Você conhece os símbolos de acessibilidade e o que significam?
Tempo estimado de leitura: 5 minutos
Os símbolos de acessibilidade são de extrema importância para a inclusão social. Mas você sabe identificar quando vê um?
Nos últimos anos, a inclusão social tem ganhado mais espaço e, com isso, o uso dos símbolos de acessibilidade ganharam ainda mais importância.
A principal função dos símbolos de acessibilidade é informar quais espaços estão aptos a ser utilizados com maior segurança e autonomia por pessoas que possuem limitações físicas, cognitivas ou sensoriais.
Alguns deles são mais conhecidos: quando vemos uma porta sinalizada com o símbolo da cadeira de rodas, por exemplo, sabemos que aquele espaço é equipado com os recursos necessários para atender a pessoas com deficiência.
Mas a acessibilidade possui diversos outros símbolos com significados e utilidades diferentes que buscam transmitir mensagens de forma clara e compreensível, sem o uso de linguagem escrita.
O que é e quais são os Símbolos de Acessibilidade?
A sinalização de acessibilidade é uma iniciativa que favorece a autonomia de pessoas com deficiência para acessar serviços, espaços diversos, conteúdos didáticos etc.
Essa simbologia abrange muitas pessoas, sejam elas com mobilidade reduzida, deficiência visual, deficiência auditiva, nanismo, ostomizadas, autistas, dentre outros.
Neste universo, os seguintes símbolos da acessibilidade são os mais comuns:
Símbolo Internacional de Acesso (SIA)
Ele representa se há rampas, elevadores ou outros recursos nos locais. Essa indicação deve estar presente em edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos.
Símbolo de Deficiência Visual
Este símbolo indica a existência de recursos, mobiliário e serviços com indicações em braille, audiodescrição e presença de piso tátil. Existem três cores diferentes de bengala para pessoas com deficiência visual: branca para cego, verde para baixa visão e vermelho para surdo-cego.
Símbolo da Audiodescrição
O símbolo da audiodescrição torna a televisão, o vídeo e a projeção de filmes de cinema mais acessíveis para pessoas cegas ou com baixa visão.
Quando ele está presente, a descrição dos elementos visuais é fornecida por um Descritor de Áudio treinado por meio do Programa de Áudio Secundário (SAP) de televisores e monitores equipados com som estéreo.
Símbolo do Cão-Guia
De acordo com a Lei 11.126 de 2005, todos os locais públicos e privados de uso coletivo devem aceitar cão-guia como acompanhante de pessoas com deficiência visual.
O símbolo serve para reforçar, mostrando que determinado local está apto a receber o cão-guia como acompanhante.
Símbolo do Braille
O braille é uma forma de leitura e escrita tátil voltada para pessoas cegas e com deficiência visual. O alfabeto é feito de caracteres indicados por pontos em alto relevo.
Esse sistema pode ser aplicado em panfletos, quadros, botões e outras sinalizações para atender às necessidades do público.
Símbolo de Baixa Visão
Indica a presença de recursos para pessoas com baixa visão, que apresentam, geralmente, 30% ou menos de visão no melhor olho, após todos os procedimentos clínicos, cirúrgicos e correção com óculos comuns.
Símbolo da Deficiência Auditiva
É utilizado para indicar que alguns locais possuem acessibilidade para surdos e pessoas com deficiência auditiva.
Nos carros, por exemplo, ele pode ser colocado no pára-brisas, auxiliando na comunicação com outros motoristas e fiscais.
Símbolo de Sistemas de Audição Assistida
Indica que há alguma forma de tecnologia que fornece acessibilidade, seja na forma de sistema FM, telebobina ou alguma outra opção que transmite o som diretamente para o aparelho do usuário.
Os Dispositivos de Audição Assistiva também podem ser usados quando streamings de música permitem integração com aparelhos auditivos por meio de bobinas T, por exemplo.
Símbolo do Closed Caption
Usado principalmente em programas de TV ou vídeos que disponibilizam o uso de legendas ocultas.
De acordo com as normas brasileiras, toda televisão à venda deve possuir um receptor de closed caption e os canais abertos são obrigados a transmitir essas legendas.
Símbolo do Intérprete de Libras
Esse símbolo indica a presença de intérprete de Libras no evento ou conteúdo reproduzido.
Símbolo Pessoas com Nanismo
Ainda pouco popular, este símbolo indica que o ambiente possui a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, edificações, transportes, entre outros, por pessoas com nanismo.
Símbolo do Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Criada pela Sociedade Autista da América, a fita com a peça de um quebra-cabeça foi escolhida como símbolo da consciência do autismo, porque reflete a complexidade do espectro do autismo.
Este símbolo é usado mundialmente, principalmente para sinalizar o atendimento prioritário a pessoas autistas.
Por que conhecer os símbolos de acessibilidade
Além da questão moral e humana, os símbolos de acessibilidade mostram a ampliação dos espaços para proporcionar a entrada das pessoas com mobilidade reduzida ou portadoras de necessidades especiais.
No Brasil, há milhões de pessoas que dependem diretamente de medidas que tornem possível seu acesso a espaços públicos e privados, bem como a serviços e outras atividades.
Por isso, adotar um projeto de sinalização de acessibilidade significa promover igualdade e inclusão social.
Como a Mercur promove a acessibilidade?
Um dos principais objetivos da Mercur é que seus produtos e serviços sejam acessíveis e promovam a inclusão, a autonomia e a independência de pessoas com deficiência. Por isso, são pensadas novas soluções que cumpram esse objetivo, sempre ouvindo e cocriando junto das pessoas.
As linhas de inclusão da Mercur são formadas por diversas famílias de produtos que contam com acessórios para pessoas com dificuldades motoras nas mãos, como luvas, engrossadores e até material escolar. Além disso, também contamos com cintas de posicionamento para pessoas que usam cadeira de rodas, entre muitas outras soluções cocriadas com usuários.
Você pode encontrar as soluções de inclusão e tecnologias assistivas em nossa loja online.
2 respostas para “Você conhece os símbolos de acessibilidade e o que significam?”
Deixe um comentário
Você receberá uma resposta em breve.
interessante a matéria, mas no meu caso, que sou DEFICIENTE VISUAL COM BAIXA VISÃO (BENGALA VERDE), entendo que deveria ser mais divulgado em Locais Públicos, Loterias, Rodoviárias e Aeroportos, pois percebo no dia a dia que as pessoas e funcionários de tais locais, quando me vêem com a BENGALA NA COR VERDE , acham que sou totalmente cego, e noto que NÃO há a divulgação dos problemas do DEFICIENTE VISUAL, e sua relação com as CORES DAS BENGALAS (Verde é Baixa Visaão, Branca é Cego, e Bengala Branca com Vermelho é a pessoa Cega e Surda.
Olá, Davino. Tudo bem? Exatamente isso, acreditamos que não há o exercício da inclusão social sem acessibilidade. Entendemos que essa comunicação ainda precisa evoluir muito, principalmente nos locais públicos, como você comentou. Por isso é tão importante para a Mercur divulgar conteúdos explicativos como esse. Desta forma, buscamos contribuir com a acessibilidade e igualdade de oportunidades a todas as pessoas com algum tipo de deficiência. Agradecemos por vir conversar com a gente. Qualquer dúvida, estamos à disposição.