Educação

Férias de inverno: dicas para entreter as crianças dentro de casa

Publicado em: 28 de julho de 2022

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Por: Paes.digital

O inverno chegou e em breve é a vez das férias escolares iniciarem. Este período longe das salas de aula é menor nesta época do ano, mas ainda assim exige muita criatividade dos pais para manter as crianças entretidas. Nesse blog, vamos trazer algumas dicas para ajudar nesta tarefa.

Quando chega o recesso escolar, as crianças estão animadas para curtir os dias de descanso em casa.

Para os pais, esse tempo pode significar uma preocupação a mais: afinal, o que fazer com os pequenos neste período em que eles estarão em casa todos os dias?

Muitos pais conseguem tirar férias do trabalho junto com os filhos, mas há muitos outros que não.

Por isso, o planejamento é tão importante.

E um bom planejamento de férias começa com duas perguntas muito importantes:

  • Quanto de tempo do seu dia poderá usar para ficar com a família?
  • Quais atividades posso oferecer às crianças?

Depois de responder essas duas perguntas, será mais fácil encontrar atividades que se encaixem. É importante lembrar que a criança está em total desenvolvimento neste período, então tente diversificar as atividades.

“Organizar algumas propostas, mesmo que de forma muito simples, é dizer para as crianças que elas são importantes em nossa vida e, acima de tudo, nos importamos com elas e com os momentos em que estão em casa”, explica a pedagoga Márcia Murillo, colaboradora da Mercur.

“Tornar estes momentos em experiências ricas e prazerosas pode ser muito mais simples do que imaginamos. As crianças precisam da nossa atenção e dos momentos que compartilhamos. Ao compartilharmos essas vivências, todos aprendem juntos”, completa.

E não deixe de ouvir os pequenos. A opinião das crianças no planejamento é muito importante. A imaginação delas é bem criativa e boas ideias podem surgir deste planejamento compartilhado. Afinal, as férias são delas, não é mesmo?

Além das sugestões dos pequenos, separamos algumas dicas para tirar a família da rotina e fazer deste período um momento bacana, e claro, sem gastar muito:

 

Reserve um horário por dia para estar com as crianças

Mesmo que você não consiga tirar férias, é importante aproveitar as férias escolares para ficar um pouco mais com as crianças.

Participar da vida deles e descobrir coisas novas juntos será muito valioso para vocês.

Você pode aproveitar o horário de almoço, ou os finais de semana, ou ainda realizar pequenas atividades no turno da noite. Como por exemplo: jogos de cartas, desenhar juntos, uma sessão de cinema com pipoca, entre outros.

 

Crie um acampamento em casa ou no quintal

As crianças adoram acampamentos, e uma boa ideia pode ser montar uma barraca na sala, no quarto ou no quintal.

Vocês também podem improvisar com colchões, lençóis e travesseiros. Para entrar no clima, vocês podem desligar as luzes e usar uma lanterna para ajudar a ler, brincar ou contar histórias.

 

Organize uma festa do pijama

Com o recesso escolar, a convivência com os colegas e amigos da escola pode diminuir. Uma boa alternativa, é planejar uma festa do pijama.

Convide os colegas de escola para passarem a noite, ou somente a família. Prepare alguma comida gostosa para todos se divertirem.

A interação entre os pequenos também é super positiva para o desenvolvimento deles.

 

Visite os pontos turísticos da cidade

Na sua cidade, devem existir algumas opções de passeios que não demandam muitos gastos.

Algumas ideias são parques, museus, shopping, caminhadas, além, é claro, de opções junto à natureza, como lagos, cachoeiras, ou até um belo campo para correr e andar de bicicleta.

 

Ative o artista que tem dentro de você

Essa é a hora de buscar seus dons artísticos e explorá-los junto com as crianças.

Usem papéis, lápis de cor, giz, tinta, tesoura, cola, glitter, lantejoulas, tudo que está disponível em casa. Abusem da criatividade e da diversão.

 

Coloque a mão na massa

Chame as crianças para cozinhar com você. Pense em alguma receita que não seja muito complicada e que seja gostosa.

Algumas opções são bolos, biscoitos ou mesmo alguma sobremesa de chocolate.

Com isso, a criança vai criar estímulos para aprender a gostar de cozinhar e sempre querer ajudar nas refeições.

 

Faça um piquenique no parque

Junte aquelas comidas que vocês gostam, leve uma toalhinha e utensílios que ajudem a servir os alimentos. Leve as guloseimas que sejam do agrado de todos, frutas, água, suco, biscoitos, tudo isso é prático e fácil de carregar.

Escolham um parque ou um local da preferência de vocês para se divertirem.

Este também pode ser um momento para curtir outras atividades como andar de bicicleta, ou soltar pipa, por exemplo.

Essas são algumas opções que podem ajudar a tornar os dias das crianças em casa mais divertidos. Mas outras ideias também podem surgir e vocês podem variar durante o dia o que gostariam de fazer.

Esse é um momento para sair da rotina de horários e curtir até quando quiserem. Não se preocupe em acordar cedo, ou, dormir um pouco mais tarde, as férias são um momento de diversão.

“Compartilhar de bons momentos ao lados dos filhos é uma oportunidade única que os adultos possuem na vida. É um tempo que não voltará mais. Faz diferença, sim, as escolhas que fazemos em prol dos momentos que partilhamos a vida com elas”, finaliza a pedagoga.

Coisas simples como uma ida a sorveteria, um cinema em casa com pipoca ou até uma maratona de séries são legais para entreter as crianças.

 

Nas férias o melhor é gastar tempo com as crianças e demonstrar todo seu carinho.

Aproveite todos os momentos da melhor forma possível!

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine nossa
newsletter