Saúde e Inclusão

Abdutor de Polegar: o que é e como usar?

Publicado em: 26 de agosto de 2022

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Por: Paes.digital

Acessório ajuda a trazer independência às pessoas com mobilidade reduzida que possuem o polegar incluso

As mãos nos ajudam a realizar diversas tarefas no dia a dia. Na infância, elas contribuem para explorar e manipular objetos. Além disso, desenvolver as habilidades manuais é essencial para que as crianças possam brincar e praticar as atividades de vida diária.

No entanto, para conseguir movimentar a mão com liberdade, é preciso considerar o tamanho e a força que ela possui, além da perfeita mobilidade do polegar.

Caroline Wagner, fisioterapeuta e analista de Pesquisa e Desenvolvimento de Produto na Mercur, explica que o chamado movimento de pinça é o movimento que envolve os dedos polegar e indicador e que nos permite segurar os mais diversos objetos.

“Este movimento é uma etapa importante no nosso desenvolvimento motor e imprescindível para que consigamos desempenhar com funcionalidade os movimentos do nosso dia a dia: escovar os dentes, pegar um objeto, escrever, alimentar-se, fechar um botão ou zíper, por exemplo”, explica Caroline.

É a posição do polegar em abdução e oposição que influencia na preensão, independentemente do tamanho ou forma do objeto.

Quais são os impactos da mobilidade do polegar?

Muitas pessoas com desordens neurológicas sofrem impacto na habilidade funcional do polegar em abdução. Isso acaba influenciando diretamente na precisão da preensão e independência dos movimentos dos dedos.

Quando ocorre a adução e flexão excessivas do polegar, que caracterizam o chamado polegar incluso, por exemplo, a função da mão fica limitada. Com isso, as pessoas que sofrem dessa disfunção incorrem em limitações no desempenho de atividades e tarefas do cotidiano.

São tarefas como a manipulação de objetos e atividades de autocuidado, tais como alimentar-se, vestir-se e realizar tarefas de higiene pessoal.

Independência no dia a dia de pessoas com o polegar incluso

Para promover independência na vida dessas pessoas e auxiliar no movimento de pinça com as mãos, idealizamos o Abdutor de Polegar Mercur para Dificuldade Motora. Ele é um recurso de Tecnologia Assistiva que posiciona o polegar em abdução, ou seja, ajuda a ampliar a abertura entre os dedos polegar e indicador, facilitando a preensão e aumentando a amplitude de movimento.

“O Abdutor de Polegar permite posicionar o polegar em abdução e oponência, facilitando desta forma a funcionalidade dos dedos e da mão. Também pode ser utilizado no processo de reabilitação, melhorando a qualidade dos movimentos e prevenindo e corrigindo deformidades”, complementa Caroline.

Esta órtese atua como coadjuvante no processo de reabilitação e auxilia na melhora da qualidade de movimento e prevenção ou correção de deformidades.

Como usar o abdutor de polegar da Mercur?

Ele é ajustável ao polegar e foi fabricado em diversos tamanhos, para atender de forma anatômica diferentes formatos de mãos.

O Abdutor de Polegar para Dificuldade Motora da Mercur é composto por um fecho aderente que envolve o polegar, uma tira de tecido e outro fecho aderente que envolve a base.

Para usá-lo, é necessário soltar o fecho aderente e posicionar o abdutor no polegar de maneira que a tira de tecido esteja próxima à palma da mão. Em seguida, ajuste o fecho aderente, envolvendo o polegar.

Depois, puxe a tira através da palma da mão, posicionando-a no pulso ou no dorso da mão, sempre seguindo a orientação de seu profissional de saúde. Depois, é só fixar o fecho aderente de forma que fique confortável.

Gostou desta publicação?
Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter