Gestão responsável

Quem é o “homenzinho” da Mercur?

Publicado em: 19 de março de 2024

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Por: Maré – Marca e Conteúdo

Presente na vida escolar de gerações, o personagem que acompanha a marca Mercur gera perguntas, e vamos trazer as respostas

De fato, ele está presente na vida de muitas pessoas: são gerações de famílias que usam os materiais escolares da Mercur, além de outros produtos. Com certeza em algum momento você olhou para uma borracha Mercur e se perguntou: “quem é esse homenzinho?”.

Em comemoração à chegada do centenário da Mercur, hoje vamos responder a essa pergunta. Afinal quem é e o que significa esse personagem?

Apresentando ele, o deus Mercúrio

Diretamente da mitologia romana, Mercúrio é o deus mensageiro, e também o responsável pelo comércio e vendas. Equivalente a Hermes na mitologia grega, acredita-se que Mercúrio é ágil, sabe se comunicar e mantém um bom relacionamento por onde passa.

Quem explica para a gente de onde surgiu a ideia de trazer o deus Mercúrio para a Mercur é Jorge Hoelzel Neto, neto de Jorge Hoelzel e facilitador de direção da empresa, que explica a relação do avô com a espiritualidade.

“Meu avô, que foi um dos fundadores da Mercur, era uma pessoa mística e muito espiritual. Embora eu fosse muito jovem quando ele faleceu, em 1968, sempre ouvi dizer que ele havia escolhido este personagem como forma de expressar características como bom comunicador, bons relacionamentos, agilidade” afirma o facilitador de direção da Mercur.

Jorge ainda explica que o nome da empresa tem origem no personagem. Porém, na época, já havia uma empresa registrada com o nome Mercúrio. Então, o avô resolveu “germanizar” o título, escolhendo Mercur.

“Embora meu avô fosse nascido no Brasil, tinha a origem alemã muito forte no seu jeito de ser”, completa Jorge Hoelzel Neto.

Evolução do logotipo da Mercur ao longo dos anos.

Evolução do logotipo da Mercur ao longo dos anos. #PraCegoVer #PraTodosVerem Imagem apresenta logotipos da Mercur nos anos de 1924, 1929, 1953, 1990, 1994 e 2002.

Mercúrio e o DNA da Mercur

O personagem que passou por diversas mudanças visuais ao longo destes quase 100 anos está atrelado à visão e ao propósito que a Mercur carrega desde seu nascimento, se espraiando, inclusive, para sua visão de futuro, como explica Hoelzel Neto.

“Quando construímos a Visão 2050 acabamos trazendo estas mesmas características, pois estamos dizendo que, para nós, o que mais importa, são os ‘Relacionamentos que valorizam a vida’. Se formos olhar com atenção para todo o DNA da Mercur, podemos perceber que ele está fortemente ancorado em questões de energia positiva, como cuidado com as pessoas, meio ambiente e todas as suas relações”, conclui Jorge Hoelzel Neto.

Rumo aos 100 anos: chegou o novo branding da Mercur

Ser ágil é perceber e estar em constante mudança. Por isso, em comemoração ao centenário da Mercur, marca que apenas 0,01% das empresas atingem no Brasil, a empresa que surgiu em 1924 vai passar por uma transformação em sua marca: a Mercur terá um novo logotipo e branding.

“A mudança surgiu da necessidade de demonstrar a evolução da empresa. A Mercur é inquieta e está sempre buscando aprimorar seu modo de desenvolver produtos e se relacionar com as pessoas”, afirma Camila Severo, que atua na Gestão de Comunicação da Mercur.

De acordo com ela, as últimas movimentações da Mercur estão representadas nessa nova marca, e características absorvidas pela empresa nos últimos anos também estão presentes na nova identidade.

“Adaptação, flexibilidade e fluidez são características que nos definem. Isso está presente no novo lettering que carrega maleabilidade, como a borracha e as cores: azul e verde. Ambas as cores já faziam parte do universo da empresa. O azul representa a educação e o verde, a saúde. No entanto, demos maior dimensão a elas. Azul é a cor do céu, da confiança e da harmonia. Verde está relacionado à consciência ambiental. A combinação do verde e azul é quando a terra e o céu se unem”, conclui Camila.

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