O que é Tecnologia Assistiva?
Tempo estimado de leitura: 6 minutos
A Tecnologia Assistiva reúne dispositivos, técnicas e processos para prover assistência, reabilitação e inclusão para pessoas com mobilidade reduzida
A sociedade está se desenvolvendo cada vez mais e a tecnologia vem sendo uma grande aliada. Seja nas áreas sociais, empresariais ou até mesmo na saúde, ela facilita processos, encurta distâncias, acelera as comunicações e gera resultados rápidos.
Tem sido assim também quando falamos em acessibilidade. Com o poder de romper barreiras ora intransponíveis, a Tecnologia Assistiva (TA) tornou-se uma grande aliada da inclusão e possibilita amplo acesso a produtos e serviços.
As Tecnologias Assistivas têm o objetivo de prover conforto, segurança e autonomia para que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tenham uma vida melhor.
E é sobre elas que vamos falar ao longo deste texto.
O que é Tecnologia Assistiva?
Tecnologia Assistiva consiste na variedade de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar a capacidade de desempenho de pessoas em suas Atividades de Vida Diária (AVDs), promovendo autonomia e real inclusão.
No Brasil, a Lei nº 13.146/2015, conhecida como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, traz o conceito de TA como:
“…produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.”
Com os avanços da tecnologia, o conceito de TA tem caráter cada vez mais interdisciplinar. Hoje, é capaz de integrar profissionais das mais diversas áreas, como Design, Educação, Psicologia, Saúde e Tecnologia, entre outras.
Para promover essa integração, a Tecnologia Assistiva conta com próteses, rampas de acesso, adaptações imobiliárias, comunicação alternativa, cadeiras de rodas, muletas, andadores, entre tantos outros.
Junto a eles, há também os facilitadores de atividades diárias ou auxílios para vida diária e vida prática, como chamam outros autores. Eles podem ser recursos para mobilidade manual e elétrica, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens.
Qual a importância da Tecnologia Assistiva para a inclusão?
A Tecnologia Assistiva pode mudar vidas através das soluções que apresenta. Afinal, proporciona ou amplia as capacidades funcionais de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Promove a inclusão e, consequentemente, uma vida mais independente, contribuindo nos tratamentos de recuperação, reabilitação e desenvolvimento. Além da saúde, a Tecnologia Assistiva também é muito importante na área da educação.
Seja em qual área for, a Tecnologia Assistiva dá acesso a práticas que podem parecer corriqueiras, mas que antes não podiam ser realizadas, trazendo independência e autonomia para a vida das pessoas.
Falamos sobre estas mudanças na vida das pessoas, em um outro texto no nosso blog. Você pode acessá-lo, clicando aqui.
Como são produzidos os recursos de inclusão na Mercur?
Desde que começamos a repensar nosso papel enquanto indústria, buscamos formas de entender as reais necessidades das pessoas.
Assim, passamos a disponibilizar conhecimento e estrutura para oferecer acesso a serviços que tenham significado para todos.
Foi através do projeto Diversidade na Rua, que propôs oficinas com a comunidade, profissionais de saúde, familiares e pessoas com deficiência, que foram cocriados os recursos de Tecnologia Assistiva da Mercur. Em nossa loja, nós os chamamos de serviços de Inclusão. Em 2019, ele deixou de ser um projeto e tornou-se uma prática organizacional cotidiana na Mercur.
Desde então, as ideias vindas das oficinas de cocriação passam por um processo de legitimação. A partir delas, vários protótipos são construídos e, com eles e as ideias, um produto final é escolhido para ser testado.
Dentre os recursos cocriados já lançados pela Mercur estão uma Cinta Protetora de Gastrostomia, Fixador em Alça, Fixador em Tira, entre outros. O Fixador em Alça Duplo, por exemplo, foi cocriado junto com a Aline, mãe da jovem Débora que nasceu com Paralisia Cerebral e, mais tarde, foi diagnosticada com Síndrome de West e Autismo.
Consideramos as pessoas como o centro de tudo. Por isso, pensamos em produtos que sejam realmente funcionais e facilitem o dia a dia.
Até agora, já foram produzidos mais de 20 recursos de inclusão cocriados com nossas redes de relacionamento.
São recursos que promovem, facilitam ou resgatam a possibilidade de realizar atividades de vida diária como alimentar-se, escrever, segurar objetos, escovar os dentes e até maquiar-se.
Para conhecer todos estes recursos de Inclusão da Mercur, acesse a nossa loja virtual.
Deixe um comentário