Nossas Iniciativas

Usina Solar Fotovoltaica

Usina Solar Fotovoltaica

Conservamos para o amanhã.

A Usina Solar Fotovoltaica da Mercur surgiu com a intenção de contribuir com um dos Princípios de Negócio da empresa: cuidar do meio ambiente e preservar para a posteridade.

A Mercur busca contribuir com a preservação e diminuir os impactos no meio ambiente por meio de várias iniciativas, da mesma forma que busca soluções para desenvolver produtos que regeneram o planeta. Uma delas é a construção da Usina de Energia Solar Fotovoltaica, que irá auxiliar na produção e distribuição de energia limpa local.

 

O projeto

A Usina está instalada na planta do Distrito Industrial, em Santa Cruz do Sul, em uma área de 2 hectares, com 2.690 painéis para geração de energia limpa.

O empreendimento, construído entre o segundo semestre de 2021 e o primeiro de 2022, entrou em atividade em janeiro de 2023 e vai gerar aproximadamente 1,6 mil Mwh. Desde o início do funcionamento, a Usina passou a suprir mais de 50% de toda energia utilizada nas duas plantas da empresa. E ainda, a capacidade de geração de energia pode ser ampliada futuramente.

Com a Usina da Mercur, a comunidade local também será beneficiada, pois haverá um aumento da disponibilidade para os consumidores em geral, reduzindo a necessidade do uso de energia térmica, que é a energia que mais impacta negativamente o planeta. Assim, a Mercur reforça seu compromisso ambiental de conservar o futuro para a posteridade.

 

 

“Com a construção dessa Usina, estamos dando mais um passo para reduzir os impactos humanosocioambientais de nossas atividades, além de contribuirmos para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas sobre Energia Acessível e Limpa”, ressalta Paulo Boufleur, responsável pelo projeto.

O que é energia limpa?

Energia limpa é toda a forma de energia que tenha origem de fontes renováveis e sem emissão de poluentes ou impactos ao meio ambiente, dessa forma não agravam eventos como o efeito estufa e o aquecimento global.  

E por falar em aquecimento global, por meio dessa iniciativa, avançamos em direção à nossa visão 2050, que visa contribuir para uma economia de baixo carbono, uma das principais demandas que existem no planeta, dada a crise climática que se agrava ano a ano e que propicia o aquecimento global, com consequências para pessoas e organizações.

Compensação ambiental

O impacto ambiental causado no local da construção foi compensado com o plantio de árvores nativas em um espaço de preservação da empresa, de acordo com o levantamento e determinação do relatório da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM). 

 

Compensação ambiental

No pátio da empresa foram realocadas jerivás e butiazeiros e ainda foram plantadas 1,2 mil mudas de espécies nativas como compensação. Toda madeira de eucalipto retirada neste espaço foi suficiente para abastecer a nossa caldeira por mais de cinco meses, gerando calor para os processos de fabricação.

Conheça mais sobre a iniciativa:

Usina Solar Fotovoltaica

Assistir vídeo

Assine a nossa Newsletter