Educação

7 dicas de cuidados com materiais escolares

Publicado em: 31 de janeiro de 2022

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Por: Paes.digital

Quando o assunto é cuidado com o material escolar, as crianças podem aprender cada vez mais sobre o assunto. Então, separamos algumas dicas para deixar o material conservado por mais tempo. Continue a leitura para conferir.

As listas de materiais escolares mudam de um ano para outro, mas em geral há muitos itens que se repetem.

Assim, aqueles que sabem como cuidar do material escolar levam uma ligeira vantagem, pois economizam com itens que podem ser reaproveitados nos anos seguintes, como falamos neste outro blog.

Este é um cuidado que é também uma atitude sustentável, e pode ser ensinado aos filhos – afinal, são eles que irão manusear os produtos no dia a dia.

Outra atitude sustentável, é optar por produtos que não agridam o meio ambiente, como os da Mercur, pensados para consumidores conscientes. A Borracha de Apagar Record, por exemplo, é natural, produzida a partir do látex das seringueiras, uma matéria-prima renovável, que se regenera na natureza.  

Ao assumir essa postura mais responsável, além do seu bolso sair ganhando, você irá colher os resultados no mundo que nos cerca.

A seguir, veja mais alguns pontos sobre a importância de ensinar as crianças a cuidarem dos itens escolares.

 

Por que ensinar as crianças a cuidarem de seus materiais escolares?

Quando falamos de itens menores, como uma caneta ou uma borracha, pode ser que a economia seja pouco significativa.

No entanto, outros materiais como compasso, tesoura, régua, colas coloridas ou coisas do gênero podem representar uma redução nas despesas se forem bem cuidados.

Além disso, você ainda estará ensinando o seu filho a desenvolver um senso de responsabilidade em organizar e zelar pelo que é seu, ampliando a noção de cuidado com os recursos naturais que utilizamos no dia a dia.

Veja algumas formas práticas para estimular os pequenos a cuidarem dos materiais escolares.

 

1. Tenha uma conversa franca

Estabelecer o diálogo é fundamental para que as crianças entendam a importância de manter os cuidados com o material escolar. 

Aproveite esse momento para ensiná-lo sobre educação financeira, mostrando o valor de cada item. 

 

2. Faça um checklist de cuidados

Depois de uma boa conversa, é hora de combinar alguns cuidados que a criança terá que cumprir para manter o material bem conservado. 

Faça uma lista e coloque em um lugar a que a criança terá acesso frequente, como a agenda. Algumas das medidas que podem entrar na lista são:

  • Lave e enxugue as mãos antes de manusear o material
  • Use sempre os dois lados das folhas
  • Aponte o lápis somente quando necessário
  • Guarde os cadernos na mochila sempre fechados
  • Mantenha a mochila organizada
  • Guarde todos os lápis, canetas, lapiseiras e afins no estojo

 

3. Prefira mochilas impermeáveis

Acessórios de pano podem ser mais baratos, mas não protegerão o material em caso de uma chuva forte.

Então, vale a pena desembolsar um pouco mais para adquirir uma mochila impermeável, que protegerá os itens escolares das variações climáticas.

 

4. Encape livros e materiais

Encapar os materiais, como livros, cadernos e dicionários, é uma boa maneira de mantê-los em dia.

Isso porque o papel plástico evita que as capas criem orelhas, descasquem ou sujem. Isto pode fazer com que eles durem anos, e depois podem até ser doados para outras crianças.

 

5. Etiquete os itens

Cada caneta que seu filho perde é um gasto a mais que você terá ao longo do ano. 

Colocar o nome do pequeno é uma medida simples para que, em caso de perda, o material possa ser encontrado. Dê preferência para etiquetas de papel.

 

6. Mantenha o material escolar organizado

Nada de jogar tudo na mochila: cada item precisa ser colocado em seu devido lugar. Aqui vale comprar estojos para organizar os itens menores. 

O mesmo vale para os materiais que ficam em casa. É importante ter um espaço fixo para que as crianças organizem seus pertences e não os deixem espalhados em qualquer lugar.

 

7. Cuidado com a lancheira

Uma lancheira mal fechada pode causar um verdadeiro desastre na mochila de seu filho. 

Então, na hora de comprar uma, certifique-se de que ela possui boas travas e que é segura. E claro, ensine o pequeno a fechá-la de forma segura, para evitar acidentes.

Com essas pequenas atitudes seu filho deve se sentir estimulado a cuidar dos materiais escolares e assim, será possível usar alguns itens por muito mais tempo.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine nossa
newsletter