Saúde

Sapatilha esportiva: calçado que faz diferença nos treinos na areia

Publicado em: 24 de agosto de 2023

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Por: Maré – Marca e Conteúdo

Conforto e performance são garantidos com sapatilha esportiva de neoprene.

A prática de atividades físicas é fundamental para manter o corpo e a mente saudáveis. Seja qual for o seu esporte ou atividade preferidos, é importante encontrar algo que seja prazeroso e manter regularidade na prática, sempre contando com profissionais para orientar e, assim, evitar lesões e problemas em virtude de movimentos errados. Alguns recursos podem ajudar no desempenho e dar mais conforto a este momento do dia, e um exemplo são as sapatilhas para esporte – usadas principalmente nas atividades físicas na areia.

Aliada dos esportistas e pensadas especificamente para atividades físicas, as sapatilhas de neoprene são projetadas para fornecer suporte, conforto, estabilidade e proteção aos pés durante a prática de esportes e exercícios. Entre os benefícios do uso está a absorção de impactos e redução do estresse nas articulações, melhor aderência e tração, especialmente em superfícies diversas, além de prevenção de bolhas e desconfortos causados pelo atrito.

 

Procura por esportes na areia cresce no Brasil todo

Só em 2022 a procura por esportes na areia cresceu 120% por trimestre, segundo um levantamento da TotalPass. E, só em São Paulo, já são cerca de 250 espaços de beach tennis funcionando, segundo a confederação brasileira da modalidade.  Nesse cenário, a  Sapatilha Esporte Mercur, confeccionada em neoprene, foi desenvolvida especialmente para a prática de atividades e esportes na areia.

A sapatilha fornece isolamento térmico ao mesmo tempo que protege o pé do contato com o solo. Seu cano alongado diminui a entrada de areia no pé e o solado antiderrapante ajuda nas atividades que precisam de estabilidade. Caroline Wagner, fisioterapeuta da Mercur, salienta que o neoprene, por ser isolante térmico e reter o calor corporal, protege o pé dos efeitos térmicos e do contato com a areia. Por isso, o modelo de sapatilha esportiva da Mercur é indicado para beach tennis, vôlei, futevôlei, caminhada na areia ou, ainda, atividades que necessitem de estabilidade.

 

Leia mais: Esportes de praia: saiba quais acessórios são aliados do corpo

 

Beach tennis cresce popularidade como esporte de areia

Entre 2021 e 2022 o número estimado de praticantes de beach tennis no país, por exemplo, aumentou 175%, indo de 400 mil para 1,1 milhão, segundo a Confederação Brasileira de Tênis (CBT). O esporte mistura o tênis tradicional, vôlei de praia e ainda badminton.

Já o vôlei de praia ganha adeptos desde 1930, quando surgiu nas praias cariocas, e voltou a estar em alta recentemente. O futevôlei arrebatou duas paixões brasileiras adaptando o jogo na beira da praia, e ficou popular por ser praticado por ex-jogadores profissionais. Outra atividade que vem ganhando adeptos é o circuito funcional na areia, como uma alternativa aos exercícios feitos nas academias tradicionais. Essa atividade física reúne agachamentos, corridas, flexões, entre outros.

O uso de sapatilhas esportivas de neoprene nestas práticas pode oferecer uma série de benefícios específicos, especialmente em atividades aquáticas e esportes que envolvem contato com a água. O neoprene é um material de borracha sintética conhecido por suas propriedades de isolamento térmico, elasticidade e resistência à água.

Caroline, porém, destaca que a Sapatilha Esporte Mercur não deve ser usada para substituir  calçado ou como meia:

“Pisos escorregadios ou com acúmulo de líquido também não são aconselháveis, e o uso em piscina, por exemplo, precisa ser avaliado pelo profissional de saúde de acordo com a funcionalidade do usuário”, salienta a fisioterapeuta.

 

Confira no vídeo abaixo cuidados ao usar a sapatilha esportiva Mercur

Um dos principais cuidados ao usar a sapatilha esportiva é escolher o tamanho ideal. “Não se deve usar o produto apertado demais, para não dificultar a circulação sanguínea, nem grande demais para não gerar dobras no produto e possíveis pontos de pressão e lesão nos pés”, alerta Caroline. O produto está disponível em três tamanhos: P, M e GG.

Caso sua pele esteja lesionada ou ferida, o uso da sapatilha deve ser suspenso.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter