Gestão responsável e Educação

Dê corda no consumo responsável: dicas para reaproveitar material escolar

Publicado em: 26 de janeiro de 2024

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Por: Engaje! Assessoria de Imprensa

Confira dicas para incentivar a reutilização de materiais escolares na volta às aulas

Neste texto, você vai ler sobre:

  • Dicas de como reaproveitar materiais escolares;
  • Importância da prática no ensino de sustentabilidade;
  • Ideias para customizar material escolar;
  • Importância dos professores na reutilização de materiais escolares.

Em famílias com crianças e adolescentes em fase escolar, o início do ano é tradicionalmente marcado como o período de organização dos materiais escolares.

A ansiedade de conhecer a nova turma, os professores ou a escola deixam de lado lições que podem marcar a aprendizagem dos estudantes para a vida toda.

Por que reaproveitar materiais escolares?

Essa prática ajuda as pequenos a compreender sobre os recursos naturais. reduzindo o consumo e, logo, a compra de produtos desnecessários.

É um convite que incentiva a olhar para o que sobrou e não desprezar esse material que muitas vezes se torna “velho”. Assim, as crianças aprendem a cuidar mais do que têm hoje, pensando que pode durar muito mais tempo.

É importante dialogar com os filhos sobre essas questões, para mostrar que tudo tem um ciclo de vida – e isso também acontece com os produtos.

Reaproveitar materiais também permite destacar assuntos relacionados à educação financeira, a entender o custo que temos ao comprar coisas que, na verdade, poderiam ser ressignificadas ou reutilizadas.

O que pode ser reaproveitado?

Para evitar o desperdício, a sugestão é reaproveitar canetas, lápis de cor e outros materiais de desenho e/ou escrita.

São itens que podem ser limpos e reaproveitados. Esta limpeza pode ser realizada com álcool e uma flanela.

Lápis podem ser apontados e canetinhas ou marcadores secos podem receber algumas gotas de álcool de limpeza ou água para voltar a funcionar.

Livros podem ser restaurados e passados adiante para novos estudantes.

Como reaproveitar giz de cera?

Existem muitas técnicas que ensinam a reaproveitar o material.  Basta separá-los por cor, colocar em formas de silicone ou metal e levar ao forno.

O tempo de derretimento depende do tamanho dos pedaços de giz. Geralmente, entre 3 e 7 minutos é suficiente. Quando estiver totalmente derretido, retire do forno e aguarde esfriar.

Como dar uma cara nova para mochilas e estojos?

Mochilas e estojos podem ganhar desenhos e bordados.

Trata-se de uma forma diferente de dar uma cara nova a antigos materiais. O mesmo pode ser feito utilizando bótons que comuniquem algo que o estudante gosta.

Como a reutilização ajuda o meio ambiente?

É importante verificar se a matéria-prima usada no material escolar é renovável. Dê preferência a estes produtos ou aos feitos com material reciclado pós-consumo. Assim, você ajuda a diminuir os impactos negativos no meio ambiente.

Se os materiais não puderem ser reaproveitados, procure novos materiais de lugares que tenham responsabilidade ambiental.

A Mercur, por exemplo, tem toda a sua produção voltada para a sustentabilidade, desde a matéria-prima até a chegada ao consumidor, minimizando todos os impactos possíveis ao meio ambiente e à sociedade.

Aposte na customização

A customização de materiais escolares pode ser uma maneira de reaproveitar itens que seriam descartados. Trata-se de uma forma de personalização que pode ter traços de identidade bem próprios.

Capas de cadernos podem contar com fotos, recortes de revista e desenhos ou ainda é possível encapá-los com tecido e cola. Já as folhas limpas de cadernos velhos podem ser unidas às de outros cadernos e transformadas em uma nova encadernação.

Sobras de folhas de cadernos também podem virar blocos de rascunhos e anotações diversas, além da possibilidade de se criar capas coloridas e personalizadas para eles.

Como professores podem incentivar a reutilização de materiais escolares?

  • No dia a dia da escola, a partir de projetos que mostrem e evidenciem essas “boas práticas”;
  • A partir de rodas de conversa sobre o tema e a partir de pitadas diárias de reflexão/diálogo, oportunizando aos estudantes que percebam o impacto de sua ação no mundo todos os dias;
  • Rodas de conversas entre professores, rodas de conversa com famílias e comunidade em geral, atividades que permitam a reflexão nas turmas.

As rotinas dos próprios professores também podem ser ótimas ferramentas para reflexão:

  • utilização de potes descartados para organizar os materiais na sala;
  • reaproveitamento de folhas na sala, uso equilibrado de materiais escolares em geral;
  • abastecimento de tubos de colas pequenos a partir de um frasco maior, entre outras ações.

Saiba mais sobre como a Mercur cuida do meio ambiente e da sociedade através de sua produção em nosso Relatório de Impactos 2023.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter