Mercur prioriza produção nacional e a aproximação com a cadeia produtiva
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Atualmente 88% dos produtos e soluções da empresa são produzidos através de tecnologias e inovações nacionais
- Neste texto, você vai ler sobre:
– O trabalho da Mercur com fornecedores locais;
– Importância dos fornecedores locais para a sustentabilidade.
A Mercur, indústria gaúcha das áreas de Saúde e Educação, tem apostado em um modelo de negócio que possibilita beneficiar a cadeia produtiva, o meio ambiente e a sociedade.
Amparada em seu planejamento, um dos seus movimentos é a substituição de importações e a valorização da produção local com o objetivo de gerar ocupação e renda. E como isso acontece?
A empresa entende que o desenvolvimento local apresenta maiores possibilidades de tornar-se um negócio sustentável ao:
- privilegiar os saberes dos territórios;
- despertar a troca de conhecimentos;
- dar maior dinamismo na distribuição de renda;
- favorecer a sinergia com as outras atividades do entorno.
Importância dos fornecedores locais
A priorização de fornecedores locais também é um espaço de criar e fazer com as pessoas, pois leva em consideração o relacionamento entre a cultura, o meio ambiente e a sociedade em que está inserida.
Para Ricardo Reckziegel, Facilitador de Coordenação da Mercur, “essa é uma forma da empresa contribuir com o seu entorno, na comunidade onde ela está, gerando, a partir disso, impactos positivos, seja através de ocupação e renda, empregabilidade ou valorizando a cadeia de fornecimento”.
A Mercur sempre prioriza os fornecedores locais no Rio Grande do Sul. Dessa forma, se reduzem as emissões de GEE e fortalecemos a cadeia de produção, renda e ocupação no estado.
Em 2023, 65% dos fornecedores eram do estado, um total de 700 parceiros. O número representa aumento de 6% em relação a 2022.
Ao organizar relações produtivas mais justas, a Mercur impulsiona a redução de desigualdades sociais.
Esse movimento também está relacionado à proteção e à responsabilidade ambiental da indústria.
“É uma gestão mais direta dos nossos produtos, melhorando os relacionamentos internos e a aproximação com a cadeia de fornecimento. O processo também restringe as emissões de CO2, em função da redução das distâncias”, acrescenta Ricardo.
Novas iniciativas de produção nacional
A Mercur planeja novas iniciativas que buscam o aumento e a viabilização da produção nacional, a exemplos da Bolsa Térmica Natural com algodão reciclado, a tornozeleira de compressão elástica e a nova linha de bengalas, que já foram produzidas nacionalmente.
Em números, a produção nacional representa 87% nos produtos de saúde e 89% na linha de educação, totalizando 88% do que é desenvolvido pela empresa.
Para a Mercur, diminuir a importação e investir na produção local significa promover a evolução de toda a cadeia produtiva para o desenvolvimento de talentos e negócios, diminuir os riscos e a dependência de influenciadores externos ou desconhecidos, assim como contribuir com as questões ambientais.
Saiba mais sobre nossas ações socioambientais em nosso Relatório de Impactos 2023.
Você receberá uma resposta em breve.
Deixe um comentário