Educação

Volta às aulas: borrachas escolares podem ajudar o meio ambiente

Publicado em: 22 de fevereiro de 2024

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Por: Engaje! Assessoria de Imprensa

A borracha tem papel importante no processo de aprendizagem e pode ter outro significado: a preservação dos recursos naturais

A volta às aulas movimenta muitas expectativas todos os anos. Estudantes se preparando para os desafios de um novo ano letivo e educadores buscando proporcionar espaços de trocas, fundamentais para o desenvolvimento e a sociabilidade dos alunos. Nesse sentido, fomentar, questionar e instigar a curiosidade estudantil sobre as coisas pode motivar bons diálogos e, como resultado, um importante aprendizado.

A Mercur sabe que o aprendizado é para a vida toda. É possível aprender com tudo e em todos os lugares, até com objetos que fazem parte da rotina diária do estudante. Por isso, instigamos, de forma lúdica, a refletir sobre temáticas, como por exemplo: “Aprender para a vida é saber de onde as coisas vêm” ou “Quantas tentativas tem um acerto?”.

Questões como essas são encontradas nas borrachas de apagar para provocar a reflexão das pessoas sobre temáticas relevantes para a vida. Além disso, as frases estampadas buscam expor escolhas socioambientais da indústria, que modificou a composição das borrachas naturais para reduzir os impactos negativos da fabricação e preservar a natureza.

Borrachas que fazem história

As borrachas de apagar compõem a linha de materiais escolares da empresa há quase cem anos, sendo que uma das mais conhecidas, ainda hoje, é a Prima, borracha com duas cores, para apagar lápis de cor, tinta de caneta e lápis de escrever. Em 2024, a Borracha Record, produzida com látex natural, completa 86 anos.

Comprometida cada dia mais com a sustentabilidade, a Mercur tem feito mudanças significativas no seu modo de produzir. As borrachas naturais de apagar foram reformuladas e chegam a ter até 80% de materiais renováveis, tornando-se produtos mais sustentáveis com redução de impactos negativos ao meio ambiente. Essa postura se traduz também na borracha natural com capa de papel, composta de matéria-prima renovável com substituição da capa plástica por um papel espesso, que a torna facilmente reciclável.

Assim, a borracha, que tem um papel importante na educação, passa a ter outro significado: o incentivo à preservação dos recursos naturais. Ela está presente nos estojos escolares desde o início do aprendizado da escrita e possibilita que o processo e a reflexão seja leve na construção de conhecimento. Com uma borracha, é possível  recomeçar e fazer de novo, quantas vezes for preciso. Isso porque o processo de aprendizagem acontece no exercício de tentativa e erro, na elaboração do pensamento, na compreensão das coisas e de um consumo consciente e responsável com o meio ambiente.

Borrachas como instrumento de inclusão social

Além de fazer parte do processo criativo e de aprendizagem e incentivar a preservação do meio ambiente,  as borrachas hoje possuem um papel fundamental na inclusão social. Isso porque a Mercur, além de tornar sua produção de borrachas sustentável, também criou produtos voltados a facilitar as atividades de quem possui algum tipo de deficiência motora.

Exemplos disso são o Borrachão de Apagar Mercur Curto com Libras e Escrita de Sinais e Borrachão de Apagar Mercur Longo com Libras e Escrita de Sinais, além de outros materiais escolares inclusivos, como a cola branca e cola gel, além dos engrossadores para lápis e caneta.

Quem desejar adquirir os produtos, pode encontrá-los nas papelarias e e-commerce de todo o país ou na própria loja online da Mercur. É possível conhecer mais da história da empresa, de seus produtos e outras práticas sustentáveis no site: Nossa História – Mercur.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter