Pulseira de peso: quais os benefícios e quando usar?
Tempo estimado de leitura: 10 minutos
Recurso pode auxiliar no dia a dia de pessoas que sofrem com tremores nas mãos
Neste texto você vai encontrar:
- Qual a diferença entre Mal de Parkinson e Tremor Essencial
- Quais os benefícios do uso da pulseira de peso
- Quando usar a pulseira de peso
- Quais os riscos do uso inadequado da pulseira de peso
- Como escolher uma pulseira de peso
- Dicas para otimizar o uso da pulseira de peso
As causas dos tremores nas mãos são variadas e afetam, principalmente, pessoas idosas. Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde apontou que 20% da população acima dos 65 anos são afetados pelo Tremor Essencial.
Muitas vezes confundida com Mal de Parkinson, que também causa tremores nas mãos, o Tremor Essencial é um distúrbio neurológico que geralmente afeta as mãos, mas pode também atingir a voz, a cabeça e as pernas.
Qual a diferença entre Mal de Parkinson e Tremor Essencial?
A diferença entre os dois distúrbios se dá no momento em que os tremores se apresentam. No Mal de Parkinson, os tremores nas mãos acontecem em momentos de repouso, já no caso do Tremor Essencial os tremores se manifestam quando a pessoa está em movimento, e tende a diminuir quando a pessoa está em repouso.
Quais os benefícios do uso da pulseira de peso para quem tem tremor nas mãos?
A pulseira de peso é um recurso eficaz que ajuda pessoas que sofrem com tremores, principalmente causados por Mal de Parkinson e Tremor Essencial.
A fisioterapeuta Caroline Wagner explica que o uso destes recursos tem como principal benefício a diminuição dos tremores e a melhora na coordenação motora.
“O peso adicional da pulseira ajuda a estabilizar os movimentos, diminuindo a amplitude dos tremores e criando uma resistência natural, permitindo assim a realização de tarefas diárias com maior precisão e segurança. Com a melhora dos sintomas e da coordenação na realização das atividades, também é possível melhorar a autonomia e a autoestima “, explica.
Quando usar a pulseira de peso?
O uso das pulseiras de peso deve ser sempre supervisionado por uma pessoa profissional de fisioterapia ou terapeuta ocupacional. Caroline explica que para cada caso há uma estratégia diferente de tratamento.
“Além disso, o peso da pulseira deve ser ajustado de acordo com a capacidade da pessoa, começando com pesos leves e progredindo conforme necessário”, explica a fisioterapeuta.
Pulseiras de peso funcionam em todos os casos?
A fisioterapeuta explica que embora sejam acessíveis e benéficas, nem todos os casos de tremores se beneficiam igualmente do uso das pulseiras de peso.
“Recomenda-se que o uso seja orientado e que as necessidades individuais sejam avaliadas, para garantir que o acessório seja utilizado de forma eficaz e segura”, afirma.
Quais os riscos do uso incorreto da pulseira de peso?
O uso inadequado de pulseiras de peso pode causar desconforto, sobrecarga articular ou até comprometer outros movimentos do membro.
A fisioterapeuta Caroline Wagner ressalta que o dispositivo deve ser personalizado para atender às necessidades do paciente, considerando fatores como o estágio da doença, a força muscular e a amplitude de movimento.
Ela explica ainda que é fundamental evitar que o uso prolongado das pulseiras de peso leve a compensações motoras ou desequilíbrios posturais.
Como escolher uma pulseira de peso?
A pessoa profissional de fisioterapia tem um papel fundamental na avaliação, orientação e acompanhamento do uso deste recurso em seus pacientes. A escolha do melhor modelo irá se encaixar de acordo com o tratamento necessário.
“O fisioterapeuta deve educar o paciente sobre como integrar o uso da pulseira às atividades do dia a dia e monitorar os efeitos ao longo do tempo, ajustando conforme necessário”, explica Caroline Wagner.
Dicas para usar corretamente pulseiras de peso
A fisioterapeuta Caroline Wagner apresenta algumas dicas para garantir que o dispositivo seja uma ferramenta eficaz no dia a dia, contribuindo para maior autonomia e qualidade de vida:
- Começar com pesos mais leves permite que o corpo se adapte gradualmente. A progressão deve ser feita de forma cuidadosa, sempre com acompanhamento profissional;
- O uso contínuo pode levar à fadiga ou sobrecarga. Por isso, é recomendado usar a pulseira em momentos específicos, durante atividades que exigem maior precisão, como comer, escrever ou segurar objetos;
- O uso deve ser incentivado durante tarefas cotidianas para melhorar a funcionalidade real do paciente, evitando o uso prolongado em atividades que não demandam controle fino dos movimentos;
- Para otimizar os benefícios, o uso da pulseira deve ser associado a exercícios terapêuticos orientados pelo fisioterapeuta. Trabalhar força, coordenação e equilíbrio complementam os efeitos do dispositivo;
- Se houver sinais de desconforto, dores ou se os tremores piorarem, é essencial reavaliar o uso e realizar ajustes.
Você encontra as pulseiras de peso da Mercur e outros itens de inclusão em nossa loja online.
Você receberá uma resposta em breve.
Deixe um comentário