5 dicas para manter segurança e qualidade de vida após uma gastrostomia
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Quem se alimenta através de gastrostomia, seja temporária ou definitivamente, precisa conviver com uma rotina de cuidados específicos para manter a qualidade de vida e a segurança.
Uma nova rotina após a gastrostomia pode assustar quem não teve contato com pessoas que passaram pelo procedimento. No entanto, adotar alguns cuidados e hábitos pode ajudar a trazer mais segurança e qualidade de vida. Confira abaixo algumas dicas que podem ajudar neste processo.
1. Cuidados na higiene das mãos e materiais para limpar a região
Como é uma região delicada, é importante manter bons hábitos de higiene antes de tocar o local. Ao lavar a região da ferida, deve-se ainda rodar a sonda ligeiramente, para evitar que acabe grudando na pele, aumentando as chances de infecção. Esse movimento de rodar a sonda deve ser feito uma vez por dia, ou de acordo com a orientação do médico. Procure utilizar sabão com pH neutro para limpar a região e manter o local sempre seco.
2. Evitar o uso de roupas apertadas
Além de ser desconfortável, o uso de roupas justas pode deslocar o cateter na hora de retirar a vestimenta. A chance da roupa enroscar no dispositivo também é maior quando a roupa está apertada demais e o tecido é poroso ou pouco maleável.
3. Evite produtos químicos
Produtos com perfumes ou outros componentes químicos podem irritar a pele que já está sensível.
4. Siga as recomendações do seu médico
É importante respeitar as orientações do médico ou da equipe de saúde que conduz o atendimento. Em caso de qualquer dúvida, são estes profissionais que conhecem o seu caso e que podem orientar da melhor forma.
5. Utilize uma cinta protetora
A Mercur possui 2 modelos de Cintas Protetoras de Gastrostomia, que servem para posicionar e proteger o bóton ou o cateter. Segundo a fisioterapeuta Nedi Magagnin, tanto no dia a dia quanto na sessão de fisioterapia, a cinta é muito importante. “A cinta ajuda bastante, pois além de proteger a gastrostomia, o paciente se sente mais seguro e bem para realizar os exercícios. Ele não vai ter medo de enroscar, ou machucar. A cinta ainda vai ajustar o tronco, dependendo do modelo escolhido. Como a maioria desses pacientes tem hipotonia de tronco, são mais molinhos, a cinta dá um ajuste e aumenta o tônus, o que auxilia nos exercícios e na rotina diária”, analisa.
Saiba mais sobre como a Cinta Protetora de Gastrostomia da Mercur foi cocriada:
E lembre-se: caso aconteça a retirada voluntária ou acidental da gastrostomia, ou apareçam nódulos ou sangramentos na região, procure assistência especializada o mais rapidamente possível.
Quer saber mais sobre as Cintas da Mercur? Clica aqui e confere em nossa Loja Virtual os modelos disponíveis.
Quer receber mais conteúdos como este? Inscreva-se em nossa newsletter.
Você receberá uma resposta em breve.
Deixe um comentário