Saúde

Tipoia Velpeau: para que serve e como usar?

Publicado em: 23 de julho de 2024

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Por: Comunicação Mercur

Proteção, segurança e acolhimento são atributos da Tipoia Velpeau, feita no Brasil com materiais renováveis e de fontes responsáveis

  • Neste texto, você vai ler sobre:
    – Apresentação da Tipoia Velpeau;
    – Processo de cocriação do recurso;
    – Benefícios do uso da Tipoia Velpeau;
    – Casos onde o recurso deve ser usado.

Ao desenvolver produtos e projetos nas áreas de saúde e educação, o compromisso da Mercur é ajudar as pessoas a explorarem suas habilidades e potencialidades da melhor forma possível – seja durante exercícios, em trabalhos artísticos e escolares, na recuperação de lesões ou no apoio a deficiências motoras.

Com a Tipoia Estabilizadora Estofada Velpeau, havia o desafio de ressignificar um produto e com isso criar um modelo que fosse alinhado às necessidades de quem precisa, que fosse prático e intuitivo e que não oferecesse restrições de gênero, cor ou idade.

A tríade do desafio feito ao grupo responsável pelo projeto foi estabelecida entre PROTEÇÃO X SEGURANÇA X ACOLHIMENTO.

Além disso, era preciso atender às necessidades de ser bilateral e de fácil uso, considerar parceiros locais, materiais renováveis e de fontes responsáveis.

Segundo o designer Francisco Ailton dos Santos, que compôs a equipe de profissionais de Saúde e de Design que cocriaram o produto, o objetivo foi melhorar a usabilidade, o conforto e o acolhimento.

“Para a imersão preliminar foram utilizados insights da equipe de projeto e feedbacks de usuários do modelo antigo da tipoia. Para a imersão em profundidade foram coletados relatos e imagens em ortopedias e parceiros Mercur. Já para fertilizar criativamente o projeto foram feitas pesquisas Blue Sky, visando ao alinhamento estético e à descoberta de possíveis cores e acessórios e outras pesquisas de macrotendências”, conta.

Recurso criado a muitas mãos

As tipoias da Mercur são feitas por um time de costureiras que atua em uma das sedes da empresa, localizada em Santa Cruz do Sul (RS).

Quais os diferenciais da Tipoia Velpeau?

A Tipoia Estabilizadora Velpeau Estofada foi desenvolvida pensando na importância do apoio seguro e confortável para a recuperação dos usuários, quando necessária a imobilização do ombro, braço e antebraço.

O recurso possui reforço estofado em toda a peça e é possível colocá-lo e retirá-lo facilmente com apenas uma das mãos. Ele é feito em tecido resistente, confortável e lavável e proporciona repouso, proteção e estabilização do braço.

Além disso, auxilia no suporte e apoio de gesso, reduzindo o esforço necessário para manter o braço elevado e ainda suportar o peso adicional. Por ser bilateral, ela pode ser utilizada de forma prática em ambos os braços (direito ou esquerdo).

“O estofamento reforçado em toda a peça da tipoia amplia a sensação de conforto e segurança durante o período de recuperação. O produto conta ainda com alça de ombro com protetor estofado, para reduzir o atrito e desconforto na região do pescoço, onde ocorre a maior descarga de peso do membro imobilizado”, comenta a fisioterapeuta Caroline Wagner, que atua em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos na Mercur.

Para quais casos a Tipoia Velpeau é indicada?

A Tipoia Estabilizadora Velpeau Estofada Mercur é indicada para estabilização e/ou suporte do membro superior (ombro, braço e antebraço) em casos de: ​

  • Pós-operatório;
  • Luxações;
  • Fraturas;
  • Instabilidades graves do ombro;
  • Sequelas de AVC;
  • Contusões;
  • Pode ser usada ainda para proporcionar apoio mais confortável durante o uso de gesso.

No entanto, é importante ressaltar que a Tipoia Estabilizadora Velpeau Estofada é diferente da Tipoia Estabilizadora Velpeau com Orifício.

A primeira possui estofamento reforçado em toda a peça, enquanto a segunda proporciona melhor conforto térmico, com orifício anatômico para acomodar o antebraço.

Você encontra outros modelos de tipoia e demais recursos de reabilitação em nossa loja online.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter