Saúde

Lesões na mão e punho: especialista fala sobre causas e tratamentos

Publicado em: 24 de setembro de 2024

Tempo estimado de leitura: 12 minutos

Por: Maré – Marca e Conteúdo

De acordo com a OMS, a tendinite, por exemplo, afeta uma a cada cem pessoas no mundo todo.

Neste texto você vai encontrar:

  • O que causa as dores no punho e na mão?
  • O que é LER/DORT?
  • O que é tendinite?
  • O que é Síndrome do Túnel do Carpo?
  • Como tratar lesões nas mãos e no punho?
  • Talas podem contribuir para lesões na mão e punho?
  • Medidas preventivas para evitar lesões nas mãos e punhos.

Quem nunca sentiu um incômodo nas mãos após horas usando o computador ou celular? Ou aquela fisgada no punho durante a execução de uma atividade física, como a musculação, por exemplo.

Tendinites, Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Síndrome do túnel do carpo estão entre os diagnósticos mais comuns nos consultórios de fisioterapia. 

Entre 2007 e 2016, por exemplo, foram cerca de 67 mil notificações de LER/DORT no Brasil, de acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), do Ministério da Saúde.

Tendinite é outro diagnóstico bastante recorrente: de acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma em cada 100 pessoas sofre com as dores causadas pela inflamação. 

O que causa as dores no punho e mão?

As causas mais comuns de dores no punho e mão estão ligadas a movimentos repetitivos, trabalhos ou atividades que exijam muita força dos músculos das mãos.

De acordo com o fisioterapeuta Lucas Lima, que atua na Mercur, essas atividades podem ocasionar fadiga e lesões se a musculatura não estiver forte o suficiente para suportar a carga demandada.

“Essa carga pode ser dissipada nos tendões e ocasionar tendinopatias e tenossinovites. Outra causa de dor no punho pode ser por posicionamento forçado de flexão ou extensão do punho por tempo prolongado, pressionando algumas estruturas que passam por ali como nervos, por exemplo” , explica. 

O que é LER/DORT?

Lucas explica que LER (Lesão por esforço repetitivo) e DORT (Disfunções osteomusculares relacionadas ao trabalho) não são lesões ou patologias, e sim condições às quais as pessoas são expostas.

Ou seja, o esforço repetitivo que uma determinada tarefa demanda da musculatura das mãos e dos punhos leva a pessoa a sofrer uma lesão.

O que é Tendinite?

A tendinite é uma inflamação que ocorre nos tendões causando edema, aumento de temperatura local, perda de função e dor ao realizar movimentos. 

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem com doenças reumatológicas, como a tendinite. Segundo Lucas, a inflamação normalmente é diagnosticada através de exame de imagem em conjunto com a sintomatologia do paciente.

O que é a Síndrome do Túnel do Carpo?

Lucas explica que a Síndrome do Túnel do Carpo acontece quando há a compressão do nervo mediano que passa entre vários ossos do punho que formam uma espécie de túnel – por isso esse nome.

“Os sintomas são perda de força da pressão palmar, formigamento ou parestesia, dores e perda de função” , explica.

O diagnóstico da Síndrome do Túnel do Carpo é feito através de exame físico com aplicação de testes irritativos, juntamente com exames de imagem.

Como tratar lesões na mão e no punho?

O tratamento conservador, ou seja, sessões de fisioterapia, uso de medicamentos e órteses é o mais indicado para casos de tendinites e tenossinovites, de acordo com o fisioterapeuta Lucas Lima.

Já para os casos com diagnóstico confirmado de síndrome do túnel do carpo, o tratamento padrão ouro seria o invasivo (cirúrgico) para realizar abertura de espaço do túnel e tirar a compressão do nervo”, afirma Lucas.

O fisioterapeuta também alerta que usar a órtese à noite e para dormir é sempre indicado nas fases pré e pós operatória, pois ajuda a diminuir a dor e outros sintomas nas primeiras horas do dia seguinte.

“A Fisioterapia é um dos principais recursos para se recuperar de lesões dos punhos e das mãos, podendo evitar cirurgias e maiores transtornos para o paciente, com o objetivo de reduzir a dor, controlar o quadro inflamatório e restabelecer a funcionalidade para o paciente através de ganho de amplitude de movimento e ganho de força muscular”, explica. 

Talas podem ajudar em lesões nas mãos e punhos?

Segundo Lucas, o uso de uma tala curta ou longa depende da altura da lesão e do nível de imobilização necessária para cada caso. 

“Quando há lesão do punho para baixo, ou seja, do punho até a mão, é indicada uma tala curta e do punho para cima, ou seja, do punho e antebraço é indicada a tala longa. Essas indicações também podem variar de acordo com a gravidade de cada lesão”, relata.

Os movimentos do polegar tem muita influência nos movimentos do punho, e por isso, as órteses com tala no polegar existem, promovendo a estabilização da região para evitar que o tratamento seja prejudicado. 

Como se prevenir de lesões nas mãos e punhos?

Pedimos para o especialista Lucas Lima nos deixar uma dica de como evitar lesões na região das mãos e punhos.

De acordo com ele, uma das medidas preventivas são as pequenas pausas para fazer alongamentos e exercícios de mobilidade que sejam rápidos, porém eficazes, a fim de fortalecer a musculatura para as atividades do dia a dia.

“Sempre devemos lembrar que o corpo é um todo e precisamos cuidar dele por inteiro. Procure sempre um profissional da saúde que seja responsável pela prescrição adequada destes exercícios específicos que podem te livrar de uma lesão”, concluiu Lucas. 

É sempre importante lembrar que você deve consultar uma pessoa profissional de fisioterapia para indicar o tratamento e orientações para o seu caso. 

Conheça outros produtos de reabilitação na loja online da Mercur.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter