Saúde

5 dicas para praticar esportes ao ar livre de forma segura e saudável

Publicado em: 4 de abril de 2022

Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Por: Paes.digital

Com as temperaturas amenas, muitas pessoas se interessam em praticar esportes ao ar livre, tendo assim, maior contato com a natureza. Mas para que essas atividades sejam seguras, é preciso tomar alguns cuidados.

Para muitas pessoas, fazer exercícios físicos em uma academia tradicional não é a melhor opção. 

Durante as estações mais quentes, ficar em um ambiente fechado pode parecer ainda mais desestimulante.

Para não desistir da prática de esportes, uma boa alternativa podem ser as atividades ao ar livre.

Elas permitem maior contato com a natureza, mesmo nas cidades. Além disso, reduzem o estresse e garantem uma vida mais saudável.

Outros benefícios incluem a possibilidade de praticar esportes com grupos de familiares ou amigos. Além da maior disponibilidade de tempo, já que na rua não há limitação de horários para se exercitar como nas academias.

A escolha pela prática ao ar livre ganha mais um incentivo quando consideramos o contexto da pandemia provocada pelo coronavírus. 

Ainda é importante nos prevenirmos para reduzir as chances de contágio viral, o que explica a necessidade de evitar ambientes fechados e o uso compartilhado de equipamentos.

Mas é importante lembrar de que a prática de esportes ao ar livre requer certos cuidados.

Para tornar esse momento mais seguro e confortável, listamos algumas dicas essenciais para você se exercitar ao ar livre. Confira:

 

1. Use protetor solar 

Mesmo indo para a rua no horário certo para evitar os raios solares mais intensos, ainda é importante cuidar da proteção da pele, como afirma a nossa profissional de educação física, Ana Carolina Franceschette.

“Para as práticas ao ar livre, é válido ressaltar a importância do uso do filtro solar, boné e óculos de sol para intensificar a proteção contra os raios solares.”

O sol forte em contato direto com a pele pode ocasionar danos como queimaduras, envelhecimento precoce e até câncer de pele.

Ou seja, o uso do filtro solar é mais do que necessário, é item obrigatório.

Para utilizá-lo da maneira correta, procure por um produto que se adeque ao seu tipo de pele. Além disso, o filtro deve ter um fator solar de, no mínimo, 30 FPS. 

Você deve aplicá-lo cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicá-lo a cada duas horas.

 

2. Cuide com os horários que estará exposto ao sol

Em qualquer período do, outro detalhe indispensável que deve entrar no seu planejamento ao praticar esportes ao ar livre é o horário.

“Praticar esportes de manhã, em geral, estimula a manutenção e/ou a perda de peso, além de promover maior disposição e motivação para as demais atividades do dia”, afirma Ana Carolina.

“Os exercícios realizados mais para o final do dia, por sua vez, oportunizam uma maior performance e rendimento. É importante evitar realizar exercícios até duas horas antes de dormir, para que a rotina de sono não seja impactada”, completa.

Além disso, a escolha do melhor horário para a prática de esportes deve ser feita considerando a maior disposição de cada pessoa e a sua rotina diária, pois isso vai resultar em uma constância e regularidade dos treinos.

É importante lembrar que, para as práticas ao ar livre, o ideal é programar-se para se exercitar em horários estratégicos, evitando períodos em que a incidência de raios ultravioleta seja maior. Treine antes das 10h e após as 16h.

 

3. Hidrate-se

Você deve se hidratar antes, durante e depois das atividades físicas. Principalmente se o esporte escolhido envolver corrida. 

Ao correr, por exemplo, transpiramos muito, o que leva à perda de sais minerais. Quando não repomos este líquido, podemos chegar a um nível de desidratação, além de perder rendimento e disposição.

Durante a prática, vale contar com a ajuda dos isotônicos ou da água de coco, que além de hidratar, proporcionam mais energia.

 

4. Use roupas leves

As roupas também merecem a sua atenção.

Procure por peças confortáveis desenvolvidas para a prática de esportes. O ideal é o uso de roupas claras e leves, feitas de tecidos com proteção UV, óculos de sol e chapéus/bonés. 

Além, é claro, dos equipamentos de proteção individual para esportes de impacto ou com risco de queda, como as joelheiras e capacetes, utilizados no ciclismo.

 

5. Alimente-se corretamente

Os carboidratos são a principal fonte de energia durante o exercício. Por isso, eles devem ser ingeridos nas horas que antecedem a prática, conforme orienta a nutricionista da Ao Ponto, que serve as refeições aqui na Mercur, a Bruna Assmann.

“Opte sempre por carboidratos de baixo Índice glicêmico, pois eles vão se transformando em glicose lentamente, garantindo o aporte de glicose contínuo durante toda a duração da atividade. Exemplos são: arroz integral, batata doce, pão integral e aveia”.

Quem pratica exercícios precisa de uma alimentação com hidratos de carbono de elevado índice glicêmico que encontra-se nas frutas, massa não integral, batatas e arroz, para que o organismo use a glicose proveniente dos mesmos para repor as reservas de glicogênio.

“Não podemos esquecer também da proteína que faz um papel importantíssimo e encontra-se nas carnes, peixes, ovos, leite, iogurte”, complementa Bruna.

 

6. Dica extra: mais cuidados para antes e depois das atividades

Algumas práticas são importantes e auxiliam na prevenção de lesões no esporte. Entre elas, podemos citar a utilização de um tênis adequado à modalidade escolhida, bem como a atenção aos movimentos realizados durante os exercícios. 

“É importante estar atento à intensidade dos exercícios e à própria capacidade física, respeitando os sinais do corpo”, ressalta a profissional de educação física.

Alongamentos ao final do treino e uma boa noite de sono contribuem para a recuperação muscular e prevenção de lesões. “É válido ressaltar a importância de se praticar exercícios físicos sob a supervisão e orientação de um profissional de educação física.” finaliza.

Com esses cuidados você vai estar pronto para colocar a saúde em dia e colocar o corpo em movimento na rua com segurança e conforto.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine nossa
newsletter