Saúde

Qual o melhor tecido para ter conforto e performance esportiva?

Publicado em: 26 de janeiro de 2024

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Por: Maré – Marca e Conteúdo

A escolha do material nos equipamentos e acessórios esportivos pode afetar o desempenho nos treinos e até evitar lesões.

Atletas de alto rendimento, e também os amadores, têm uma preocupação em comum: garantir que o exercício tenha o desempenho desejado, e principalmente, evitar acidentes ou lesões durante a prática. Um dos principais pontos neste tema é a escolha dos acessórios para o treino e pós treino.

Quem já passou por uma lesão durante a prática de atividade física ou esporte sabe que são necessários cuidados e materiais adequados para recuperação e retorno aos treinos. Nos dois cenários, os materiais produzidos em Knit têm sido procurados, pois além de confortáveis, promovem uma compressão mais precisa da área afetada.

 

Quais os riscos de usar um acessório inadequado para treinar?

Um ponto é unânime entre profissionais da fisioterapia e educação física: a escolha errada dos materiais para a prática de atividades físicas pode gerar problemas em curto, médio e longo prazo. As lesões mais comuns relacionadas aos treinos são a tendinite, distensão muscular, ruptura de ligamentos e tendões e a lombalgia.

“Material com pouca estabilidade e compressão para praticantes de exercícios físicos pode gerar lesões de entorse nas articulações, lesões ligamentares, tendineas, musculares e até mesmo lesões ou fraturas ósseas”, explica Lucas Lima de Lima, fisioterapeuta da Mercur.

Sabe aquela dorzinha no punho ao fazer as atividades do dia a dia, ou até mesmo durante os exercícios? Pode ser o início de algo maior, como uma tendinite, e para evitar isso é comum vermos pessoas praticando esportes usando uma Munhequeira de Compressão Elástica com Tala, que auxilia na recuperação eficiente e, ao mesmo tempo, impede novas lesões no punho.

“Escolher um equipamento confiável que auxilie na ‘blindagem’ do corpo é fundamental”, afirma o fisioterapeuta.

LEIA MAIS: Como usar e escolher diferentes tipos de munhequeiras

 

E não só o acessório, como o material que é feito se torna importante. É nisso que o Knit tem se destacado entre atletas, por permitir uma compressão localizada sem causar desconforto térmico na região.

 

Afinal, o que é o Knit?

O Knit é um processo de tecelagem através de sistemas inteligentes, que surgiu na Alemanha e tem conquistado atletas e praticantes de atividades físicas. Une técnicas tradicionais de tricô, produzidas em formato 3D. O processo entrelaça os fios gerando um acessório que permite mais mobilidade nos treinos (diferente dos acessórios de Neoprene, por exemplo), retenção de calor e mais conforto térmico, além de realizar a compressão necessária na região que se quer evitar a lesão.

“Essa compressão ajuda na estabilidade das articulações, o que é importante em diversas práticas de exercícios onde temos mudança de direção, giros e rotações, portanto, usar equipamentos com tecnologia Knit pode ajudar na prevenção e tratamento de lesões”, explica o fisioterapeuta da Mercur.

Aconteceu a lesão, o que usar para recuperação?

Primeiramente é necessário consultar um profissional da saúde para indicar qual é o melhor acessório a ser usado durante o processo de reabilitação. Confira abaixo quais artigos em knit são indicados dependendo do time de lesão.

 

Região lombar

Na nova linha de produtos Knit da Mercur é possível encontrar a Cinta Lombar de Compressão Elástica com Hastes, que ajuda na estabilização da região lombossacral, promovendo estabilização ou restrição de movimentos na região afetada.

 

LEIA MAIS: Cinta lombar: quando é recomendado usar?

 

Ombros

Por sua elasticidade, o Knit realiza uma compressão na região da lesão que permite que o usuário não perca a autonomia nas atividades diárias. Ainda, a Linha Knit da Mercur possui o Suporte de Compressão Elástica para Ombro com Ajuste Duplo, indicado para estabilizar a região, além de ser utilizado também para situações pós-operatórias, impedindo o desenvolvimento de uma nova lesão e provendo uma recuperação sadia.

Joelhos

Já estão disponíveis também no site da Mercur as Joelheiras de Compressão Elástica, confeccionadas com Knit e que auxiliam na redução da fadiga muscular promovendo segurança e conforto durante o uso, como por exemplo, atividades relacionadas à corrida ou caminhadas.

Tornozelos

A Tornozeleira de Compressão Elástica também é desenvolvida com o material que possui a elasticidade ideal para a região, se moldando a diferentes anatomias de tornozelo, aumentando a área de contato do pé, promovendo a redução de dores durante a realização de exercícios.

Lembre-se: é fundamental procurar um profissional da saúde para indicar o acessório indicado para cada tipo de lesão.

 

LEIA MAIS: Suporte para ombro: recuperação da mobilidade com o suporte adequado

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter