Descubra opções sustentáveis para a lista de material escolar
Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Prestar atenção na matéria-prima da lista escolar colabora com menor impacto ambiental.
Todos os anos pais e alunos se preparam para mais um ano letivo, cheios de expectativas, desejos e motivações de adquirirem novos conhecimentos. A lista de material escolar faz parte desse processo e pode ser composta de maneira a impactar menos o meio ambiente. Este pode ser um exercício para pais, mãe e cuidadores e um aprendizado sobre a relação com a natureza para os estudantes (e também para economizar nas compras).
LEIA MAIS: 7 dicas de cuidados com materiais escolares
Veja algumas dicas de como organizar este momento de maneira mais sustentável:
- Incentive o cuidado com o material ao longo do ano: converse com as crianças e adolescentes sobre a organização e a forma de uso dos materiais escolares, para que durem mais. Este pode ser um bom momento para falar de educação financeira, mostrando o valor dos itens e comparando a outros produtos equivalentes que a criança costuma ter acesso. Borrachas de apagar com capa, como as da linha TR da Mercur além de reduzirem a sujeira, também aumentam a durabilidade dos produtos em virtude de evitarem o contato direto com a mão.
- Recicle o material escolar: revise o material do ano escolar que se encerra e analise quais materiais, entre a lista que a escola solicita, podem ser reaproveitados. Isso evita desperdício e reduz a quantidade de resíduo produzida. As borrachas de apagar em formato de ponteira para lápis da Mercur, por exemplo, podem ser reaproveitadas dos lápis já em estado avançado de uso para outros, novos.
- Busque materiais escolares com refil: a lista de material escolar pode ser reaproveitada e atualizada ao longo do ano com o uso de produtos com refil, reduzindo assim o uso de matérias-primas e sendo mais um motivo para conversar sobre sustentabilidade com as crianças. As canetas borracha possuem refil e podem seguir acompanhando a criança de um ano para outro. Algumas, como a caneta borracha 3 em 1 da Mercur, já vêm com cargas extras, assim como outras cargas podem ser adquiridas em separado. Corretivos em fita também possuem refil e podem ser usados nas faixas etárias que estão começando a escrever com canetas.
- Busque materiais feitos com matéria-prima renovável: as crianças e jovens ficam em intenso contato com o material, de maneira que buscar produtos com menos químicos é algo a ser considerado, além disso, incluir na lista de material escolar produtos que sejam feitos de matérias-primas renováveis estimula o cuidado com o ambiente.
LEIA MAIS: Volta às aulas: você sabia que as borrachas escolares podem ajudar o meio ambiente?
A Mercur possui a linha de borrachas de apagar TR Technik, feita a partir de 65% de insumos renováveis. Essa composição deixou o produto 30% mais leve que as demais borrachas termoplásticas da Mercur, diminuindo assim, a geração de Gases do Efeito Estufa (GEE) emitidos no transporte do produto. A empresa passou também a descontinuar produtos que não contribuíam com necessidades de educadores e do próprio aprendizado, como os licenciamentos de personagens, por exemplo, que acabavam criando segregação entre as crianças e induzindo uma compra sem necessidade. A linha Biomas do Brasil, feita de matérias-primas naturais renováveis, oferece de maneira lúdica o incentivo ao olhar para animais em extinção ou em risco, trazendo ainda mais a temática ambiental para o dia a dia dos pequenos.
Com algumas atitudes como essas você e sua filha ou filho podem ajudar na conservação do meio ambiente também no espaço escolar.
LEIA MAIS: Férias à vista: dicas de brincadeiras para fazer com as crianças
2 respostas para “Descubra opções sustentáveis para a lista de material escolar”
Deixe um comentário
Você receberá uma resposta em breve.
A Mercur é uma marca maravilhosa. Sempre gostei de comrpar produtos dela, hoje compro para minha filha. Saber que a Mercur tem um cuidado especial com o meio ambiente desenvolvendo produtos voltados a essa responsabilidade que todos nós temos é excelente. E como consumidora ficarei mais atenta a comprar produtos com refil. Amei o texto.
Olá, Jéssica.
Ficamos felizes com seu comentário! Nosso propósito é que possamos incentivar, já lá na infância, a escolha por produtos mais sustentáveis, estimulando a reflexão sobre os impactos das nossas escolhas, seja no momento de consumir ou em outras ações do dia a dia.