Gestão responsável e Inclusão

Diversidade na Rua: a origem do Jeito Mercur de Fazer Com

Publicado em: 30 de novembro de 2024

Tempo estimado de leitura: 13 minutos

Por: Arquipélago

Projeto, que surgiu em 2011, deixou como legado a metodologia incorporada à forma como a Mercur desenvolve soluções, cocriando com profissionais e pessoas usuárias.

 Neste texto você vai encontrar:

        A história da Mercur em relação à diversidade
        Como surgiu o projeto Diversidade na Rua
        O legado do projeto Diversidade na Rua: Jeito Mercur de Fazer Com
        Mercur e Grupo Boticário: parceria com foco na inclusão

 

Diversidade e inclusão fazem parte dos valores da Mercur, que busca envolver e cocriar sob diferentes perspectivas, tanto no desenvolvimento dos produtos como no relacionamento com a comunidade – clientes, fornecedores e pessoas colaboradoras, além da sociedade em geral.

O envolvimento mais intenso da Mercur com o tema teve início em 2011 com o projeto Diversidade na Rua, criado para promover inclusão e acessibilidade, focando no desenvolvimento de produtos e serviços que atendessem às necessidades de pessoas com deficiência, além de sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão.

Como surgiu o projeto Diversidade na Rua

A ideia do projeto Diversidade na Rua surgiu quando a Mercur repensou seu modelo de negócio. Uma das decisões tomadas nesse sentido, no campo da educação, foi eliminar a produção de produtos com personagens infantis licenciados.

Isso porque havia o entendimento de que tais produtos geravam competição em sala de aula, o que não favorecia o aprendizado. A empresa iniciou então um diálogo com universidades, escolas e educadores para entender como poderia contribuir mais nesse campo.

“Os primeiros produtos desenvolvidos foram itens escolares acessíveis, como borrachões de apagar e cola com bico dosador.  Pouco tempo depois surgiu o projeto de cocriação de Recursos de Tecnologia Assistiva, que envolveu pessoas com deficiência, seus familiares, profissionais de saúde e designers”, conta Camila Severo Lima, gestora de Comunicação da Mercur. 

O objetivo era criar produtos que auxiliassem na realização das atividades diárias, como, por exemplo, um engrossador de talheres para quem tem dificuldade de preensão, um fixador de mão que favorece a autonomia de quem não consegue segurar objetos, e uma pulseira de peso para quem sofre com tremores.

“Por meio de oficinas com a comunidade, familiares e profissionais, foram cocriados recursos que promovem a independência em tarefas cotidianas, como se alimentar, escrever, escovar os dentes e até se maquiar”, destaca Camila.

Ela reforça ainda que além de produtos, a Mercur se uniu com o curso de Design de Moda da Universidade do Vale do Taquari – Univates:

“Os alunos do curso se propuseram a ir além da beleza do vestuário, focando no bem-estar, na independência e na funcionalidade para pessoas com ou sem deficiência no seu dia a dia”.

Até o momento, 15 produtos da Mercur foram desenvolvidos com o objetivo de promover a inclusão e auxiliar na autonomia e independência de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Dentre eles: uma Cinta Protetora de Gastrostomia Mercur para uso com Cateter, um Fixador em Alça Duplo Mercur para Objetos Aumento da Autonomia e um Fixador em Tira Mercur para Objetos Aumento da Autonomia.

Como funcionava, na prática, o projeto?

O projeto tinha como foco ampliar as soluções para pessoas com deficiência, especialmente voltadas para a autonomia nas Atividades da Vida Diária (AVDs). Isso resultou no lançamento de produtos específicos que visam facilitar tarefas cotidianas e promover mais independência.

“Os produtos eram vendidos nas próprias oficinas e na loja virtual. A loja tinha a Conta Solidária, uma forma de envolver a comunidade em um sistema colaborativo. Para cada produto, eram oferecidas três opções de preço. O comprador podia escolher pagar o valor considerado justo, ou contribuir com um acréscimo de 10% ou 20%, que seria destinado a oferecer um desconto semelhante a pessoas com menor poder aquisitivo”, recorda Camila.

Outra ação importante foi o “Frete Amigo”, que possibilitava a entrega gratuita dos produtos por voluntários da rede. Essas práticas contribuíram para a criação de uma cultura colaborativa dentro da rede que a Mercur está formando, aumentando o engajamento da comunidade.

Embora não exista um número exato de participantes ao longo do projeto, muitas pessoas foram impactadas durante sua jornada.

“O Diversidade na Rua percorreu diversas cidades, incluindo Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Lajeado, entre outras, por meio de oficinas e atividades”, lembra Camila.

O legado do projeto Diversidade na Rua: Jeito Mercur de Fazer Com

Em 2018, o Diversidade na Rua deixou de ser um projeto isolado e passou a ser uma prática organizacional contínua dentro da Mercur, com a criação de um Laboratório de Inovação Social, no qual pessoas colaboradoras e a comunidade podem participar ativamente da construção de novos recursos.

A metodologia do projeto foi incorporada à forma como a empresa desenvolve soluções por meio do Jeito Mercur de Fazer Com, em que produtos são cocriados junto a pessoas usuárias e profissionais das áreas envolvidas, como médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores.

Segundo Camila, o projeto possibilitou aprendizados e uma oportunidade de reformular práticas organizacionais, pois fez a empresa repensar a sua forma de criar produtos e de estar com as pessoas, entendendo que é preciso olhar para o usuário ao pensar nos produtos. 

Mercur e Grupo Boticário: parceria com foco na inclusão

Em 2024 a Mercur, em parceria com o Grupo Boticário, apresentou uma iniciativa inédita no mercado de beleza, que viabilizou a retirada gratuita de duas ferramentas para auxiliar o acesso aos produtos de beleza: uma base aderente e um engrossador multiuso para o manuseio, abertura e aplicação de produtos.

A base aderente ajuda a criar fricção para auxiliar na abertura de embalagens de perfumes, loções e produtos de cabelo, evitando que escorreguem. Já o engrossador pode ser usado para ampliar a usabilidade de produtos como batons, pincéis e cremes. #PraCegoVer #PraTodosVerem A base aderente apresenta a forma de uma estrela, com um pequeno orifício ao centro, já o engrossador tem formato cilíndrico. Ambos os itens são feitos na cor azul e possuem as logomarcas da Mercur e do Grupo Boticário.

O primeiro pode ajudar a criar fricção para auxiliar na abertura de embalagens de perfumes, loções e produtos de cabelo, evitando que escorreguem. Já o engrossador pode ser usado para ampliar a usabilidade de produtos como batons, pincéis e cremes. 

A ação, voltada a pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida nos membros superiores ou fraqueza muscular, ocorreu em lojas das marcas O Boticário e Quem Disse, Berenice?, com a distribuição de 10 mil unidades dos acessórios, sendo cinco mil de cada modelo.

Quer saber mais sobre os produtos de inclusão da Mercur? Acesse a nossa loja online e conheça.

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