se de que as cólicas são comuns em recém-nascidos e tendem a diminuir à medida que o sistema digestivo do bebê amadurece.
Conheça toda a linha de termoterapia da Mercur em nossa loja virtual.
2 respostas para “Entenda: a dieta da mãe pode aliviar a cólica do bebê?”
Deixe um comentário
Você receberá uma resposta em breve.
Meu bebê mama toda a hora mas mesmo assim chora não sei se está com dor ou fome se meu leite é fraco e não sustenta ela ,,, faz cocô direito, mas parece cocô de dor de barriga sempre mole bastante não sei se é normal
Olá, Rosenilda!
Recomendamos que você entre em contato diretamente com o pediatra responsável pelo acompanhamento do seu bebê.
Abraços.